6 dicas para reduzir os atrasos em uma consulta médica

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Um grande problema enfrentado pelas pessoas é a tentativa de reduzir os atrasos em uma consulta médica, visto que vários incidentes podem acontecer, trazendo constrangimentos e dificuldades em novos agendamentos. 

Eles são corriqueiros e acaba não sendo nada confortável lidar com esta situação, apesar das inúmeras justificativas que podem explicar o não cumprimento de um horário, por exemplo, em uma reunião pré-agendada com o gestor da firma de pintura predial

Não se trata de manter a ética nesse sentido, mas de fazer com que a chegada tardia em algum local seja reduzida e, em grande parte, ela acontece nas consultas médicas e o paciente sempre deve estar munido de explicações adequadas nestas questões. 

 

A importância das consultas médicas 

Uma consulta médica é um momento importante que acontece entre o paciente e o médico, para resolver problemas de saúde e tirar dúvidas sobre os sintomas que podem estar prejudicando a vida do paciente, e por esse motivo os horários devem ser respeitados. 

Nos dias atuais os agendamentos médicos são mais complicados de serem realizados, porque existem inúmeras pessoas que precisam de atendimento, seja no setor público ou privado. 

Assim como é complicado o aluguel de caminhão guindaste, é importante evitar e reduzir os atrasos em consultas, reuniões escolares, jantares de negócios ou qualquer outro tipo de compromisso em que a presença foi assumida anteriormente. 

Diante desse cenário, questionamentos podem surgir referentes à postura médica, como se o paciente deve ser atendido mesmo com atraso, seja ele um atraso justificado ou não.

Há muita controvérsia entre as pessoas, porém, o médico não tem obrigatoriedade de atender os pacientes em atraso, mas, pode estabelecer um limite de tolerância na espera, como dez minutos, por exemplo. 

Se assim preferir, nesse intervalo ele pode antecipar a consulta de outro paciente que chegou mais cedo ou enviar e-mails de trabalho e monitorar o controle acesso senha de pessoas que se dirigem a clínica, através do celular.  

Imprevistos acontecem e não há como evitá-los e isso não significa que o paciente é irresponsável com o compromisso achando que pode abusar da paciência e boa-vontade do médico.  

A tolerância no atraso depende da conduta de cada médico, não estabelecendo em momento algum a obrigatoriedade no atendimento. Portanto, denunciar essa conduta apenas expressa indignação do paciente, mas não incorre em processos judiciais.  

 

Dicas para reduzir os atrasos na consulta médica 

Analisando pelo lado do consultório médico, mesmo porque o paciente também tem responsabilidade quanto ao cumprimento do horário, seguem 6 dicas estratégicas que podem ser adotadas nesse sentido: 

  1. Ligar para confirmar a presença; 
  2. Enviar um SMS alertando o paciente alguns dias antes; 
  3. Fazer um controle dos agendamentos; 
  4. Criar um programa de vantagens para quem chegar no horário; 
  5. Manter um relacionamento assertivo com o paciente; 
  6. Conscientizar o paciente na responsabilidade quanto ao horário. 

Existem diversas formas para enviar lembretes eletrônicos automaticamente, como e-mails, WhatsApp, SMS e ligações para lembrar o paciente antecipadamente do compromisso médico, podendo ser realizado por assistentes ou secretários. 

Nesse sentido, caso o paciente desista da consulta, o horário pode ser direcionado para outra pessoa, assim como acontece com o agendamento na lavagem de carpete residencial. Outro cliente pode ser colocado no lugar do desistente dentro do possível.  

Ao longo do tempo, o médico passa a conhecer o perfil de todos os pacientes e, assim, consegue reduzir o retardo nas consultas, fazendo com que o tempo disponível frente a um atraso, seja usado na análise de exames colocados em envelope branco personalizado.  

O controle do tempo é fundamental, para que não cause impactos negativos no consultório médico, que mais abaixo serão elencados.  

‍Outra maneira de evitar os atrasos nas consultas médicas é elaborando um programa de fidelidade, para que os pacientes sejam pontuais, como a gratuidade no retorno, descontos em algum tipo de exame, perfazendo maior qualidade no atendimento.  

Relacionar-se adequadamente com o paciente é primordial, pois isso leva a uma maior liberdade de contato, inclusive para o processo terapêutico, por meio da confiança, respeito e empatia. 

Com isso, dificilmente o paciente irá cancelar uma consulta, porque sabe que o atendimento é de qualidade e que a relação médico e paciente é frutífera, ainda que situações imprevistas ocorram.   

É justamente por causa deste bom relacionamento que o médico pode conversar de forma mais aberta com os pacientes, conscientizando-os da importância das consultas, alertando-os para que evitem os atrasos, modificando a forma de agir e pensar.

‍Ao mudar a cultura, com paciência, assertividade e sutileza, é mais fácil convencer um cliente, por exemplo, a se proteger com o uso da máscara personalizada empresa, mostrando-lhe a importância de evitar doenças entre os colegas. ‍ 

Agora, por parte dos pacientes, é importante também que eles promovam ações facilitadoras para evitar e reduzir os atrasos em uma consulta médica, através de algumas condutas como: 

  • Manter um espaço na agenda de compromissos para as consultas; 
  • Pesquisar caminhos alternativos diante de muito trânsito; 
  • Sair antecipadamente, em dias chuvosos; 
  • Usar aplicativos de localização; 
  • Verificar o bom funcionamento do veículo antes da saída; 
  • Ter todos os exames solicitados em mãos; 
  • Não se distrair com conversas irrelevantes. 

Na correria do dia a dia, o tempo para consultas médicas de rotina, ou para um problema de saúde específico fica mais indisponível na agenda de compromissos.  

No entanto, as consultas são importantes e reservar um espaço é fundamental mesmo para aqueles que trabalham com secador de ar comprimido por refrigeração. Dependendo da temperatura, essa função pode causar danos à saúde, que deve ser preservada. 

Os atrasos causam impactos negativos para os consultórios médicos, como o comprometimento da produtividade dos médicos e a falta de entrada financeira, caso as consultas não sejam remanejadas.

Bem como, os atrasos podem desencadear outros problemas relacionados a convivência como a impaciência, o atrito entre funcionários, uma consulta pode ser feita com pressa para não afetar o horário dos outros atendimentos, entre outras situações desconfortáveis. 

Em contrapartida a esses aspectos negativos, quando os atrasos são reduzidos, o médico pode disponibilizar mais tempo, fazendo com que a consulta se torne mais adequada, lidando com atenção a tudo o que o paciente necessita falar e escutando com calma. 

E, nesse sentido, a clínica médica passa a ser mais apreciada e até mesmo indicada para outras pessoas, em virtude da qualidade no atendimento, a mesma inclusive, quando se trata de instalar a iluminação para garagem residencial. Pacientes e clientes são iguais.  

Ambos merecem respeito e consideração e torná-los satisfeitos é um dos objetivos principais das empresas e dos médicos profissionais, que não devem poupar esforços para atingir esse intuito. 

Em casos de imprevistos, por parte do paciente, é importante deixar as condutas pré-estabelecidas, caso ele se atrase ou falte, como a remarcação da consulta, através de e-mails, por exemplo, para não afetar na rotina ou comprometer os outros pacientes.  

Através do histórico de faltas ou atrasos dos pacientes é mais fácil identificar os que precisam de mais lembretes, sem que haja exageros. 

Dificuldades como a falta de vagas na rua, para estacionar o veículo, o tempo muito chuvoso ou estar com o celular descarregado para manter contato, podem provocar os atrasos, ainda que pequenos, mas que afetam bastante a rotina dos médicos. 

Pode ocorrer, também, um esquecimento por parte do paciente, principalmente se o agendamento da consulta foi há bastante tempo. Caso ele não apareça, mesmo diante de um lembrete, a teleconsulta deve ser adotada. 

Mais prático e cômodo para o paciente e atualmente tem sido uma prática extremamente eficiente, tão qualitativa quanto uma consulta pessoal. O diagnóstico final pode ser identificado através de exames, cujas guias podem ser passadas de modo eletrônico.  

O agendamento de consultas online através de softwares de gestão é uma estratégia eficaz para uma clínica ou consultório médico e perfaz grandes benefícios, tais como: 

  • Evita erros e duplicidade de horários em agendas de papel; 
  • Reduz a taxa de absenteísmo dos pacientes; 
  • A remarcação é mais fácil; 
  • O médico consegue agendar a consulta onde estiver; 
  • Economiza tempo dos recepcionistas. 

Para escolher o melhor sistema é necessário que o software disponibilize recursos suficientes para cobrir as necessidades do consultório, englobando o todo, facilitando assim a agenda do médico e do paciente. 

 

Considerações finais 

Em poucas linhas, e nos esclarecimentos finais, destaca-se mais uma vez que o médico não é obrigado a atender um paciente atrasado, mas estabelecer uma tolerância, para que o mesmo possa ser atendido na data e horário marcados.  

Reduzir os atrasos é uma responsabilidade mútua, tanto o médico quanto o paciente precisam atuar nesse sentido, evitando conflitos e atrasos em ambas as agendas. 

Afinal, imprevistos acontecem tanto para um quanto para outro e se o relacionamento for assertivo, há como driblar essa situação de forma agradável, sem prejuízos.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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