Otimização de sites: saiba como melhorar seu site com técnicas de SEO

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SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, um conjunto de estratégias que tem o objetivo de melhorar um site para que ele alcance os melhores resultados de pesquisa no Google e em outros buscadores.

Muita gente já ouviu falar sobre SEO e até sabem para o que ele serve, mas, mesmo assim, o que mais se vê são sites e outras páginas criadas sem esses cuidados necessários para um bom ranqueamento nos resultados de pesquisa.

É importante entender que quando se trata de marketing digital, o principal canal, ou seja, aquilo que serve de base para as estratégias é o site institucional. Se ele não for bom o suficiente, as outras estratégias de marketing também não serão.

De nada adianta investir pesado em anúncios pagos se a plataforma para onde o usuário é direcionado oferece uma experiência ruim de navegação. A pessoa vai acessar o site e abandonar a página logo em seguida.

Isso só frustra os objetivos e o potencial do marketing digital. Pensando nisso, este artigo vai explicar o conceito de SEO, quais são seus principais tipos e as melhores estratégias para aplicar.

Entendendo o que é SEO

O site institucional é a porta de entrada para os negócios nos dias de hoje e por essa razão investir em SEO se tornou indispensável.

Quando uma página é publicada na internet, o Google procura indexá-la para que seja encontrada pelo usuário que está procurando um assunto relacionado àquilo que ela fala.

A grande questão é que existem milhares de páginas sendo publicadas todos os dias e isso faz com que a concorrência seja muito grande.

Quando uma pessoa pesquisa, por exemplo, sobre tratamento anticorrosivo, vai encontrar entre os primeiros resultados sites considerados pelo Google como as melhores respostas para o termo.

Para que o site do negócio tenha essa colocação, é fundamental investir em SEO porque suas estratégias vão influenciar os algoritmos dos buscadores a definir em o ranking de uma página, de acordo com a palavra-chave que foi utilizada.

Tipos de SEO

O Google recebe cerca de 100 bilhões de pesquisas mensalmente e devido a esse volume tão grande, cerca de 59,8% das empresas começaram a investir nas estratégias de SEO. Mas existem diferentes tipos, são eles:

  • SEO Técnico;
  • SEO On Page;
  • SEO Off Page;
  • Local SEO.

O SEO Técnico é conhecido como o mais complexo, mas existem plataformas e sistemas que ajudam a corrigir os erros nas páginas e entre os recursos está o Google Search Console.

Uma clínica de home care nutricionista deve utilizá-lo porque envolve otimizações importantes na estrutura do site, landing page e blog, melhorando assim os resultados para o negócio.

O objetivo desse SEO é aumentar a velocidade do site e aumentar seu rastreamento por parte dos algoritmos dos buscadores.

Quanto ao SEO On Page, é o mais comum entre os profissionais, visto que é focado no texto, imagens e códigos presentes na página. Ele é responsável por organizar a página do site para que o Google possa compreendê-la e reconhecê-la.

É nessa prática que ocorre a distribuição de palavras-chave e uso de elementos como meta título, meta descrição e o próprio conteúdo.

Já no que diz respeito ao SEO Off Page, é importante porque além das páginas do site, é vantajoso para o negócio incluir um blog no domínio para alcançar as melhores posições nas pesquisas.

Esse tipo de SEO é focado na qualidade do marketing de conteúdo e em outros elementos envolvidos com ele, como no caso do blog e dos backlinks.

Produzir conteúdo relevante é uma estratégia muito importante dentro do SEO, principalmente porque permite aumentar o tráfego qualificado nas páginas.

Por fim, a empresa pode investir em SEO Local que prioriza a localização geográfica para determinar o ranking da página.

Supondo que alguém pesquisou sobre “tambor de freio de carreta onde comprar” vai encontrar resultados de estabelecimentos que vendem esse produto e que estão mais próximos do local do usuário.

É uma ferramenta muito útil para negócios locais, como no caso de restaurantes, comércios, salões de beleza, entre outros.

Principais estratégias de SEO

Depois de saber quais são os tipos de SEO que existem atualmente, é fundamental conhecer as principais estratégias que passam por todos eles. São elas:

Otimização de palavra-chave

Uma das estratégias de SEO mais importantes é a otimização de palavras-chave para que os usuários possam encontrar a plataforma em buscas orgânicas.

A marca vai encontrar os melhores termos ao fazer uma pesquisa sobre aquilo que deseja ranquear em sua página. Mas só é possível saber isso se o negócio tiver uma boa compreensão sobre sua persona.

Para determiná-la, uma autoescola especializada em renovação CNH simplificada deve fazer uma pesquisa em fóruns especializados para saber sobre o que os potenciais compradores estão discutindo e de que maneira falam sobre isso.

Além de definir as palavras-chave, é importante que elas sejam de cauda longa, ou seja, termos que possuem mais de 3 palavras.

As palavras de cauda curta são extremamente concorridas, por isso, mesmo sendo procuradas por uma quantidade maior de usuários, é muito difícil ranquear com elas.

Por outro lado, ao optar por um termo de cauda longa, a organização é mais específica em seu material, e mesmo que ele seja procurado por poucas pessoas, é mais segmentado e tem mais chances de ranquear.

Otimizar o código fonte

Desde a organização das tags até a semântica, é fundamental otimizar o código fonte e, hoje em dia, existem diversas ferramentas que auxiliam nesse processo e identificam o que deve ser otimizado no código do site.

Isso é muito importante para que o canal de uma empresa especializada em teste de tinta seja Google Friendly. Algumas ações são o AWR Website Auditor, WooRank, Moz Pro – Crawl Test Tool, SEO Report Card e Hubspot’s Website Grader.

Organizar heading tags de maneira hierárquica

Outra ação que está relacionada à otimização do código é tratar as head tags de maneira independente. Só que também é simples otimizá-las, considerando Home, produtos e categorias.

Em cada tipo de página dentro do site, o proprietário pode definir as heading tags de maneira hierárquica, considerando aspectos como H1 sempre no título e apenas um H1 por página.

Melhorar a experiência do usuário

Existem vários quesitos atualmente, como o tempo de carregamento e o mobile friendliness que são estratégias básicas de experiência do usuário.

Só que ela também é algo que precisa ser aprimorado constantemente, então, a empresa primeiro precisa compreender e analisar intensamente de que maneira as pessoas se comportam em seu site.

Para isso, uma empresa de automação de ar condicionado split pode usar ferramentas heatmap que monitoram o comportamento dos usuários no site, além de fazer testes A/B para saber como está o nível de conversão.

Construir uma boa presença digital

Os links externos são um importante fator de ranqueamento do algoritmo do Google, e quando a empresa é mencionada em sites de renome, mesmo que não gere links, consegue construir sua autoridade na internet.

Para conseguir isso, a primeira coisa a ser feita é mapear os parceiros e fornecedores que podem solicitar um link, depois, é importante mapear os sites mais relevantes dentro do nicho do negócio e definir estratégias para a inserção deles.

Para uma empresa de manutenção em equipamentos médicos, outra coisa interessante é a presença nas redes sociais para conversar diretamente com o público, algo que o Google enxerga com bons olhos.

Melhorar o tempo de carregamento das páginas

Quando o código é limpo e bem estruturado, reduz o tempo de carregamento, só que existem outros elementos que precisam ser ajustados para que as páginas carreguem em menos de 2 segundos, de acordo com a recomendação do Google.

A companhia pode usar ferramentas como Pagespeed Insights do Google e Webpagetest. São recursos que avaliam o carregamento das páginas e sugerem melhorias. Agora, quem não entende de programação, vai precisar de ajuda para trabalhar com essas ferramentas.

Otimizar o conteúdo textual

Um conteúdo sobre palestra ergonomia sipat precisa repetir as palavras chave, mas além disso, é fundamental otimizar o conteúdo considerando as características da persona para a qual foram desenvolvidos.

Se ele estiver falando sobre produtos e serviços é fundamental falar sobre os diferenciais das soluções e usar CTA (call to action) bem objetivo.

Considerações finais

Investir em SEO é muito importante hoje em dia para que os canais da empresa possam aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa.

Essa prática é bem extensa e envolve muitas outras estratégias, mas as que foram mostradas ao longo deste conteúdo já ajudam a melhorar as características do site para o ranqueamento nos buscadores.

Mesmo investindo em anúncios pagos para conseguir um bom posicionamento, os resultados orgânicos são incomparáveis e ajudam a construir uma presença relevante na internet.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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