O SEO ajuda nas vendas de um negócio? Saiba mais sobre essa estratégia

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Atrair novos consumidores é fator imperativo para gerar sucesso em qualquer negócio e as estratégias de SEO são recomendadas neste caso. E isso no sentido de colocar a empresa em evidência nas respostas de pesquisas realizadas pelo Google. 

Elas se adequam tanto para uma loja física como para um e-commerce, mostrando-se essenciais nas ações de marketing adotadas pela organização e devem ser planejadas pela equipe desta área, em conformidade com as metas estabelecidas pela empresa. 

Vender mais é sempre o maior objetivo, porém o cliente que se interessa pelos serviços de assinatura iptv sempre deve ser colocado à frente de tudo, para que as necessidades e dúvidas dele sejam supridas adequadamente.  

Segundo pesquisas realizadas, cerca de 90% das pessoas apenas clicam nos links de um determinado produto quando se trata de uma loja virtual, mas não avançam às etapas subsequentes e, portanto, não concretizam as compras.  

Como tráfego orgânico é interessante, porque ele determina a movimentação que está ocorrendo, porém quando se trata de atrair mais clientes para um curso aviação comercial, a importância do SEO se faz presente para a empresa. 

Ser reconhecido nas primeiras posições de pesquisas feitas pelos internautas coloca a organização à frente da concorrência, porque certamente ela se diferencia entre tantas outras, e, nesse sentido, usar SEO auxilia as vendas de qualquer tipo de negócio. 

 

Primeiramente: do que se trata o SEO? 

SEO, na tradução livre para o idioma português, representa “Otimização do Sistema de Buscas”, ou seja, é o aprimoramento da forma co a qual as pessoas vão encontrar as respostas daquilo que precisam comprar.

O SEO é uma série de ações que uma oficina mecânica perto de mim utiliza para melhorar o posicionamento nas páginas de busca do Google, Yahoo e Bing, fazendo com que a venda dos serviços se destaque, colocando-a no topo das mais bem-conceituadas. 

Esse processo posicional transmite mais confiança para o cliente, e a empresa não precisa investir recursos para anunciar a página de produtos e serviços, porque existem diversas ferramentas gratuitas que podem ajudar isso, tais como algumas listadas abaixo: 

  • Google Analytics; 
  • WooRank; 
  • Google Search Console; 
  • Bing Webmaster Tools; 
  • SEOWorkers Analysis Tool; 
  • Seoptimer; 
  • Similar Web. 

Nas vendas de um negócio virtual, independentemente do tamanho e da área de atuação, um bom trabalho de SEO faz com que os cliques nos sites aumentem, gerando maior engajamento, principalmente se as redes sociais forem utilizadas para tal. 

Portanto, a presença no ambiente digital é de extrema importância e não há mais como escapar deste processo, visto que a internet já se tornou o veículo principal para uma loja de fantasia comercializar produtos. 

O comércio presencial ainda produz grande efeito entre os consumidores optantes por esta modalidade, e, obviamente nunca deixará de existir, mas, o ambiente online se torna cada dia mais essencial na correria do dia a dia, proporcionando mais conforto entre os usuários. 

Nesse sentido, há de se adotar estratégias para atrair a atenção dos consumidores, tarefa bem trabalhosa para que a empresa consiga maior visibilidade, mesmo porque a concorrência não poupa esforços e sempre quer estar à frente em qualquer situação.  

Portanto, um posicionamento favorável nos buscadores é de grande valia, pois a empresa de recarga de extintor veicular acaba recebendo mais visitas e, dessa forma, vende muito mais o produto oferecido e os lucros financeiros aumentam consideravelmente.   

Dependendo do ranqueamento, se o SEO for bem executado, pode trazer bons resultados ao longo do tempo às vendas e às receitas, sempre partindo do princípio de que os clientes estão cada vez mais exigentes e seletivos nas escolhas.  

 

SEO para vendas: saiba mais sobre esta estratégia 

Aplicar as estratégias de SEO faz com que a empresa atinja o público-alvo, mostrando-se importante para os leads qualificados que realmente estejam interessados nos produtos e serviços oferecidos. 

É uma oportunidade de gerar mais negócios de controle de acesso físico nas empresas que pretendem aparecer mais nas pesquisas, porque o site pode ser otimizado em cada etapa da jornada de compra, conduzindo o cliente até a finalização da aquisição.  

Desde a descoberta do produto até a concretização do pedido a organização precisa prender a atenção do consumidor nas páginas dos produtos através dos conteúdos, da lista de benefícios e de uma boa visualização do site. 

Para tal, é importante links internos ou externos, pois com eles a empresa adquire mais autoridade. Essa estratégia é chamada de link building, cujo objetivo é alavancar o ranqueamento orgânico, gerando mais tráfego no site de locação de sofá para eventos.  

As citações são importantes para que os algoritmos de busca identifiquem a importância da empresa diante da concorrência e a indique como importante, conferindo ainda mais autoridade e relevância para o site. 

 

A importância do SEO para um bom posicionamento 

Com uma estratégia eficaz, o SEO se destaca como ferramenta importante em um bom posicionamento do site pelas seguintes razões abaixo expostas: 

  • Qualidade do tráfego, atraindo visitantes interessados nos produtos; 
  • Quantidade de tráfego, para atrair maior número de pessoas; 
  • ROI (Retorno do Investimento) mais positivo; 
  • Fortalecimento do tráfego orgânico (coloca a empresa nos primeiros resultados). 

Se o objetivo é realizar mais vendas, gerar mais tráfego e captar mais clientes em potencial, algumas dicas de SEO são bastante valiosas, pois garantem um impacto positivo na comercialização, tais como: 

  • Criar bons títulos para as páginas; 
  • Destacar os heading tags; 
  • Fazer boas meta descriptions; 
  • Otimizar as imagens; 
  • Caprichar na descrição dos produtos; 
  • Criar URLs com palavras-chaves adequadas; 
  • Dar destaque para as opiniões dos clientes; 
  • Melhorar a velocidade do carregamento da página; 
  • Organizar a arquitetura do site. 

As páginas devem conter títulos adequados para o site adquirir um bom posicionamento nas pesquisas, com palavras-chaves entre 60 e 70 caracteres, já que o Google considera apenas esta quantidade. 

Por exemplo: treinamento para motorista habilitado possui apenas 34 caracteres (sem os espaços) e não é ideal para colocar o site em uma posição mais privilegiada.

Porém, as heading tags, que são os códigos HTML de H1 até H6, devem ser destacados, contribuindo nas buscas.  

A H1 deve ser utilizada apenas uma vez e as demais podem se repetir, mas não exageradamente e a hierarquia dos conteúdos precisa estar na ordem correta (H2, H3, H4 e assim por diante). 

As metas descriptions (recursos de textos para descrever o conteúdo) devem motivar o usuário e aparecem abaixo do título da página e elas são grandes aliadas do SEO sendo o ideal, que elas contenham no máximo 160 caracteres.  

A otimização das imagens é fundamental para o processo de decisão do cliente e as fotos devem ser escolhidas criteriosamente no sentido de chamar a atenção do cliente, pois fazem com que o produto se destaque muito mais nas pesquisas de imagens.  

As URLs devem ser elaboradas para que o entendimento do usuário seja direto, através de palavras-chaves que deem sentido a marca do produto que está sendo vendido, assim como o verdadeiro valor da empresa.  

A descrição dos produtos deve ser detalhada, evitando-se a repetição ou cópia de textos e, o interessante, é que a equipe de marketing produza algo diferenciado e realmente atrativo, para atrair os clientes. Isso faz com que a taxa de conversão aumente.  

As avaliações dos clientes são importantes e servem de base para outros que estão pesquisando os mesmos produtos. Cerca de 90% dos consumidores são persuadidos pelos comentários, aumentando as chances de vendas de produtos. 

Quando a página não é veloz no carregamento, fatalmente os clientes desistem de abrir as imagens, desistem da visita e a taxa de rejeição aumenta, sendo muito mais difícil conquistar o consumidor e garantir uma venda de produto ou serviço.  

Outro item relevante é trabalhar na organização dos produtos no site, elencando as categorias das mercadorias, fazendo com que a navegação siga uma lógica. Isso melhora a experiência do usuário e colabora com os mecanismos de busca.  

Alguns erros em SEO devem ser evitados nas páginas internas e externas, como conteúdos em duplicidade ou links quebrados (normalmente aparece a frase “erro 404” ou “página não encontrada”) e ambos prejudicam a navegação do usuário. 

 

Considerações finais 

As técnicas de SEO realmente auxiliam as vendas e devem ser bem elaboradas pelo time de marketing, para que a empresa possa adquirir mais clientes em potencial, além de favorecer um bom posicionamento nos motores de pesquisas. 

O ambiente digital é o que mais tem sido utilizado nos últimos tempos e a tendência é que ele cresça cada vez mais e, por essa razão (entre outras aqui elencadas), as ações de SEO para vendas são essenciais em todas as empresas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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