O que é Inbound Marketing?

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 O que é Inbound Marketing?

O desenvolvimento da internet trouxe inúmeras possibilidades ao marketing, criando o chamado marketing digital – conjunto de ações e ferramentas que visa realizar o marketing no ambiente online. Dentre essas ações está o Inbound Marketing, estratégia que reverte de maneira interessante os processos de troca entre cliente e empresa. Mas o que é Inbound Marketing?

Vamos começar entendendo o termo. Numa tradução livre, Inbound Marketing pode ser compreendido como Marketing de Atração. Analisar esse termo já nos dá uma pista segura do que se trata a estratégia: atrair mais clientes no meio digital. Mas como? O Inbound marketing visa atrair leads através da criação de conteúdo de qualidade que é postado e bem ranqueado nas plataformas digitais. Se difere do marketing tradicional (Outbound Marketing) porque muda o fluxo de ação empresa-cliente. Enquanto no Outbound Marketing a empresa precisa se empenhar em criar estratégias para ir atrás de clientes, no Inbound Marketing ela usa o conteúdo para fazer com que os clientes venham até ela.

Objetivos e Vantagens do Inbound Marketing

Agora que você já sabe o que é Inbound Marketing, é preciso entender para que ele serve. São cinco os principais objetivos: atrair clientes em potencial, aumentar a visibilidade do negócio, gerar conteúdo que posicione a empresa como referência no mercado, diminuir os custos para atração de clientes e otimizar os processos de vendas.

Algumas ferramentas digitais disponíveis no mercado permitem a extração de uma rica gama de dados à partir da execução do Inbound marketing, possibilitando a criação de relatórios que apontarão acertos, erros e pontos a melhorar na estratégia adotada. Quando interpretados corretamente e bem usados, tais dados podem ser a chave para a criação de estratégias de vendas cada vez mais certeiras e bem-sucedidas.

Etapas de Realização do Inbound Marketing

As estratégias de Marketing de Atração passam por cinco etapas fundamentais que tornarão maiores as chances de sucesso da ação: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Vejamos cada uma delas:

  • Atrair: para que uma estratégia de Inbound Marketing surta efeito, é preciso que se consiga a atenção de leads (clientes em potencial). A atração passa pela criação de conteúdo de qualidade que chamará a atenção do público. Também é importante escolher o canal de ação (blog, site, mídias sociais, etc) e aplicar técnicas de SEO (técnicas que visam melhorar o ranqueamento nos buscadores). Resumindo: não basta apenas criar conteúdo aleatório. Para que a atração aconteça, o conteúdo precisa ser pensado de acordo com o público-alvo, construído com texto inteligente, amparado por técnicas de SEO e postado em um canal que faça sentido para atração de leads para seu negócio.
  • Converter: após atrair o público, é hora de tentar convertê-lo em lead. Para isso, o conteúdo precisa convidar a pessoa a realizar uma ação. Por exemplo, oferecer o download gratuito de um e-book sobre Inbound Marketing em troca do nome e e-mail do usuário é uma boa estratégia, pois através do conteúdo de qualidade você conseguiu o contato de um lead que pode vir a se tornar cliente através da aplicação de novas estratégias de marketing digital. Testes gratuitos do produto também são uma maneira interessante de converter usuário em lead.
  • Relacionar: você já atraiu o usuário, já obteve informações dele e o transformou em lead. E agora? É o momento de se relacionar com ele para tentar entender o quão interessado ele pode estar no seu produto/serviço. O e-mail é o melhor canal para isso, mas deve ser usado com cautela. E-mail marketing e newsletter (ambos direcionando para conteúdos focados na venda) são duas formas de manter relação com o lead e ir nutrindo nele o interesse pela empresa. Plataformas de automação de marketing permitem o envio personalizado de e-mail e fornecem informações a partir disso, como o número de leads que abriram, quantos clicaram no link, quantos ignoram. À partir daí, o sucesso da estratégia consiste em usar essas informações para identificar os leads que mais tem potencial de realizar um negócio.
  • Vender: se o lead já demonstrou interesse no produto/serviço de sua empresa, é hora de tentar concretizar a venda. Os canais de atendimento e venda de sua empresa (sejam eles digitais, sejam mais tradicionais, como o telefone) devem funcionar perfeitamente. Não adianta atrair leads até a fase de vendas e não oferecer uma boa experiência de compra para ele.
  • Analisar: no Inbound Marketing – assim como em todo o Marketing Digital – a coleta e análise de dados das ações realizadas é o que norteia os processos. Através da análise é possível entender o que deu certo e o que não deu certo na ação, gerando expertise para novas ações cada vez mais certeiras.

A Maneira Certa de Fazer

Você já viu que o Inbound Marketing é mais barato e mais eficiente que o marketing tradicional. O que fazer em seguida? A correta execução das ações é fundamental para o sucesso da estratégia. Nesse sentido, a contratação de uma empresa especializada em Marketing de Atração é o melhor caminho. A agência M.SEO possui expertise de mercado e conta com profissionais qualificados para gerar resultados garantidos na execução das ações de Inbound Marketing através de diversas especialidades. Especializada em micro e pequenas empresas, trabalha com a mensuração e demonstração de resultados, que farão com que você veja exatamente como o seu orçamento está sendo bem investido na atração de clientes e fortalecimento de sua marca. Entre em contato e saiba como isso pode ser feito.

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