Marketing No Instagram: Dicas Para o Seu Negócio

Marketing no Instagram: Dicas para o seu negócio
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Marketing No Instagram: Dicas Para o Seu Negócio

O Instagram é aquela rede social que chegou de fininho e seguiu sendo complementar às outras por um bom tempo. As coisas foram mudando e hoje é inegável o protagonismo que a rede assumiu entre os usuários. Muito mais do que uma rede social de fotos, o Instagram agora converge dentro de si imagem, vídeo e mensagens.

Dados recentes da própria rede apontam que já são mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês ao redor do mundo! Aqui no Brasil somos mais de 50 milhões de usuários ativos, a segunda maior comunidade do mundo.

Se o Instagram assumiu esse papel central dentre as mídias sociais, é mais do que natural que ele esteja se tornando uma poderosa ferramenta para se fazer negócios. Mas como fazer marketing no Instagram e gerar resultados efetivos? Selecionamos algumas dicas de ouro para isso:

1. Use o Perfil Comercial

O Instagram dá duas opções de perfis:o de usuário comum e o comercial. Empresas devem utilizar o perfil comercial porque ele dá acesso a dados de alcance que o perfil tradicional não dá. Ele também permite que você crie campanhas pagas.

2. Estabeleça Um Calendário

Existem teorias e estudos sobre a quantidade ideal de postagens e o melhor horário para postar fotos e vídeos no Instagram, mas a verdade é que isso varia muito de empresa para empresa. Fato é que quanto mais ativo o perfil, melhor o engajamento de seu público. A melhor maneira de criar seu calendário de postagens é testando diversos horários e vendo a resposta de seus seguidores. Seja lá qual for a frequência de postagens estabelecida, cumpra ela! Perfis que não têm uma boa frequência de postagens perdem engajamento.

3. Faça Uso Dos Dados Fornecidos

O perfil comercial do Instagram oferece uma série de dados muito úteis para fazer marketing no Instagram. São dados sobre faixa etária e localização dos seguidores, além do número de visitas diárias ao perfil. Interprete esses dados e trace estratégias a partir deles.

4. Faça Campanhas Patrocinadas

A rede permite que você impulsive determinada publicação pagando por isso. Através de campanhas pagas você pode direcionar o conteúdo para determinado público, de determinado lugar e faixa etária, o que pode gerar resultados muito positivos de conversões a curto prazo. Quanto maior o alcance de usuários, maior o valor da campanha e, consequentemente, mais chances de resultados expressivos.

5. Abuse Dos Stories

Função relativamente recente, os stories do Instagram viraram febre.Vídeos verticais de no máximo 15 segundos, são recursos úteis para comunicar rapidamente a marca ou convidar o usuário a interagir com a empresa. Também há a possibilidade de criar stories pagos.

6. Conheça o IGTV

Recurso mais recente lançado pelo Instagram, o IGTV permite a criação de vídeos verticais longos de até 10 minutos. É muito legal fazer marketing no Instagram usando o IGTV especialmente para criar conteúdo que responda a dúvidas de usuários, mostrar tutoriais ou apresentar mais detalhes de determinado produto/serviço. Lembre-se que o Instagram é uma rede onde as pessoas se distraem facilmente, portanto não é porque o IGTV permite vídeos de até 10 minutos que você vai necessariamente criar conteúdos tão longos assim.

7. Interaja Com Seu Público

Responda as dúvidas que chegarem por mensagem e fique sempre de olho nos comentários. Dúvidas importantes, reclamações ou sugestões dos usuários devem receber atenção e podem até gerar conteúdo.

8. Use Hashtags

Sempre que postar fotos ou vídeos, não esqueça de usar hashtags com o nome de sua empresa ou alguma palavra diretamente associada a ela. Isso ajuda a criar uma comunidade de usuários da sua organização.

9. Use Conteúdo Enviado Pelos Usuários

Uma das estratégias mais legais de marketing no Instagram é convidar os usuários a postar fotos usando a marca e marcando o perfil da empresa. A partir daí, compartilhar as melhores no perfil oficial da marca. Essa aproximação entre marca e público tem diversos benefícios, dentre eles: valorizar os clientes, mostrar ao público que a marca é usada e amada e ser vista nas redes como uma marca acessível.

10. Crie Parcerias Com Influenciadores

O Instagram é um universo amplo e tem alguns usuários que se destacam. Tais usuários são chamados influenciadores justamente por exercerem poder de influência sobre seus seguidores. Identificar quais influenciadores têm público que se assemelhe ao da empresa e convidá-los para parcerias é uma estratégia cada vez mais usada e que pode gerar bons resultados.

Achou que as dicas são legais mas difíceis de serem postas em prática? É para isso que a Agência M.SEO, agência de marketing digital em São Paulo é especializada em marketing em Instagram para empresas de diversos segmentos para expandir o alcance de sua marca nas redes, gerar engajamento e, consequentemente, bons negócios! Entre em contato e faça parte do mundo das Redes Sociais.

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