Como posicionar sua clínica no Google utilizando marketing digital

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Quando falamos em Marketing digital, é inevitável não falar sobre a importância do Google.

A maior ferramenta de buscas de toda a internet deve ser parte integrante dos esforços para aumentar a visibilidade da sua clínica.

Porque, sim, as pessoas também procuram por médicos no Google – e você precisa se aproveitar disso.

Essa necessidade aumenta quando se descobre que a grande maioria dos usuários não passa da primeira página dos resultados.

Então, como garantir que a página da sua clínica apareça nas primeiras posições?

Comece a ler o texto a seguir para saber isso e também entender, de uma vez por todas, a importância do SEO para clínicas médicas.

 

Como fazer marketing digital para clínicas?

Seja uma clínica estética ou uma loja de peças para compressor de ar, o marketing direcionado para a web proporciona inúmeras vantagens.

Mas, no caso de atendimento médico, é necessário se atentar a certas especificações. Assim, o profissional garante que as campanhas estejam dentro da lei.

Confira as dicas a seguir para entender como adotar o marketing digital na sua clínica.

Tenha um site atrativo

O site vai servir como o cartão de visitas online da sua clínica. Por isso, ele precisa ter todas as informações necessárias.

Lembre-se que as pessoas estão tentando encontrar alternativas para resolver um problema de saúde.

Claro que acessar o site por si só não é a solução, mas pode ser o começo: as descrições do tratamento podem incentivar um usuário a ligar para o estabelecimento.

Não se esqueça também de ter um layout atrativo, que facilite a navegação inclusive em smartphones e tablets.

Faça postagens para blog

O blog é, hoje em dia, a plataforma de excelência para compartilhar e divulgar material qualificado sobre manutenção de eletrônicos.

Como formato de veiculação de conteúdo, eles também podem ter grande utilidade para clínicas de diversas especialidades.

Pense em maneiras de agilizar e otimizar o atendimento. Em vez de esperar por uma ligação, produza conteúdo que explique e descreva os serviços que a clínica oferece.

Aproveite esse espaço para abordar tratamentos, diagnósticos, exames e novidades que tenham relevância na sua área.

Postagens de blog têm grande potencial de compartilhamento – o que quer dizer que um texto pode alcançar milhares de pessoas em pouquíssimo tempo.

Marque presença nas redes sociais

É claro que o marketing digital não começa, nem termina nos sites. Existem outros meios de comunicação tão importantes quanto, como as redes sociais.

Facebook, Instagram e Twitter são ótimas alternativas para repercutir o que você posta no blog da clínica – e mais do que isso!

Use essas ferramentas para conferir as opiniões de pacientes sobre o atendimento e os resultados.

Muitas empresas fazem isso, como lojas virtuais de filtros a vácuo e restaurantes. Para clínicas também pode funcionar!

Siga o Código de Ética Médica

O Conselho Federal de Medicina desenvolveu um manual destinado a guiar e regulamentar as estratégias de publicidade desse tipo de serviço.

É de extrema importância se informar sobre o que é permitido e o que é proibido nesse caso.

Sua clínica vai sofrer danos graves se engajar em práticas desaprovadas pelo Conselho Federal de Medicina.

Não à toa, existem até mesmo agências especializadas em marketing médico.

Cadastre-se no Google Meu Negócio

Você provavelmente já se deparou com resultados em que o endereço, número de telefone e horário de funcionamento de fabricantes de máquinas e equipamentos industriais estavam disponíveis.

Para que a sua clínica também apareça dessa forma para as pessoas, basta cadastrá-la no Google Meu Negócio.

O buscador privilegia empresas que informam esses dados. Ou seja, trata-se de um passo imprescindível para se posicionar bem no Google.

Nós vamos falar mais sobre como ter um rankeamento relevante no motor de buscas mais usado em todo o mundo, continue lendo.

 

Qual é o papel do SEO no marketing digital para clínicas?

A ordem dos links que aparecem quando se pesquisa “avaliação de conformidade” no Google é definida por uma série de critérios.

Esses critérios são definidos como as regras de SEO, ou seja, regras de otimização para mecanismos de busca.

As estratégias de SEO devem ser prioridades para quem pretende ganhar relevância e audiência no meio digital.

A seguir, vamos explicar como o SEO pode ser adotado por clínicas médicas para aumentar a visibilidade e potencializar conversões.

Adapte o jargão técnico

É importante levar em conta que, quando se produz conteúdo para a web, o objetivo deve ser facilitar o entendimento do público.

Isso é ainda mais evidente na medicina, cujo vocabulário pode ser bastante complexo e inacessível para o grande público.

Então, na hora de redigir posts, tente adaptar os termos mais difíceis para que não haja espaço para dúvidas e mais confusão.

A produção de conteúdo qualificado é um dos pilares do SEO: afinal, quanto mais bem preparado um texto, mais cliques ele vai gerar e mais pessoas ajudar.

 

Use palavras-chaves

O tipo de link que aparece nos resultados depende das palavras empregadas na busca de cada usuário.

Quem deseja conquistar um número alto de acessos tem que usar palavras com boa densidade de pesquisa.

As palavras-chaves, em grande medida, guiam o tipo de material para o qual cada usuário será exposto.

É pertinente que a palavra-chave esteja presente em:

  • Títulos;
  • URLs;
  • Meta-descrições;
  • Nome de arquivos de imagem.

Em todos esses casos há uma oportunidade para que o serviço de reciclagem de cobre apareça para mais pessoas – ou seja, mais clientes em potencial.

Alinhe-se ao QRG

O Google possui diretrizes específicas sobre SEO médico. As Quality Raters’ Guidelines listam quais são as boas práticas nesse aspecto.

Páginas, blogs e sites de clínicas devem apresentar um propósito claro, não podem utilizar títulos sensacionalistas ou postar materiais muito curtos.

Sendo assim, a divulgação é permitida desde que feita com equilíbrio e ética.

Acompanhe os resultados

Não basta apenas adotar alguma das técnicas listadas aqui – também é necessário verificar se elas estão surtindo efeito.

Depois de planejar, criar uma estratégia de conteúdo e aplicar técnicas de SEO, os resultados precisam ser acompanhados para garantir que o que foi planejado seja alcançado. 

O Google Analytics é uma ferramenta de análise de dados exibida no Google. Para usá-lo, você deve registrar um código no site. A partir desse registro, um rastreador fica disponível na rede para gerar relatórios.

Esses relatórios informam o número de visitas à sua página, o tempo que os pacientes gastam em seu conteúdo e o conteúdo mais visualizado, dando o tema, se foi sobre máquina de solda mig mag ou outro tema.

O Google Search Console, diferentemente da análise comportamental, permite que você entenda o caminho que seu paciente percorreu até encontrar seu site.

Conhecer este percurso é de fundamental importância, pois permite identificar outras palavras-chave de interesse dos seus pacientes, ajudando assim a desenvolver a estratégia de marketing da sua clínica. 

Parte da criação de uma estratégia é analisar seus concorrentes. O SEMRush nasceu com o objetivo de fornecer às empresas a capacidade de rastrear os resultados dos concorrentes.

Então, você sabe quais palavras-chave ele usa e os resultados que ele obtém.

 

Por que o SEO para clínicas médicas é importante?

Um dos principais motivos para um profissional médico estar na internet é educar as pessoas.

É possível cumprir esse papel com o uso das redes sociais, mas o desenvolvimento de sites para clínicas garante mais autonomia e interatividade.

As redes sociais são controladas por empresas que possuem políticas próprias e, como usuário, você está sujeito a essas políticas.

Assim, existe o risco de ter suas publicações bloqueadas, os comentários de seus seguidores e a coleta de seus dados interrompidas.

Além disso, o site médico funciona como um cartão de visita moderno, onde as pessoas vão para encontrar dados confiáveis ​​sobre você ou sua clínica.

O site cria autoridade para a organização e, portanto, de forma única para cada um de seus médicos.

Por fim, se o seu objetivo é aumentar a visibilidade do seu nome ou de outros profissionais, sem dar crédito à instituição, você não deve desenvolver um site para clínicas, mas sim desenvolver um site para a clínica específico para cada médico.

 

Considerações finais

A cada dia que passa, o marketing digital se mostra mais versátil e necessário para construir autoridade.

Ninguém compra uma ponte rolante 5 toneladas sem antes pesquisar quais são as melhores marcas desse setor na web.

A hora de cuidar da saúde também está sujeita a isso, ainda que sob uma lógica diferente e certas limitações e boas práticas.

Em todo caso, o SEO exerce uma função indispensável para atrair cliques, gerar contatos e muito mais.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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