Você sabia que a Inteligência Artificial está presente em seu dia a dia?

inteligencia artificial
Rate this post

Ainda que a maioria das pessoas não saiba, a Inteligência Artificial marca a sua presença em tudo o que é realizado no dia a dia, desde a mais simples atividade até as mais complexas.

A ideia de algo artificial que consiga simular a inteligência humana, ou algo próximo a esse sentido, é motivo de discussão desde muito na história da humanidade. Porém, como conceito moderno, isso remonta por volta da década de 1920.

Em 1927 foi lançado o filme Metrópolis, no qual aparecia uma androide, mas desde 1943, um artigo foi publicado por Warren McCulloch e Walter Pitts, que referenciava as redes neurais.

Esse assunto também foi tema de uma peça teatral chamada R.U.R, sigla para Rossumovi Univerzální Roboti, em tcheco, que significa Robôs Universais de Rossum, em tradução para a língua portuguesa.

Porém, no Brasil, a origem do termo “robô” originou-se na publicação da “Fábrica de Robôs”, apresentando a ideia da existência de seres humanos artificiais, portadores de certa inteligência, mesmo que a sua aparência fosse semelhante a um clone.

Como o termo robô se popularizou, atualmente ele é mais usado na área de tecnologia, em diversas empresas que utilizam a Inteligência artificial para conduzirem seus trabalhos rotineiros.

 

Do que se trata a Inteligência Artificial?

Uma solução baseada na Inteligência Artificial, ou IA, é um agrupamento de várias tecnologias, como redes neurais artificiais, algoritmos e sistemas de aprendizado, que podem simular capacidades iguais às dos seres humanos ligadas à inteligência.

Como exemplo podem ser citados o raciocínio, a identificação do ambiente, como também a habilidade de analisar uma estação de trabalho com divisória, para tomar uma decisão de como trabalhar com ela ou até mesmo vendê-la.

Por isso, a IA está relacionada à capacidade de fazer com que as soluções tecnológicas realizem trabalhos de uma forma humanamente inteligente.

A Inteligência Artificial também é uma parte da ciência, que tem como propósito estudar, desenvolver e utilizar máquinas para realizarem reciclagem de equipamentos de informática iguais às feitas pelos humanos, de forma automática.

 

Utilidade da Inteligência Artificial

A IA tem aplicações diversas, pois as máquinas consideradas inteligentes são capazes de reconhecer imagens, voz e alguns textos também. Os recursos de reconhecimento facial utilizam essas imagens para poderem funcionar.

Ela é útil para criar redes neurais, para trabalhar como assistentes inteligentes, como os que existem no celular e ainda existe a chance de que ela possa desenvolver máquinas para suprirem as exigências de cada segmento.

Essa diversidade de aplicações faz com que a Inteligência Artificial provoque impactos profundos em vários setores, como no cotidiano, ou trazendo mais facilidade nos serviços de suporte remoto, sem perder muito tempo com eles.

 

Tecnologias que envolvem a IA

Existem algumas tecnologias principais que marcam a ciência da Inteligência Artificial e todas elas contribuem para a sua evolução como Machine Learning, Deep Learning e Processamento de Linguagem Natural (PLN).

Machine Learning, ou Aprendizado de Máquina, em sua tradução para o português, é um sistema de avaliação de dados que tem como foco a automatização no desenvolvimento de padrões de análise.

Esse método baseia-se na ideia de que sistemas tecnológicos conseguem aprender algo usando dados para descobrir padrões, tomar decisões e se aperfeiçoar com o mínimo de interferência do ser humano.

As plataformas de Machine Learning têm capacidade computacional no fornecimento de dados, algoritmos e APIs, que são soluções oferecidas para se projetar, treinar e aplicar modelos de controlador de acesso hospitalar, por exemplo.

Essas plataformas computacionais ainda envolvem aplicativos e diversos processos relacionados à área das máquinas, sejam elas quais forem.

Deep Learning, ou Aprendizagem Profunda, é uma forma especial de aprendizado de máquina e envolve redes neurais artificiais com diversas camadas de abstração.

Ele é aplicado para o reconhecimento de padrões e aplicativos classificatórios por meio de um conjunto de dados.

Esse processo de aprendizado acontece entre suas camadas neurais matemáticas, nas quais a informação é transmitida através de cada uma delas. Portanto, a saída da camada anterior é a entrada da seguinte.

O Deep Learning “treina” máquinas para exercerem atividades como se fossem seres humanos, por exemplo, identificando imagens de aulas de voo livre, processando dados e fazendo reconhecimento de fala, também.

O Processamento de Linguagem Natural (PLN) foca no estudo e na tentativa de se reproduzir processos de desenvolvimento ligados ao modo de funcionamento da linguagem humana. Para isso, são empregados softwares e programações.

Através do PLN, as máquinas são capazes de compreender melhor os textos, reconhecendo o contexto, extraindo informações dele e também podem desenvolver resumos do manual de conserto de smart TV LG, por exemplo.

O PLN pode ser usado em áreas de SAC, sigla para Serviço de Atendimento ao Consumidor, na produção de relatórios das empresas e, com ele, também é possível compor textos através de dados advindos do computador.

A Inteligência Artificial, em termos básicos, visa na criação de máquinas que possam simular o pensamento humano. É uma definição bem simples, para que ela possa ser compreendida melhor.

Porém, na prática, a IA não funciona somente de uma forma. Então, existem diversos tipos de IA divididos em categorias. Cada um deles tem seus objetivos e abordagens próprias: a Inteligência de Máquina, Inteligência Humanoide e Inteligência Coletiva.

A Inteligência de Máquina objetiva a criação de máquinas capazes de realizar determinadas tarefas, para reconhecimento de padrões e tomadas de decisões lógicas, baseadas em experiências anteriores.

A sua aplicação é voltada para a automatização de processos e para a simplificação de tarefas diárias.

A Inteligência Humanoide tem seu foco voltado para criar máquinas capazes de simular o comportamento humano.

Essas máquinas são programadas para agir de forma parecida aos seres humanos, realizando atividades como conversar, reconhecer faces ou expressar sentimentos como os da mãe que deixa o filho, pela primeira vez, em uma escola particular período integral.

Tudo isso realizado através de interfaces digitais mais humanizadas e inteligentes criadas em dispositivos.

Já a Inteligência Coletiva está voltada em desenvolver redes complexas capazes de tomar decisões no âmbito coletivo e elas são formadas por múltiplos agentes inteligentes interconectados, e todos eles trabalham juntos para resolver problemas.

A Inteligência Coletiva é capaz de criar um sistema financeiro inteligente para administrar todo o volume de dinheiro que inúmeras pessoas pagam no aluguel de máquina de limpar piso, por exemplo.

Vale destacar que no aspecto operacional existem também diferentes tipos de IA, como os citados abaixo:

  • IA Reativa: sem capacidade de aprendizado ou memorização;
  • IA de Memória Limitada: com capacidade de lembranças do passado;
  • IA de Teoria da Mente: capacidade de entender estados mentais;
  • IA Autoconsciente: tem ciência de seus próprios estados mentais.

Com todos os avanços tecnológicos, cada vez mais a Inteligência Artificial fica presente no dia a dia das pessoas, sem que elas percebam que ela está atuando.

Isso ocorre, por exemplo, quando alguém aciona uma música em um aparelho com IA, apenas falando o título. Esse título é processado na memória do aparelho, o reconhecimento do texto é processado e a música passa a tocar imediatamente.

Outro exemplo é quando uma pessoa passa na catraca de entrada de um edifício e ela é identificada ou pela imagem do seu rosto ou pelo reconhecimento dactiloscópico de suas digitais.

Inclusive, acontece ao acionar as luzes de dentro de casa. Basta bater palmas e o sistema de IA automatizado aciona as lâmpadas e elas acendem, sem que seja preciso tocar na tomada que as liga.

Existem inúmeros exemplos, porém, os três destacados são reconhecimentos de imagem, som e texto que a Inteligência Artificial realiza, facilitando o trabalho das pessoas.

A Inteligência Artificial tem promovido grandes impactos nas empresas que a adotam, no sentido de facilitar, também, o trabalho avolumado de um setor financeiro, responsável por abrigar diversas informações do dinheiro interno, por exemplo.

Ou, ainda, tornar atividades sequenciais, realizadas pelos funcionários que demorariam muito tempo em realizá-las, como colocar mais rapidamente diversos bombons dentro de uma caixa, para que o setor de produtividade possa aumentar.

A IA pode, também, tornar a limpeza de uma casa mais rápida, quando um robô de um aspirador de pó, trabalha pela moradora, enquanto ela arruma a cama e depois vai fazer o almoço. Nesse tempo, o robô realiza a limpeza para ela.

 

Considerações finais

A Inteligência Artificial tem sido amplamente utilizada entre empresas e também na vida particular das pessoas.

Com ela, as atividades ficam mais rápidas, assim como o trabalho repetitivo, que levaria horas para ser efetuado, é produzido em maior escala.

A IA tem avançado muito rapidamente e veio para solucionar diversos entraves e dificuldades encontradas, principalmente, dentro de grandes empresas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Agência de marketing digital em SP , especializada nos mais modernos recursos de marketing digital do mercado. Possui uma equipe altamente gabaritada , com anos de experiência em marketing e marketing digital. Uma equipe que veste a camisa de verdade e está acostumada a buscar resultados surpreendentes para clientes do mais variados segmentos. Marketing Digital para médicos, advogados, pequenas e médias empresas de diversos setores do mercado.

Somos a M.SEO,  a sua agência de marketing Digital de SP.

Conheça nossos Principais serviços:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

whatsapp
Olá Seja bem-vindo!!!
Desenvolvido por agência MSEO
Whatsapp