5 dicas de branding para impulsionar seu SEO!

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A busca por um lugar ao sol dentro do ambiente digital pode ser o ponto central para qualquer empresa. Portanto, entender como o branding pode impulsionar seu SEO é fundamental.

Uma pesquisa em um mecanismo de busca pode significar uma série de competições entre empresas para que um usuário as note.

Não basta, nesse sentido, que a aposta seja feita apenas em ferramentas de marketing de conteúdo, é fundamental, no entanto, que as marcas consigam efetuar uma boa prática de rankeamento.

Um usuário que busca por rede de proteção transparente para gatos, certamente obterá bons resultados para a resolução do seu problema.

Mas resta saber se a empresa em questão está destinada a aparecer como essa solução na hora da pesquisa.

Para que isso ocorra, é preciso que uma série de medidas sejam tomadas para que a empresa consiga ganhar destaque. Uma dessas estratégias é, justamente, o alinhamento das postagens com práticas em SEO on e off page.

Sendo assim, um blog que faz uma matéria sobre espelhamento de pintura 3m pode, em grande medida, ao utilizar esse tipo de programação, conseguir se destacar em alguma busca relacionada.

Todavia, essa é uma perspectiva que se tornou um imperativo do mercado e, portanto, é assumida por grande parte das empresas.

Por essa razão, é essencial a possibilidade de se diferenciar dentro dessas páginas de resultados.

Afinal de contas, se algo é tendência dentro do mercado, todos acabam assumindo essa postura não apenas para se destacar, mas, sobretudo, para não ficar para trás.

Se, porventura, um usuário buscar por curso de comunicação pessoal, as empresas que tiverem boas práticas de SEO se destacaram. No entanto, é preciso atrair o clique. É aí que entra o branding.

Diante disso, torna-se imprescindível entender quais são as vantagens que se pode obter através do SEO:

  • Destaque;
  • Posicionamento;
  • Atração de leads;
  • Aumento de vendas.

Esses são alguns aspectos que podem ser adquiridos a partir de boas práticas em SEO para a empresa. O primeiro ponto essencial é o destaque que a marca poderá obter a partir desse tipo de prática.

Uma empresa que presta o serviço de diarista terceirizada pode se beneficiar dessa prática obtendo destaque em uma busca por esses termos.

A consequência disso é um melhor posicionamento a partir de uma série de conteúdos direcionados.

Tudo isso acaba convergindo para uma perspectiva de um aumento da atração de leads para uma página.

Uma matéria, por exemplo, que está inserida em um contexto de materiais de construção e faz uma matéria sobre serviços de hidráulica e elétrica pode, em grande medida, atrair uma série de leads.

Por fim, incide-se, portanto, todo esse aspecto ao aumento de vendas, uma vez que esses leads passarão a ser qualificados.

 

Definição de SEO

Assumir uma série de medidas para melhorar o desempenho de uma marca dentro do ambiente digital pode ajudar, em grande medida, no crescimento de uma empresa.

No caso do SEO, há uma perspectiva de adaptação dos sites e das postagens para que o algoritmo dos mecanismos de buscas consiga  identificar e ranquear aquele conteúdo.

Ou seja, compreender quais são os motores de busca e, por fim, adaptar as estruturas é a tônica fundamental desse tipo de ferramenta.

Se, por exemplo, a aposta de uma empresa for em termos como “concertina dupla”, é preciso que ela passe a considerar essas palavras-chave na hora da elaboração dos textos.

Esse é apenas um dos aspectos que o SEO possibilita e também uma das formas de conseguir notoriedade nessas plataformas. Outra possibilidade pode ser obtida a partir da compra de espaço através de links patrocinados.

Seja como for, é importante que a empresa que está buscando aplicar esse tipo de perspectiva esteja alinhada com uma boa prática de conteúdo e de branding.

 

O que é branding?

Já com relação ao branding, as coisas podem ficar um pouco mais complexas, uma vez que ele corresponde a uma estratégia que está presente no marketing desde os primórdios.

Essa área está relacionada a toda a gestão do patrimônio da marca de uma empresa. Sendo assim, há uma necessidade absoluta de posicionamento envolvida nesse ponto.

É possível, ao pensar em um segmento, que uma determinada marca venha à cabeça no mesmo momento.

Contudo, ela não virá como uma abstração qualquer, mas, em grande medida, ela pode se materializar em diversos aspectos.

Seja no logotipo, sonoridades, cores e, até mesmo, cheiros e sabores, a marca irá aparecer de forma cada vez mais complexificada.

Isso não ocorre por acaso. Na verdade, há todo um trabalho de posicionamento que a equipe de branding fez para que isso ocorresse.

Por isso, garantir que esses aspectos estejam alinhados com as práticas de conteúdo e, sobretudo, de SEO pode ser fundamental.

 

Principais dicas para aprimorar o SEO

Muitos podem entender o SEO como uma mera tecnalidade que precisa ser considerada para a manutenção de um bom posicionamento do algoritmo.

De fato, essa não é uma afirmação falsa, mas é, em grande medida, reducionista e não leva todas as capacidades deste tipo de ferramenta em consideração.

Afinal de contas, é certo que o SEO pode colocar um pet shop em destaque em uma pesquisa por cama relaxante para cachorro.

Só que essa não é a única coisa que a empresa precisa considerar na hora de aplicar. É preciso, portanto, compreender algumas dicas que podem melhorar o posicionamento da marca para um cliente.

Considere a jornada

Esse pode ser um dos aspectos mais difundidos quando o assunto é lead, mas, em grande medida, pode ser que ele seja ignorado.

Portanto, entender como identificar e agir diante das mais diversas etapas e possibilidade de um cliente é fundamental.

Se, porventura, o usuário entrou na landing page e saiu, isso pode significar que há algo de errado. Aplicar, nesse sentido, o funil de vendas na jornada do cliente pode ser uma solução bastante acertada.

Landing page

Como dito anteriormente, um dos fatores preponderantes para esse tipo de estratégia é, justamente, a landing page.

Essas são as páginas destino que o cliente vai parar quando ele clicar em um link que direciona para a empresa.

Por essa razão, esse pode ser o momento que o usuário vai decidir ou não se sua estadia naquele ambiente vale a pena.

Além disso, essa é a porta de entrada, ou seja, o cartão de visitas que uma empresa terá frente ao seu público.

Por isso, garantir que os elementos da marca estejam dispostos de forma coesa dentro dessa página é essencial.

Identidade visual

A consolidação de uma boa identidade visual pode ser um grande diferencial para uma empresa que está buscando se posicionar através do branding.

Portanto, é importante que diversos elementos sejam levados em consideração, uma vez que é preciso fixar esses elementos para o público.

Garantir que a disposição da tipografia e outros elementos de imagens sejam originais e bem desenvolvidos podem garantir que esse objetivo seja atingido.

Conteúdo

Outro ponto essencial é a consolidação de uma boa política de conteúdos através de um blog, por exemplo.

Se uma corretora de imóveis estiver buscando clientes para alugar o seu escritório planejado para duas pessoas, é possível que ela estabeleça uma série de postagens sobre o ambiente corporativo.

Essa técnica pode posicionar a marca ainda mais como uma referência para o público, por mais que eles não fechem negócio.

Storytelling

O último ponto que vale a pena compreender é a capacidade que o storytelling tem de fixar uma marca na cabeça de uma cliente.

Se for solicitado para que se pense em uma boa história de uma empresa que começou do nada e prosperou, é certo que milhares surgirão.

Isso se dá, sobretudo, pela grande capacidade que essas marcas tiveram de criar uma série de histórias que passaram a fazer parte do folclore empresarial mundial.

 

Considerações finais

É certo que uma série de ferramentas têm surgido para facilitar a manutenção das marcas no ambiente digital. Do SEO ao branding, passando por uma série de outras estratégias, qualquer empresa quer se posicionar para o seu público.

Entender, portanto, quais são os benefícios do SEO e a sua capacidade de ranquear uma empresa dentro de um mecanismo de busca de muitos acessos pode ser fundamental.

Depois, o branding, também, não é uma estratégia que está presente no mercado há tantos anos por pouca coisa.

As duas ferramentas, nesse sentido, têm uma grande capacidade de posicionar e atrair novos clientes para uma empresa.

Considerar, então, a jornada do cliente, a identidade visual, a página de destino, o conteúdo postado e o storytelling como técnica, pode ser algumas das grandes alternativas para a união desses dois pontos na busca de um objetivo.

Aliar-se às estratégias mais consolidadas dentro do mercado pode ser o grande trunfo para um crescimento saudável dentro de um segmento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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