Você sabia que o Google recebe cerca de 40.000 pesquisas por minuto e mostra cerca de 3,5 bilhões de respostas a pesquisas por dia? São milhões de pessoas de todos os cantos atrás de respostas. Empresas inteligentes aproveitam esse tráfego enorme de usuários e fazem uso disso para gerar engajamento com suas marcas e, consequentemente, fazer negócios. Uma excelente porta de entrada para isso é a criação de blog para empresas.
Um blog é uma página online alimentada frequentemente e cuja linguagem empregada é informal, justamente para atrair o público. Quando uma empresa cria um blog, o foco de seu conteúdo deve ser esclarecer as dúvidas, além de entender os desejos e ansiedades de seu público-alvo. Os blogs empresariais geralmente estão dentro do site da própria empresa, em uma guia facilmente localizada. As vantagens de se criar e manter um blog para empresas constantemente atualizado são muitas, mas vale destacar:
Índice
Um conteúdo de qualidade postado no blog pode servir como “isca”, ou seja, porta de entrada de usuários para o site e o que ele tem a oferecer. Daí a importância de se prestar atenção a dois detalhes: qualidade do conteúdo e técnicas de SEO. O conteúdo postado no blog precisa ser cuidadosamente preparado de modo a antecipar anseios do público e oferecer a ele soluções. Além disso, a atenção a técnicas de SEO para melhorar a posição do conteúdo no buscador também faz parte da estratégia de atração do maior número possível de clientes em potencial de maneira orgânica (não-paga)
Se a empresa se preocupa em criar um conteúdo de qualidade, interessante e com linguagem fácil, as chances do usuário compartilhar o post em suas redes sociais e assim atingir outras pessoas é bem maior. Esse efeito cascata, chamado de engajamento, faz com que não só o usuário consuma o conteúdo mas também com que ele ajude a marca a se expandir nesse vasto universo que é a internet. É claro que a própria empresa também deve compartilhar os posts de seu blog nas redes. Ela pode inclusive recorrer ao uso de campanhas pagas para promover posts específicos que considere cruciais para obtenção de resultados.
Um blog permite que os usuários comentem os posts e interajam com a empresa. É fundamental que a organização esteja sempre de olho nos comentários e, quando necessário, responda os usuários. Essa aproximação entre empresa e usuários que lêem ativamente o blog é chamada de comunidade. A criação e manutenção de uma comunidade de usuários virtuais em torno de uma empresa é tão fundamental quanto a atração de novas pessoas.
Uma das coisas mais legais de se criar um blog é que ele pode ter a cara e a linguagem da empresa. Definir esse tom é algo gradual, que vai se adaptando às necessidades dos usuários. Uma vez definida e bem aceita, a cara da empresa acaba se tornando uma espécie de persona que entra na vida dos usuários do blog e se torna “amiga” deles. Quando isso acontece, o trabalho de alguém por trás de um blog completa seu ciclo.
Um profissional de marketing digital é a pessoa ideal para criar blog para empresas, colocar todos esses conceitos em prática e gerar resultados efetivos. Sendo assim, a contratação de agências especializadas em marketing digital é um investimento com resultados garantidos que vão muito além do lucro, pois ajudam a empresa a ter importância no ambiente digital. Nos dias de hoje, isso é mais do que um detalhe adicional, é questão de sobrevivência no mercado.
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