Você sabe a diferença entre SEO e CEO?

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SEO e CEO são dois conceitos diferentes, visto que o primeiro, visando um bom posicionamento nos resultados de pesquisa, está relacionado a um conjunto de estratégias usadas para melhorar um site.

CEO, por sua vez, é uma sigla que significa Chief Executive Officer (diretor executivo) e sua função varia, tendo como papel garantir a prosperidade do negócio, de acordo com o tipo, tamanho e estrutura da empresa.

Esclarecer as diferenças entre essas duas siglas é muito importante para que a marca possa aproveitar melhor as estratégias de marketing digital. Hoje em dia, ter um site e um blog institucional é fundamental para alcançar o sucesso.

O site atua como o canal oficial do negócio na web, enquanto o blog serve para veicular conteúdos de valor que oferecem informações sobre assuntos de interesse do público-alvo da marca.

Utilizar as plataformas e seus conteúdos é indispensável para conseguir um bom posicionamento, destacar a empresa na internet e atrair consumidores. Mas mesmo existindo estratégias pagas que fazem isso, nada substitui o SEO.

Por essa razão, este artigo vai explicar seu conceito, como criá-lo do jeito certo, quais são seus tipos e mostrar as principais estratégias.

 

Entendendo o que é SEO

SEO nada mais é do que um conjunto de estratégias de otimização usado em blogs e sites para melhorar o posicionamento nos resultados de pesquisa em plataformas como o Google.

A sigla significa Search Engine Optimization, e para entender melhor seu conceito, primeiramente é necessário saber que, a cada segundo, milhões de pesquisas são feitas na internet, principalmente no Google.

As pessoas pesquisam de tudo, desde o preço de um produto ou serviço até como construir moinho horizontal. São usuários que querem responder dúvidas diversas do dia a dia e em cada busca o Google precisa organizar os conteúdos.

Isso é feito dentro de um ranking que oferece as melhores respostas nas primeiras posições e é por isso que os 3 primeiros colocados recebem 30% dos links. Além disso, apenas 0,78% clicam em links da segunda página.

Isso acontece porque os próprios usuários sabem que as primeiras posições trazem as melhores respostas, ou seja, as pessoas confiam no Google.

Além disso, cada pesquisa representa uma oportunidade para a marca oferecer uma boa resposta e entrar em contato com a audiência.

 

Como criar uma estratégia de SEO?

Para criar uma boa estratégia de SEO, é necessário seguir alguns passos importantes, dentre os quais estão:

Criar uma lista de assuntos

A base para o funcionamento do SEO são as palavras-chave, só que elas não são mais o primeiro passo para conseguir crescimento orgânico, por isso, a primeira coisa a ser feita é criar uma lista de assuntos que serão abordados na plataforma.

Uma empresa de caldeiraria universal pode compilar uma lista com cerca de 10 palavras e termos relacionados a elas e aos produtos e serviços oferecidos, para facilitar, pode usar uma ferramenta como o Keyword Tool, do Google.

Fazer uma lista de palavras-chave cauda longa

Existem diferentes tipos de palavras-chave que podem ser usadas, sendo conhecidas como cauda longa e cauda curta. Os termos de cauda longa são aqueles que possuem mais de 3 palavras e os de cauda curta possuem até 3 palavras.

Por exemplo, se uma pessoa pesquisar sobre “enfermagem” na internet, vai encontrar diversos assuntos relacionados a essa palavra, como cursos de enfermagem, faculdade de enfermagem, dicas para profissionais, profissionais autônomos, entre outras.

Agora, se essa mesma pessoa pesquisar sobre “enfermagem para idosos debilitados”, então vai encontrar links que falam especificamente sobre esse tema.

Usar palavras-chave de cauda longa é uma excelente opção porque, embora a quantidade de pesquisas seja menor, elas são menos concorridas, são mais específicas e mais valiosas para o ranqueamento.

Criar um blog

Um fabricante de grelha flexível precisa criar um blog para veicular os conteúdos que vai criar a partir de agora, usando as palavras chave e os temas escolhidos.

O site institucional também serve, só que não é uma plataforma apropriada para este tipo de trabalho. O blog é específico e faz parte do planejamento de negócios dos mais variados tipos, além de ser simples e gratuito.

 

Tipos de SEO

Depois de conhecer ações básicas para trabalhar com SEO, é fundamental conhecer seus tipos. São eles:

  • SEO Técnico;
  • SEO On Page;
  • SEO Off Page;
  • SEO Local.

SEO Técnico envolve todas as otimizações necessárias para a estrutura do site, tendo como propósito alcançar bons posicionamentos nos resultados de pesquisa do Google.

Entre as ações mais importantes trabalhadas por ele, estão a elaboração de um mapa do site, garantir uma boa experiência ao visitante, melhorar a velocidade de carregamento da página e investir em design responsivo.

Um fabricante de porta acústica para quarto também pode trabalhar com as estratégias de SEO On Page, voltadas para os elementos do texto. Ele organiza a cada página, de modo que possam ser entendidas e reconhecidas pelo Google.

O conteúdo é dividido entre H1, H2 e assim sucessivamente, meta título, meta descrição, o conteúdo em si e a conclusão do material.

Quanto ao SEO Off Page, além das páginas do site, é necessário incluir um blog dentro do domínio para que a empresa consiga alcançar as primeiras posições nos resultados.

Ele cuida da qualidade do marketing de conteúdo, incluindo publicações no blog backlinks. Por fim, o SEO Local prioriza a localização geográfica para montar o ranking de resultados.

Nas primeiras posições estão resultados próximos ao local onde o usuário está, como quando a pessoa procura por uma “pizzaria mais próxima”.

 

Principais estratégias de SEO

Um fabricante de totem de auto pagamento pode investir em diferentes estratégias de SEO para conseguir uma boa colocação na internet. São elas:

Melhorar o site

Uma delas é fazer todas as melhorias necessárias no site atual, corrigindo problemas que prejudicam a experiência do visitante.

Um dos elementos mais importantes nesse processo é a velocidade de carregamento da página, pois o Google utiliza esse elemento como um dos pontos mais importantes para o ranqueamento.

Além disso, o próprio usuário se incomoda muito quando a página demora para carregar ou não carrega completamente. Ele acaba desistindo e procurando a informação que precisa em outras plataformas.

Também é fundamental corrigir o layout e a formatação, usando Fontes e letras fáceis de ler, parágrafos curtos e espaços entre eles, listas com tópicos ou numeradas, além de funções como sliders, grades estruturadas e por aí vai.

Caprichar no conteúdo

Quando o usuário pesquisa sobre qualquer assunto na plataforma, como escritorio para alugar por hora, além de oferecer a melhor resposta, o Google procura conteúdos novos.

Publicar frequentemente no blog ajuda a manter a plataforma visível para os mecanismos de pesquisa e o consumidor tem mais chances de encontrar o negócio.

Se os artigos são úteis para os visitantes, naturalmente eles vão passar mais tempo navegando, e isso mostra para os buscadores que o material é relevante.

Aqui vale destacar o uso de palavras-chave de cauda longa porque são bem específicas e ajudam a aprofundar mais o assunto.

Trabalhar o Google Shopping

Quando a pessoa insere o nome de um produto na barra de pesquisa do Google, vai encontrar imagens sobre o que pesquisou no topo dos resultados, logo acima dos anúncios pagos.

Um fabricante de prótese de cabelo, por exemplo, precisa listar seu produto diretamente no Google Shopping para chegar aos potenciais consumidores rapidamente e falar com pessoas que procuram o que ele oferece.

Para listar os produtos na plataforma, é necessário criar uma conta gratuita no Google Merchant Center. Feito isso, é possível enviar dados dos produtos e mostrar o site para consumidores e diferentes.

Também é possível aproveitar a tecnologia de localização para atrair compradores para a loja física e ainda ativar funções como verificação de disponibilidade em estoque.

Definir o público-alvo

Primeiro, a marca precisa definir o que vende e qual o tipo de problema que se propõe a solucionar. Depois, vai determinar para quem vende os produtos e serviços e quando se trata de SEO, é fundamental desenvolver uma persona.

A persona de uma clínica de exame de sangue admissional é um personagem semi fictício que representa o cliente ideal da marca, ou seja, aquele tipo de consumidor que realmente vai ter interesse pelos serviços e/ou produtos.

Depois de fazer esse levantamento, a organização saberá como solucionar os problemas do cliente e vai habilitar as pessoas certas, usando para isso as palavras-chave ideais.

 

Considerações finais

Investir em SEO é uma necessidade para qualquer empresa que queira alcançar bons resultados na internet e levar seus produtos e serviços ao conhecimento de uma quantidade maior de pessoas.

Essas ações orgânicas atraem visitantes naturalmente para o site, e eles vão se interessar pelas ofertas, por conhecer a empresa e por entender sua relevância no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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