Satisfação do cliente: saiba como melhorar a sua!

Satisfação do cliente
Rate this post

Mais do que oferecer produtos de qualidade, que é algo essencial para o sucesso de um negócio, é essencial oferecer um bom atendimento, em pró a satisfação do cliente deixando a lembrança de que valoriza os consumidores e oferece uma boa experiência.

A insatisfação dos clientes, em relação ao atendimento, pode gerar vários problemas a uma empresa, seja a perda de credibilidade no mercado, sejam prejuízos financeiros.

Compreender o que é satisfação ao cliente e quais os resultados que isso pode agregar ao negócio é fundamental. A empresa precisa saber medir essa satisfação, com o intuito de melhorar o atendimento e otimização.

Atendimento ao cliente: a importância

Alcançar a satisfação do cliente pode até ser um objetivo em comum entre algumas empresas, porém não são todas que sabem exatamente a importância disso para o negócio, ou a forma de otimizá-lo.

A satisfação que o cliente sente ao comprar de determinada marca, ou ser bem atendido em uma oficina mecânica completa, representa que o sucesso no atendimento foi alcançado, ao atender a uma necessidade específica desse cliente.

Os clientes têm desejos, necessidades e dores, em níveis simples ou mais complexos, que podem ser resolvidos ao adquirir um produto ou serviço.

Desta forma, o atendimento ao cliente se torna importante, pois é o desejo do consumidor que precisa estar a frente, reforçando a compatibilidade entre a oferta da empresa e o que o cliente estava procurando.

Assim, a construção de experiências de compra se torna positiva, estreitando um relacionamento mais próximo entre o cliente e a marca, ou prestador de serviço.

Porém, identificar quando o cliente não está 100% satisfeito, também é importante. Pois esse é um sinal que algo no processo comercial, ou modo de se comunicar não está atendendo as expectativas do cliente.

Mesmo após a finalização da compra, o atendimento ao cliente tem um papel essencial que é o de fidelizar os clientes, garantindo que eles voltem a fechar negócio.

Sendo assim, clientes satisfeitos e fidelizados, costumam se tornarem defensores da marca, colaborando na divulgação de forma espontânea. Entre as razões pelas quais o atendimento ao cliente é importante, estão:

Aumento de confiança

Atualmente, os consumidores precisam de um bom motivo para se tornarem fiéis a uma empresa. A maioria das vezes procuram por um melhor serviço de instalação de divisória eucatex e atendimento do que preço.

Ou seja, uma empresa que oferece esse atendimento diferenciado, aumenta a confiança do cliente.

Redução de custos

Reter clientes é mais barato do que conquistar novos consumidores. Então, marcas que criam relacionamentos a longo prazo com os clientes evitam despesas desnecessárias.

Credibilidade

O marketing perfeito é o de clientes fiéis que divulgam a marca, pois isso prova que o atendimento está sendo executado com qualidade, trazendo reconhecimento para a marca e tendo credibilidade do mercado competitivo.

E mais uma vez, reduz custos, pois esse tipo de marketing é gratuito, já que é recomendação dos próprios clientes.

Satisfação do cliente e a sua importância

É perceptível a importância de uma empresa ter um atendimento ao cliente eficiente, principalmente porque em tempos de crise econômica os clientes levam em consideração a forma que foram atendidos na hora de decidir pela compra.

Através desse atendimento que será possível aumentar as vendas, atrair mais clientes para o negócio e obter sucesso. Abaixo, algumas estratégias para aumentar a satisfação dos clientes.

Pesquisa sobre os clientes

A pesquisa sobre os clientes tem como objetivo extrair informações sobre o motivo da compra, o que foi comprado, como por exemplo, grampo tipo c com balancim, quando se foram atendidas as expectativas do cliente e histórico de contatos.

Independentemente da forma com que esse levantamento for feito, a pesquisa irá ajudar a entender como a opinião do cliente está sobre o produto e o que pode ser feito para melhorar.

Produto acessível

É interessante para a empresa que o cliente encontre o produto ou serviço, podendo ser até de cabeamento de rede residencial, de forma acessível no meio físico e virtual.

Para o meio virtual, estratégias de marketing digital para ter um bom posicionamento em buscadores como Google, Bing, entre outros, é o ideal.

Já para lojas físicas, é interessante que a loja promova ações de marketing a fim de os clientes encontrarem onde o espaço está localizado. Dessa forma, sempre que os consumidores precisarem desses produtos ou serviços, encontrarão facilmente.

Melhor atendimento

Um atendimento humanizado, com uma equipe treinada e capacitada para solucionar problemas referente a reclamações e que entenda sobre produtos e processos da empresa, é o diferencial e ajuda a satisfazer o cliente.

Empatia

Com empatia, é possível colocar-se no lugar do outro, ou seja, a empresa precisa se colocar no lugar do cliente para entender suas expectativas e como esse produto adquirido pode solucionar os problemas.

Dessa forma, é possível adaptar tanto o produto, quanto para melhorar a forma de atendimento, com soluções mais completas como um cursos de hof e rápidas.

Preservar um bom relacionamento

O relacionamento entre o prestador de serviço ou produto, vai além do atendimento. Muito mais do que atender bem, é manter o contato com o cliente por meio de ações diretas, seja ela virtual ou presencial.

Um erro comum entre a maioria das empresas, é focar apenas na abordagem para vender, e no atendimento das reclamações.

Porém, o ideal é a empresa se relacionar com o público. No caso do virtual, uma interação através de mensagens respostas nas redes sociais, pode ajudar com o engajamento, atraindo mais clientes.

Promover promoções para clientes já fidelizados também garante um bom relacionamento, afinal, economizar é sempre bom.

Uma experiência positiva aumenta a satisfação dos clientes, isso envolve um produto de qualidade, atendimento eficiente, um suporte de pós-venda, entre outros.

Como medir a satisfação do cliente

A maioria dos clientes confia muito mais na indicação de amigos e familiares como se fosse o resultado de um exame de sangue admissional, do que em publicidade e divulgação nas mídias sociais.

Então, para que o cliente fidelizado indique um serviço ou produto para alguém, o nível de satisfação deve ser alto, e o melhor caminho para a empresa saber como está essa satisfação, é medir através de pesquisas.

É possível utilizar um ou mais tipos de pesquisa de satisfação para saber o que os clientes esperam, pensam e sentem sobre a marca. Entre os tipos de pesquisa de satisfação estão:

  • Net Promoter Score (NPS);
  • Customer Satisfaction Score (CSAT);
  • Customer Effort Score (CES);
  • Escala Likert;
  • Pesquisa de múltipla escolha;
  • Escala de diferencial semântico.

As pesquisas de satisfação são o melhor termômetro, tal qual a tecnologia de um soft starter weg 15cv. Ao usar esses feedbacks, é possível aprimorar os serviços e entregar soluções melhores e com mais qualidade.

Como aumentar a satisfação do cliente

Como foi explicado durante este artigo, a satisfação do cliente é primordial para o sucesso de um negócio, e cada vez mais os clientes estão exigentes em relação ao que as empresas oferecem.

Para aumentar a satisfação do cliente, é importante que a organização esteja disposta a atender as exigências dos clientes, além de implementar novos comportamentos, entre eles, estão:

Diversos canais de atendimento

Os canais de atendimento servem para facilitar o contato do cliente com a empresa, pois com a rotina corrida atualmente, dificilmente os consumidores conseguem ir pessoalmente a um estabelecimento, principalmente em horário comercial.

Desta forma, canais de atendimento online e 24 horas, como e-mails telefônicos, site, redes sociais e outras, vem sendo tão valorizados.

Deve ser levado em consideração os diferentes perfis dos clientes, alguns vão preferir conversar com atendentes, outros por mensagem. Ao atender todos os perfis, pode ser o diferencial da empresa.

Equipe treinada

Para ter um melhor atendimento, a equipe deve estar de acordo com as diretrizes da empresa, entendendo sobre os produtos e dando o suporte necessário para o cliente, seja online ou pessoalmente.

Além disso, é dever da empresa qualificar esses funcionários e dar qualidade de serviço para eles, com cursos, treinamentos e material de serviço, em caso de serviço de call center para atendimento ao cliente, é primordial ter estação de trabalho com divisória.

Com uma equipe treinada para solucionar problemas e cumprir as demandas, é possível garantir a satisfação dos clientes.

Produtos personalizados

Para entrar no mercado competitivo e oferecer um diferencial, é importante trabalhar com a personalização de produtos.

Antigamente era comum o cliente se adaptar às empresas, mas hoje funciona ao contrário. São as organizações que precisam conhecer o perfil do público-alvo e oferecer produtos condizentes às suas necessidades.

Apresentar soluções

Mesmo com o foco em oferecer um bom atendimento, ainda pode haver falhas. Então é importante ouvir o que os clientes têm para falar, mesmo que sejam reclamações.

Com esses feedbacks, é possível oferecer soluções, mostrando interesse em melhorar para atendê-los da forma que eles gostariam.

Pós-venda

Empresas que investem no pós-venda colhem bons resultados, pois demonstram não estar interessadas apenas no dinheiro do consumidor, isso demonstra a preocupação da empresa com o cliente.

Essa ação está presente em atitudes simples, como uma mensagem de agradecimento pela compra realizada, um plano de acompanhamento do produto comprado, e até mesmo oferecendo a manutenção e atualização quando necessário.

Considerações finais

A prática da pesquisa de satisfação do cliente não é apenas uma necessidade, mas pode também gerar bons resultados a curto e a longo prazo.

Com um bom atendimento por meio de uma equipe qualificada durante a jornada de compra e o pós-venda, a empresa pode obter sucesso e se destacar diante do mercado competitivo.

Desta forma, uma empresa é capaz de se relacionar com os clientes de forma eficiente, consultar opiniões e oferecer melhorias.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Agência de marketing digital em SP , especializada nos mais modernos recursos de marketing digital do mercado. Possui uma equipe altamente gabaritada , com anos de experiência em marketing e marketing digital. Uma equipe que veste a camisa de verdade e está acostumada a buscar resultados surpreendentes para clientes do mais variados segmentos. Marketing Digital para médicos, advogados, pequenas e médias empresas de diversos setores do mercado.

Somos a M.SEO,  a sua agência de marketing Digital de SP.

Conheça nossos Principais serviços:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

whatsapp
Olá Seja bem-vindo!!!
Desenvolvido por agência MSEO
Whatsapp