Métricas digitais: oque é e como aplicar na sua empresa

métricas digitais
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Qualquer campanha de marketing digital eficaz começa com a definição do plano de marketing digital adequado, seguido por estabelecer as métricas digitais mais apropriadas para garantir segurança e estabilidade na publicidade online.

Ao definir quais são os objetivos de uma campanha de marketing digital, é importante projetar as metas nominais de KPI (Key Performance Indicator), isto é, os indicadores-chave de desempenho. 

Com isso, é possível mensurar o sucesso quanto ao plano de marketing digital, e quais métricas podem ser empregadas para o monitoramento do sucesso, de uma forma geral. 

 

Importância das métricas digitais no marketing

As métricas de desempenho do site são uma parte vital do marketing digital porque ajudam a entender o desempenho online, e encontrar elementos que podem receber maior atenção e melhorias. 

As métricas digitais também ajudam a identificar possíveis problemas, antes que eles causem grandes danos aos negócios.

Assim que uma administração de condomínios em São Paulo acompanha as métricas digitais de desempenho de um site, fica mais fácil fazer alterações para melhorar a velocidade, a experiência do usuário e a taxa de conversão de um e-commerce ou mesmo um blog corporativo. 

As métricas de desempenho do site também podem ajudar a fazer comparativos com outras empresas estabelecidas dentro de um mesmo segmento

Ao entender em que situação um site se encontra em termos de desempenho, é possível ajustar a estratégia de marketing digital para se concentrar nas áreas que produzem melhores resultados.

O empreendedor que não acompanha o desempenho do site empresarial, de qualquer forma, pode perder dados essenciais que ajudam a organização a crescer. 

As métricas digitais de desempenho são parte fundamental de qualquer estratégia de marketing digital de uma empresa administradora de condomínio, e entendê-las pode melhorar significativamente as chances de sucesso.

 

Quais métricas digitais de desempenho utilizar?

Todo empreendedor deve buscar dados significativos para entender o que se passa no ambiente digital. 

Antes de seguir, é importante destacar que não há métricas digitais melhores ou piores, mas aquelas que melhor se adequam conforme o tipo de negócio, e que possam garantir que o site tenha um desempenho satisfatório, afinal de contas. 

  1. Velocidade do site

A velocidade do site é a métrica mais importante a ser monitorada, pois afeta diretamente a experiência de um usuário que busca por elementos de composição para a decoração apartamento, por exemplo, e também as taxas de conversão. 

Um site lento acaba por frustrar os usuários, fazendo com que eles saiam sem concluir uma compra ou realizar qualquer ação desejada.

A internet possui diversas ferramentas digitais que ajudam a testar a velocidade do site e obter recomendações sobre como melhorar.

As funções relacionadas à velocidade que podem fornecer mais informações sobre a velocidade do site incluem:

  • Tempo até o primeiro byte;  
  • Tempo do título;
  • Tempo para iniciar a renderização;
  • Tempo para interagir.

Sendo o tempo essencial quando se trata de carregamento de páginas na internet, cada um deles permite que um usuário possa realizar uma ação em uma página dentro de um período seguro. 

Com isso, quanto mais rápido cada uma dessas funções puder carregar, melhor.

  1. Número de visitantes

O número de visitantes de sites de empresas de manutenção de elevadores é outra métrica importante. 

Ele pode dar uma ideia do desempenho quanto aos esforços de marketing, e se os usuários estão ou não encontrando o site em questão.

Existem algumas maneiras diferentes de rastrear esse número, uma das quais é usando o Google Analytics, uma ferramenta digital gratuita que ajuda no rastreamento de tráfego de qualquer site.

  1. Taxa de rejeição

Essa métrica apresenta o número de visitantes que visualizam apenas uma única página, e logo deixam o site.

Quando há uma alta taxa de rejeição, há indícios de que os usuários não encontram o que realmente procuram no site, ou então a página de destino, ou landing page, se mostra irrelevante para as necessidades que procuram.

Para reduzir a taxa de rejeição de um site a partir da melhoria da qualidade do conteúdo exposto, certificando-se de que o site seja relevante para o público-alvo.

  1. Taxa de conversão

A taxa de conversão é a porcentagem de visitantes que realizam uma ação desejada em um site, como fazer uma compra ou se inscrever em um boletim informativo sobre projeto arquitetônico 3d para construtoras e empreendedoras imobiliárias. 

Uma taxa de conversão baixa indica que os usuários não estão encontrando o que precisam no site ou que o conteúdo não é relevante para as necessidades deles.

As taxas de conversão podem ser melhoradas fornecendo conteúdo relevante e direcionado ao público-alvo, garantindo que as páginas sejam de fácil uso e navegação.

  1. Taxa de erro

A taxa de erro é a porcentagem de visitantes que encontram uma página com “Error 404” ao tentar visualizar o site. 

Isso pode ser causado por vários fatores, como um link quebrado ou um erro do servidor. 

Para melhorar, e reduzir ao máximo, a taxa de erro, é preciso identificar e corrigir todos os links no site, para que todas as páginas estejam funcionando, assim como o servidor, que deve estar configurado de maneira correta.

  1. Origem do tráfego

A origem do tráfego refere-se ao ponto de partida dos visitantes de um site. 

Isso pode ser orgânico, a partir da prática de SEO (Search Engine Optimization), isto é, a otimização do motor de mecanismos de pesquisa.

Também pode ser direto, ao digitar a URL de uma empresa de projeto de arquitetura de interiores, ou a partir de uma referência, isto é, backlinks dispostos em outros sites.

As plataformas dedicadas às redes sociais também possuem forte participação na origem de tráfego, e devem fazer parte de um planejamento de métricas digitais.

  1. Duração média da sessão

Dentre tantas métricas digitais, essa trata da quantidade média de tempo que um visitante passa em um site. 

Uma duração média de sessão alta indica que os usuários estão encontrando o que procuram no site, e estão interagindo com o conteúdo.

Para melhorar a duração média da sessão, é preciso garantir que o site seja relevante para o público-alvo, fornecendo uma navegação fácil de usar.

  1. Visualizações de página

As visualizações de página são o número de vezes que um visitante visualizou em um link específico, como quem procura por serviços de topografia e quer saber mais sobre o trabalho realizado por determinadas empresas. 

Uma contagem alta de visualizações de página indica que os usuários consideram o site útil e retornam a ele para obter mais informações.

Caso o número de visualizações de página seja baixo, deve-se tentar melhorar a qualidade do conteúdo e certificar-se de que o site seja acessível e relevante para o público-alvo.

 

Como escolher quais métricas digitais acompanhar?

Nenhum KPI é uma métrica definitiva, e isso pode mudar consideravelmente de empresa para empresa, ou até mesmo em relação aos objetivos de tempos em tempos. 

No entanto, as métricas digitais mencionadas acima são as mais usadas, que fornecem os melhores e mais profundos insights sobre o desempenho quanto às  estratégias de marketing.

Para deduzir quais métricas acompanhar, profissionais de marketing devem considerar as metas e KPIs que melhor atendam as iniciativas e plano de negócios, desde quem trabalha com sistema de aterramento para plantas fabris até empreendedores do setor varejista.

O objetivo que se decide para uma campanha de marketing digital deve ser SMART:

  • Specific – Específico;
  • Measurable – Mensurável;
  • Achievable – Alcançável;
  • Relevant – Relevante;
  • Timely – Temporal, ou oportuno.

Em outras palavras, cada KPI que se escolher deve fornecer um resultado específico que os profissionais de marketing digital possam avaliar, e ser examinado quando um objetivo específico é alcançado. 

Sendo assim, ele precisa ser relevante quanto aos objetivos; e deve ser atribuído um prazo específico para a devida mensuração.

O que não rastrear

A facilidade de rastrear qualquer  KPI de marketing digital,  desde  tráfego do site até métricas de comércio eletrônico, rotatividade ou pesquisa orgânica, pode ser uma faca de dois gumes. 

Isso facilita o rastreamento de métricas importantes, mas também facilita o rastreamento de métricas digitais que não têm valor, desperdiçando tempo e foco valiosos.       

Ao decidir sobre quais KPIs seguir, deve-se considerar se as informações fornecem dados úteis sobre maneiras de melhorar os resultados.

Se a  métrica  não for algo em que se possa agir ou afetar, provavelmente é uma  métrica de vaidade, portanto, não vale a pena rastreá-la.

 

Conclusão

As métricas de desempenho de um site são essenciais para entender o desempenho e o que se pode fazer para melhorar. 

Em muitos casos, o motivo do insucesso de qualquer campanha de marketing digital não é a falta de criatividade, qualidade e pessoal qualificado, mas pela falha no monitoramento da eficácia e desempenho da campanha.

Depois de obter dados analíticos e de medição suficientes e sólidos disponíveis, é possível fazer ajustes dentro de campanhas de marketing digital, a fim de gerar os insights apresentados por esses dados coletados.

Embora todas essas métricas e ferramentas sejam muito úteis para acompanhar o progresso e provar a eficácia de campanhas de marketing digital, elas são realmente inúteis se não as utilizar para tomar decisões fundamentadas sobre os próximos objetivos, estratégias e táticas.

Aplicar as métricas digitais em um planejamento de marketing é essencial dentro de qualquer campanha, qualquer que seja o tamanho da empresa. 

Por fim, as métricas digitais ajudam a melhorar a experiência do usuário que visita um site e-commerce, refletindo em maior número de vendas e retenção de clientes. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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