Marketing de conteúdo para área médica: 4 dicas de como implementar em seu consultório

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Marketing de conteúdo é uma estratégia focada na criação e distribuição de materiais valiosos, consistentes e relevantes que atraem e retêm o público-alvo da marca.

O propósito por trás dessa ação é criar conteúdos informativos que educam os clientes em potencial, ajudando em suas tomadas de decisões em relação aos produtos e serviços oferecidos no mercado.

O maior benefício dessa estratégia é que agrega valor à presença digital da organização e mostra para os clientes o diferencial do negócio. O mercado está cada vez mais competitivo, portanto, é necessário entregar valor para as pessoas.

Além do mais, a tecnologia está presente na sociedade e o consumidor moderno apresenta um comportamento extremamente exigente. A era da informação empoderou suas decisões e tudo acontece por meio dos dispositivos.

Em diversas áreas, o marketing de conteúdo é usado para apresentar as especialidades da empresa e seu funcionamento, e os profissionais da saúde conseguem alcançar os mesmos propósitos.

Só que além de entender o conceito de marketing de conteúdo, é fundamental saber qual é o significado dessa estratégia para médicos, como criar uma ação eficaz, saber um pouco mais sobre sua importância e como criar conteúdos para clínicas médicas.

Conceito de marketing de conteúdo para médicos

Depois de entender o conceito de marketing de conteúdo, é muito importante saber qual é o significado dessa estratégia para os médicos.

Quando os profissionais da saúde alinham conteúdo produzido com as necessidades e interesses de seu público, conseguem obter benefícios e atrair novos pacientes.

Sabe-se que a área médica possui suas particularidades, regras e imposições feitas pelo Conselho Federal de Medicina e o marketing de conteúdo deve estar totalmente de acordo com essas condições.

Hoje em dia, se alguém precisa fazer exame ECG convencional, pesquisa as informações na internet, da mesma forma, quando querem comprar algum produto ou serviço, e recorrem ao Google.

Os usuários também adquiriram o hábito de buscar informações sobre saúde na web e prezam por clínicas que facilitam o agendamento de consultas. As informações que costumam avaliar são:

  • Depoimentos de pacientes;
  • Consultórios mais próximos;
  • Dicas de saúde;
  • Orientações sobre quando procurar o médico.

Todos esses dados estão presentes na internet e é por meio do marketing de conteúdo que os profissionais da saúde vão oferecê-los. Também são eles que vão construir a presença digital do profissional e conquistar a confiança das pessoas.

O site precisa estar vinculado a um blog e às redes sociais para construir a presença, e o marketing de conteúdo vai promover autoridade ao profissional e consolidar sua imagem no setor da saúde.

Assim como no caso de uma empresa de táxi dog, as clínicas podem criar materiais de diferentes formatos, como vídeos, artigos no blog, infográficos, e-book, entre outras possibilidades.

Sem dúvidas, um dos canais mais interessantes para audiência é o blog e ele deve oferecer dicas de cuidados, qualidade de vida, informações sobre procedimentos, esclarecimentos sobre a especialidade, entre outras informações.

Dicas para uma estratégia eficaz

Para criar uma estratégia de marketing de conteúdo para médicos eficaz, é necessário investir em algumas ações importantes.

A primeira delas é definir o objetivo da clínica, ou seja, o que ela pretende alcançar ao desenvolver esses materiais. 

É possível alcançar vários propósitos, como conquistar pacientes, fidelizá-los, criar um posicionamento de autoridade e levar informações importantes.

Ao saber quais são os objetivos, fica mais fácil determinar as estratégias e alcançar aquilo que se pretende. Outro passo importante é conhecer o público-alvo, ou seja, qual é o perfil das pessoas que podem se tornar pacientes.

O objetivo não é alcançar o máximo de pessoas possível, mas aquelas que realmente vão se interessar pelos serviços oferecidos. Não faz sentido, por exemplo, uma clínica cardiológica atingir uma pessoa que está interessada em implante dentário.

Uma empresa que instala cerca de segurança residencial conhece seu público porque sabe quais são os assuntos que essas pessoas procuram, as atividades que realizam, seus desafios e obstáculos e o tipo de informação que consomem.

Uma clínica médica deve saber os veículos que procuram para se informar e o que influencia suas decisões. Depois, é necessário escolher as palavras-chave que estarão presentes nesses materiais.

Palavras-chave são termos usados pela audiência do negócio para pesquisar assuntos relacionados aos seus produtos e serviços.

Uma das formas de descobri-las é pesquisar no Google e consumir materiais de clínicas concorrentes para saber como elas são usadas. Lembrando que essas palavras devem ser inseridas de maneira natural dentro do texto.

Para publicar esses materiais, os profissionais da saúde devem criar um blog e compartilhar os conteúdos em seus perfis nas redes sociais.

O valor do marketing de conteúdo na área médica

Uma empresa terceirizada de limpeza e segurança precisa do marketing de conteúdo para esclarecer dúvidas e resolver dores de seu público e a mesma coisa se aplica às clínicas médicas.

O uso de estratégias apropriadas ajuda a alcançar a audiência, educando as pessoas por meio de materiais inteligentes e relevantes.

O profissional da saúde consegue reforçar sua marca no mercado de atuação, além de conseguir se aproximar dos pacientes e retê-los.

É uma forma de sair das campanhas tradicionais e ao mesmo tempo conseguir conversar com o público, entendendo suas necessidades e individualidades.

Isso acontece porque o marketing de conteúdo depende da segmentação do público para aumentar o número de visualizações nas diferentes plataformas por onde os materiais vão circular, como o blog, redes sociais, site institucional e e-mail.

Ao longo do tempo, a clínica vai construir estruturas visuais estimulantes, relevantes e personalizadas, tendo como base os comportamentos e as interações de sua audiência.

Como criar bons conteúdos

Um desenvolvedor de software restaurante comanda eletrônica utiliza algumas estratégias para investir em marketing de conteúdo e os profissionais da saúde podem usar as mesmas ações. São elas:

Definir a persona

A primeira coisa que a clínica precisa fazer é definir sua persona, que consiste em um personagem semi fictício que reúne todas as características do cliente ideal.

A persona reúne informações detalhadas, como idade, profissão, estado civil, gênero, escolaridade, problemas, necessidades, objetivos, entre outras características.

É importante dizer que todas as estratégias de marketing digital para clínica médica devem ser direcionadas para a persona e com o marketing de conteúdo não é diferente.

Se o médico sabe quais são os aspectos de seu potencial cliente, consegue abordar assuntos que interessam para essas pessoas e que sejam compatíveis com suas necessidades.

Planejar os conteúdos

Depois de definir a persona, chegou o momento de montar o planejamento de materiais para definir os termos mais procurados pela audiência e que devem ser introduzidos nos conteúdos.

Além disso, assim como uma empresa de limpeza de pedras, é durante o planejamento que a clínica vai definir a frequência com que os materiais serão produzidos e onde serão distribuídos.

Adaptar os conteúdos para SEO

SEO significa Search Engine Optimization (otimização para motores de busca), um conjunto de ações que melhoram os conteúdos e as páginas para que apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.

É uma ação que reúne todas as práticas necessárias para que buscadores, como o Google, possam enxergar a relevância do material e posicioná-lo entre os primeiros resultados de pesquisa.

Daí a importância para uma empresa de conserto de empilhadeira contar com o trabalho de bons redatores que saibam implementar essa prática e garantir leitura suave e fluida para o público.

Acompanhar o desempenho do blog

O blog é o canal onde os conteúdos serão publicados, mas é necessário acompanhar seu desempenho para descobrir quais materiais trazem resultados efetivos, quais precisam ser medidos e quais precisam ser melhorados.

A melhor forma de fazer isso é por meio de relatórios periódicos, checar o posicionamento de determinadas palavras é verificar quais são os indicadores que mostram o crescimento da presença digital da clínica.

A melhor ferramenta para fazer toda essa análise é o Google Analytics, uma plataforma gratuita que ajuda tanto uma clínica médica quanto uma empresa de instalação de gerador a diesel a entender vários fatores sobre o blog.

É possível saber qual é o tempo de permanência dos usuários nas páginas da plataforma, o número de acessos, quais foram as páginas mais acessadas, cliques em pontos de contato, entre outras informações importantes.

Considerações finais

Marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de marketing digital nos dias de hoje, uma vez que o consumidor moderno procura informações e quer se manter sempre por dentro dos assuntos de seu interesse.

Para os profissionais da saúde, essa estratégia é imprescindível porque as pessoas estão cada vez mais preocupadas com seu bem-estar e sua longevidade.

É uma estratégia que entrega aquilo que a audiência procura ao mesmo tempo em que respeita as imposições do Conselho Federal de Medicina.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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