Inbound marketing: Quais são suas vantagens?

inbound marketing
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Existem técnicas de marketing que têm como objetivo atrair o público para a conversão, proporcionando o fechamento de um negócio. Uma dessas técnicas é o inbound marketing.

Quando se pensa em uma empresa e tudo que as envolve, como os clientes e as movimentações de vendas. Um mundo de possibilidades é aberto para desenvolver essas características e expandir as empresas que utilizam dessas estratégias para crescer.

Desde uma empresa de pequeno porte, que está iniciando as atividades até uma de grande porte, ambas pretendem aumentar o patamar financeiro, para que consigam suporte suficiente para continuar no mercado.

A dificuldade em obter clientes que comprem barras roscadas trapezoidal é trabalhosa tanto quanto encontrar consumidores interessados em coisas mais simples, necessárias no cotidiano, porque esses clientes possuem limitações e muitas possibilidades de escolha. 

É por isso, que mais do que nunca, as estratégias de inbound marketing se tornam cada vez mais necessárias nas empresas, para que elas possam sobreviver e manter as portas abertas por muito mais tempo. 

Estudos mostram que, em virtude da mudança de comportamento dos consumidores e da volatilidade do mercado, por exemplo, muitos comércios que oferecem serviço de buffet de churrasco para 200 pessoas, mal conseguem passar do primeiro ano. 

Isso sem contar o fato da grande concorrência, que na maioria das vezes, sempre possui algo diferenciado e mais vantajoso e, como não é novidade, o campo de pesquisa fica mais do que aberto para os consumidores.

Então, já que para manter a sobrevivência no mercado o cliente é peça fundamental, o inbound marketing auxilia nesse sentido, para que a empresa não perca oportunidade de torná-lo fiel e realizar diversas compras, por várias vezes.

 

O que é inbound marketing?

Inbound marketing ou marketing de entrada, como costuma ser traduzido, são estratégias utilizadas para atrair o público, fazendo-o se direcionar aos canais de conversão e dando início ao processo de vendas.

Isso faz com que o número de visitantes em um site, e-commerce ou blog cresça e a aplicabilidade dessas ações é contrária ao outbound marketing, o marketing tradicional, e por isso essa técnica acaba levando o nome de novo marketing.

Enquanto o outbound vai atrás do público, induzindo à uma aproximação, o inbound marketing atua de forma inversa, fazendo com que o público de válvula borboleta PVC vá, de forma natural, até a empresa, sempre que for necessário. 

O inbound marketing, marketing de entrada ou novo marketing, é a estratégia mais eficaz para atrair e converter leads no ambiente online, porque permite o compartilhamento de conteúdo específico para um segmento, nas etapas da jornada do consumidor.

Essas técnicas para atrair e converter clientes se apoiam no uso de conteúdos, fazendo com que esse material relevante cause um impacto positivo no público-alvo, trazendo benefícios para a empresa de montagem de estruturas para eventos.

Outra vertente do inbound marketing é criar um laço duradouro de relacionamento com os potenciais clientes, aumentando o reconhecimento de marca, bem com a reputação da empresa, melhorando os resultados de vendas.

Portanto, para atrair potenciais clientes é necessário publicar o conteúdo nos espaços certos, desde que ele seja útil para suprir as necessidades e oferecer soluções adequadas aos problemas que possam existir.

Para melhor conhecimento, abaixo são destacados alguns exemplos de conteúdos que podem ser usados para a atração de potenciais clientes, tais como: 

  • Postagens em blogs ou em redes sociais;
  • E-books;
  • Vídeos;
  • Conteúdos interativos;
  • Landing pages. 

Com esses tipos de conteúdos, o inbound marketing consegue captar muito mais leads qualificados, tornando a taxa de conversão maior e o tempo de fechamento de uma negociação mais propício.  

 

Entendendo qual a importância do Inbound Marketing

Tomando como base de comparação o outbound marketing, o marketing tradicional, toda empresa atualmente deve utilizar o inbound marketing, por ele ser importante nos seguintes quesitos:

  • Atrai leads com mais eficiência, com um custo bem menor;
  • A empresa é encontrada com mais facilidade;
  • Relacionamento mais assertivo com os clientes;
  • Aumento na taxa de conversão.

As estratégias de Inbound Marketing facilitam a empresa de ser encontrada mais facilmente pelos clientes, por meio de pesquisas nos mecanismos de busca. 

Dessa forma, o conteúdo deve ser muito bem produzido, no sentido de oferecer e soluções para responder a todas as perguntas dos usuários, bem como informações diante de dúvidas quanto a compra de chapa antiderrapante aço, por exemplo. 

Isso significa que quanto mais adequado for o conteúdo, maiores são as chances de um site ficar nas primeiras posições de uma pesquisa e essa comunicação aberta é uma das melhores maneiras de aumentar o engajamento e fortalecer relacionamentos. 

Quando o consumidor busca por informação sobre algum tipo de assunto, o que ele mais quer encontrar são conteúdos que lhe tire as dúvidas ou de produtos e serviços que tenham valores agregados à eles, sendo possível fazê-los sem custos. 

Um bom marketing para atrair potenciais clientes, não apenas atrai os consumidores, mas os induz a clicarem em links, darem likes, comentarem e compartilharem os conteúdos de teto de vidro para varanda.

Uma estratégia de inbound marketing bem aplicada permite a atração de mais clientes, aumentar a relevância da empresa e converter mais leads, aumentando o número de pessoas a realizarem compras, tudo por meio de um conteúdo de qualidade.

O inbound marketing converte pessoas estranhas que entram no site em clientes, e clientes em divulgadores espontâneos de uma marca, o que transforma essa estratégia em um facilitador de expandir o conceito de determinada marca no mercado. 

 

Quais são as etapas do inbound marketing?

O sistema do inbound marketing segue uma sequência de 5 etapas distintas, que orientam o usuário a chegar na conversão, elas se complementam e devem ser muito bem trabalhadas. As etapas são:

  1. Atração;
  2. Conversão;
  3. Relacionamento;
  4. Vendas,
  5. Análise. 

Por conta de sua grande importância e para maior esclarecimento, é necessário uma breve explicação da forma como cada uma dessas etapas funciona.

Etapa 1 – Atração 

Nesse primeiro momento, a intenção é atrair pessoas que tenham real interesse nos produtos e serviços que a empresa oferece.

E isso se dá por meio da produção de conteúdo, que atrai as pessoas de forma natural, e da definição da buyer persona, um personagem fictício que representa um cliente ideal que é formado pela coleta de dados sobre idade, trabalho, hábitos e necessidades.

Etapa 2 – Conversão

Atraindo o público, chega o momento da conversão. Algumas estratégias dessa etapa são as ofertas interessantes e irrecusáveis e as landing pages, onde as personas deixam seus dados de contato para o contato das empresas. 

A landing page é um canal que permite a troca de informações e é a partir dela que a empresa consegue saber o nome, e-mail, telefone, profissão e toda informação de um potencial cliente de cabo de aço alma de fibra, por exemplo. 

Etapa 3 – Relacionamento

Nessa etapa do inbound marketing é possível identificar os leads qualificados, por meio do e-mail marketing, por exemplo, para saber se eles estão ou não preparados para o processo de compra.

Mas, se for aplicada a automação de marketing, essa estratégia vai reduzir o tempo dos processos de compra, tornando-os mais eficazes, porque com ela podem ser realizadas diversas ações de segmentação de leads e distribuí-los entre os vendedores.

Etapa 4 – Vendas

Depois de atrair e conduzir os leads por todo o ciclo de compra, até que eles cheguem no estágio das vendas, é chegado o momento em que eles devem se transformar em clientes fidelizados da loja que vende perfil aluminio industrial

É a etapa ideal para entrar em contato com o lead, por meios das informações deixadas na landing page e realizar a venda ou então, enviar uma oferta imperdível, caso o lead queira comprar em uma loja online.

Etapa 5 – Análise

Nessa última etapa o objetivo principal é analisar todo o processo de inbound marketing, para conhecer os resultados das estratégias, no sentido de saber se elas estão ou não trazendo bons resultados de vendas para o negócio. 

Esses resultados de uma campanha, por exemplo, podem ser medidos por meio do Web Analytics, uma ferramenta serve como um auxiliador para as empresas durante o processo analítico. 

O inbound marketing tem sido uma estratégia que muda a vida das empresas, porque com ele é possível acompanhar e entender as reais necessidades dos clientes, além de ter um custo bem menor se comparado às estratégias tradicionais.  

 

Benefícios do inbound marketing

Uma boa estratégia de inbound marketing, perfaz diversos benefícios no pipe de vendas, que comumente conhecido como funil de vendas. Os benefícios mais importantes são:

  • Leads mais qualificados;
  • Comunicação mais ativa;
  • Maior engajamento;
  • Melhor retorno no investimento (ROI);
  • Fortalecimento da marca.

Trabalhando com especialistas nessa área, é possível para a empresa conquistar resultados excelentes com relação às vendas, além de fortalecer a marca e otimizar o funil de vendas em menos tempo e com pouco investimento. 

 

Considerações finais

Recorrer às estratégias do inbound marketing traz inúmeros benefícios para a empresa e, com certeza, o maior deles é alavancar a venda de produtos e serviços.

A utilização dessa estratégia, de forma correta, dentro de empresas de diversos segmentos e tamanhos é algo essencial e altamente benéfico para o desenvolvimento e aumento de relevância delas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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