Como utilizar o SEO Google Meu Negócio a seu favor?

Google meu negocio
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Com o SEO Google Meu Negócio, muitas empresas de menor porte ou que estavam iniciando no mercado conseguiram utilizar dessa estratégia para aumentar o alcance da sua comunicação como também o seu número de clientes.

Desse modo, compreender mais profundamente o funcionamento de tudo isso, ainda que seja para aproveitar o seu uso em uma empresa de digitalização e armazenamento de documentos, significa ultrapassar todas as companhias que desconhecem o método.

Também é muito importante aprender as particularidades da estratégia para que ela possa ser usada como tal, pois já foi possível atestar na prática que o uso dessas novas tecnologias sem direcionamento e intencionalidade não dão resultado para um negócio.

Inclusive, fazer o uso dessa ferramenta do Google de forma inapropriada, ainda que seja para vender um controlador de acesso externo, pode não apenas deixar de funcionar e de fornecer o resultado desejado, como pode prejudicar as campanhas de uma empresa.

Por esta razão, e para que toda a estratégia possa ser conduzida de forma apropriada, será explicado neste artigo o conceito de SEO local, juntamente com a apresentação da plataforma Google Meu Negócio, de modo a ilustrar o seu propósito.

Ao final, e para que até mesmo um caderno personalizado possa ser mais vendido em uma loja que aplicar essa tática, serão listados os benefícios do uso dessa abordagem, juntamente com a explicação de como as páginas são classificadas na ferramenta.

 

Afinal de contas, o que é o SEO local?

O SEO, que significa Search Engine Optimization ou Otimização dos Mecanismos de Busca como é mais popularmente conhecido em língua portuguesa, é um conjunto de estratégias para a otimização de sites, blogs e páginas da internet.

O objetivo dela é a melhoria no posicionamento dos resultados orgânicos dos dispositivos de busca, de modo a mostrar a empresa em questão como a primeira solução para os problemas que o público está em busca de solucionar.

A cada segundo, milhões de buscas são feitas nas plataformas de pesquisa, sobretudo no Google, que é o mecanismo de pesquisa mais usado do mundo, e que é utilizado até mesmo para procurar por uniformes femininos para empresas.

Os usuários desejam responder às dúvidas mais vastas do seu dia a dia, desde a estadia mais bem avaliada para a próxima viagem de férias até a explicação do Teorema de Pitágoras. E as respostas que o buscador entende como mais completas ficam no topo.

Um dos critérios vistos como prioridade pelo Google nos últimos tempos é a busca com intenção local. E quando se fala desse tipo de procura, o que se está referindo sempre diz respeito a locais físicos que são encontrados por meio da localização dos dispositivos.

O buscador compreende que um usuário que procura por soluções em determinada região deve receber as suas respostas de uma forma distinta, com informações mais dinâmicas e objetivas, em vez de uma lista de links avulsos com resultados considerados aleatórios.

Nesse tipo de pesquisa, o Google aciona o algoritmo de busca local, que dá prioridade aos resultados na região em que o usuário se encontra ou que ele digita nos termos de busca, ainda que seja simplesmente uma placa de identificação de salas personalizada.

Nos resultados, o buscador geralmente apresenta os dados do Google Meu Negócio diretamente na SERP, de forma que o usuário nem sempre necessita acessar o site da marca.

Por esta razão, a otimização para negócios que possuem endereço físico, e que é chamado de SEO local, possui algumas características particulares. Para começar a falar delas, é interessante citar as palavras-chave locais.

Para exibir resultados em endereços locais na SERP, o Google tem como missão alcançar uma maior compreensão da intenção de busca local do usuário. 

Caso ele procure por termos como Pizzarias, Pizzarias Próximas ou palavras-chave semelhantes, o Google irá considerar a localização do usuário no momento da procura para exibir negócios que estão localizados propriamente naquela região.

Mas se o usuário busca por Pizzarias em Belo Horizonte, por exemplo, os resultados serão direcionados à região que ele digitou na busca, independentemente do local onde ele está situado. 

Inclusive, esse tipo de coisa pode acontecer no momento do planejamento de uma viagem para o município, por exemplo. De modo que, antes mesmo de pensar em adquirir um calendário a4 personalizado, a companhia já deve pensar no manuseio desse tipo de critério.

Dessa forma, a pesquisa de palavras-chave para a tática de SEO local deve levar em consideração as intenções de busca com todos esses tipos de variações e não somente a que inclui a sua cidade em questão.

 

O que é o Google Meu Negócio?

Antes de tudo, o Google Meu Negócio é o grande fator de rankeamento da tática de SEO local. No topo da SERP das buscas feitas neste âmbito, o Google ilustra o Local Pack, que consiste em um box com os três principais resultados para o internauta.

Nesses resultados, os dados são extraídos do Google Meu Negócio. Sendo esse o local onde as empresas precisam batalhar para estarem posicionadas.

Para que seja possível estar no Local Pack, é fundamental cadastrar a empresa no Google Meu Negócio. É justamente essa ferramenta que oferece os vários recursos de cadastro para negócios locais que toda companhia precisa no estágio inicial.

Nela, o empreendedor pode preencher um cadastro com o nome, endereço, telefone, e horário de atendimento da instituição.

Além do mais, ele também pode receber avaliações, responder os visitantes, colocar fotos, informar às pessoas acerca de catálogos de vendas e cardápios, entre outras muitas funcionalidades específicas para diferentes tipos de empresa.

Desse modo, é fundamental aproveitar todas essas possibilidades de cadastro e comunicação com os usuários, para que se possa ter mais chances de conseguir entrar no Local Pack. 

O Google dá prioridade à exibição dos negócios que possuem o máximo de dados na plataforma, sobretudo aquelas com mais avaliações positivas e notas elevadas.

Benefícios do uso do Google Meu Negócio

Logo em seguida, é possível pensar em uma vasta gama de vantagens excelentes que o uso do Google Meu Negócio pode proporcionar às empresas que escolhem se valer do seu uso.

Se até mesmo uma ferramenta como um letreiro luminoso fachada possui um enorme poder como meio de propaganda, o comércio pode ter muito mais eficácia se utilizá-lo junto de uma técnica que possibilita a visibilidade do comércio dentro do mundo digital.

Além disso, existem diversos motivos para que um comércio aplique as técnicas de SEO no Google Meu Negócio, alguns deles são:

  • Maior visibilidade;
  • Possibilidade de cadastrar produtos e serviços;
  • Possibilidade de receber feedbacks dos clientes;
  • Recurso totalmente gratuito;
  • Propaganda com grande simplicidade.

Através do seguimento fiel aos padrões da estratégia, será possível alcançar essas e muitas outras vantagens com o bom uso da ferramenta.

 

Como as páginas são classificadas?

Tal como os sites padrão são classificados nos resultados de busca do Google, as páginas do Google Meu Negócio também são retratadas nos resultados de busca e no Google Maps.

A diferença aqui é que as classificações das páginas do Google Meu Negócio são direcionadas por fatores específicos da pesquisa local. Os principais fatores, dentre eles, para a classificação das páginas são a relevância, a distância e o destaque.

A relevância está diretamente relacionada ao quão bem uma empresa se encaixa na intenção de buscas do comprador, ainda que ele esteja desejando comprar uma divisória de drywall para sala.

Isso significa que um visitante que pesquisar por colégio infantil integral verá a empresa em questão nos resultados de pesquisa locais, mas quem estiver buscando por um termo muito mais amplo não verá.

De modo natural, a relevância é um fator absurdamente importante para todas as buscas, e o local não é uma exceção.

O segundo fator de classificação local primário usado pela ferramenta é a distância. Naturalmente, nas buscas locais, a menor distância é um dos critérios mais importantes.

Os compradores fazem pesquisas locais em virtude do seu desejo de fazer negócios a uma certa distância. Se a companhia está fora dessa distância, não se deve esperar que haja uma classificação.

O último fator do ranking do Google Meu Negócio é a proeminência. Ela significa a atividade que gira em torno do negócio.

A empresa em questão é integrante da comunidade, com diversos depoimentos, eventos patrocinados, e artigos, e é justamente por isso que as chances de que o seu destaque já seja relativamente alto são grandes.

 

Considerações finais

Através do Google Meu Negócio, as empresas locais podem, cada uma no seu próprio ritmo, se valer do marketing de posicionamento, de acordo com aquilo que é mais conveniente para a sua estratégia.

Por meio do conhecimento aprofundado dos detalhes dessa metodologia, é possível fazer um trabalho de posicionamento em uma empresa que seja bem feito e satisfatório para o empreendedor e seus clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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