Saiba o que é digital branding!

digital branding
Rate this post

O digital branding é a maior prova que se tem nos tempos de hoje que o marketing digital é uma realidade que veio para ficar. Além do mais, esse processo também valida aquele velho argumento de que as empresas que não se digitalizaram irão deixar de existir.

Com isso em mente, é possível afirmar que esse esforço de construir uma autoridade para uma marca no meio online não se trata de um adorno, ou de um esforço secundário, bem como não se trata também de algo que se pode negligenciar.

Seja uma empresa de terceirização de serviços administrativos ou uma startup de contabilidade, não se pode deixar de perceber que todas essas companhias que alcançaram grande destaque no mercado investiram pesado no posicionamento digital.

Posto isso, ainda é possível ir mais além. Todo negócio que se propõe a crescer no seu meio de atuação precisa, de forma inevitável, se esforçar por construir uma identidade própria, de modo muito particular nas redes sociais e na internet como um todo.

É justamente aqui que deve entrar o chamado digital branding, como via eficiente para a construção de uma marca digital. E isso pode e deve ser feito tanto para um açougue que vende pelo Instagram quanto para um serviço de conserto de celular mais próximo.

Por esta razão, e para que seja possível compreender melhor esse conceito de construção de marca digital, este artigo abordará a definição de digital branding, diferenciando-a das outras maneiras habituais de se fazer branding.

Será possível, dessa forma, apontar as diferenças entre ambos os conceitos e os principais elementos dessa abordagem feita no meio digital.

Por fim, e para que seja viável transmitir todas as informações necessárias a respeito do tema, ainda será possível concluir com algumas vantagens que dão importância à abordagem, bem como os principais desafios que devem ser enfrentados.

 

Afinal de contas, o que é branding?

Antes de iniciar no tema do digital branding propriamente dito, é fundamental esclarecer do que se trata esse conceito, e como ele se aplica de forma especificamente digital.

Basicamente, na sua origem, o branding pode ser definido como o trabalho de gestão de uma marca feito com o intuito de torná-la mais popular, mais amada e com uma imagem mais positiva perante seus consumidores.

Através do oferecimento de uma proposta de alto valor, que evidencia a personalidade das marcas, o branding possibilita que elas consigam criar novas conexões com o público que se almeja e nutram relacionamentos frutíferos.

É possível, inclusive, até mesmo dizer que ele faz com que essas personalidades ganhem vida por meio da construção dessa relação com o público, que pode ocorrer até mesmo com uma companhia que faz o serviço de construção de acm fachada residencial.

Em suma, todas as ações de uma corporação retratam um posicionamento dela no mercado e promovem experiências, proporcionando, dessa forma, diferentes impressões, percepções e reações, que juntos constroem a sua reputação.

Por intermédio da administração da marca, o branding é capaz de transmitir valores para que ela possa se impor no mercado.

Com a expressão deles em práticas, ele promove o posicionamento dela e relacionamentos com o seu público, que vai possibilitar a sua boa reputação junto ao mercado, ainda que se trate de uma firma que trabalhe com instalação de rastreador veicular.

 

Em que consiste o digital branding?

Tendo diversos pontos de contato online, tais como sites ou aplicativos, mecanismos de pesquisa, análises online e discussões nas redes sociais, a maioria das decisões são tomadas pelos consumidores depois que eles experimentam a marca no espaço digital.

Segundo apontam os dados da Ironpaper, cerca de 93% das decisões de compra são influenciadas pelas redes sociais.

Desse modo, o digital branding consiste no processo de projeção e construção de uma marca online por meio de sites, apps e mídia social. Por meio dessa abordagem, permite-se que qualquer empresa torne a sua presença conhecida em qualquer lugar.

Isso significa dizer que a estratégia trata de estabelecer a história e a presença de uma marca no meio digital, tática chave para a criação de uma conexão significativa com o público-alvo.

Por esse motivo, o objetivo do digital branding é usar a proposta exclusiva para diferenciar a imagem da companhia da concorrência, ainda que se trate de uma loja que venda controle de acesso informatizado.

Uma vez que já se conhece os propósitos do branding, é necessário colocá-lo no cenário digital, que se baseia em tecnologias, plataformas e ferramentas.

Esses meios afetam o modo como as pessoas vivem, assim como a forma como elas lidam umas com as outras e também com marcas, produtos e serviços.

 

Diferenças e principais elementos de ambos

O branding é um conceito amplo que define o posicionamento de uma marca, isto é, trata-se do processo usado para construir a identidade de um negócio.

É a criação de uma percepção pujante e positiva de uma empresa, dos seus produtos ou serviços na mente do cliente.

Para tanto, são combinados elementos como logotipo, design, declaração de missão e todas as abordagens usadas na publicidade, ainda que se trate de uma empresa que possua portão de garagem com social.

O marketing digital consiste nas atividades destinadas a promover um negócio, com seus produtos ou serviços, por meios digitais, de modo que também se faz necessária a etapa da construção de marca, contida na abordagem do branding.

Se refere à publicidade veiculada por meio de canais digitais, como ferramentas de pesquisa, sites, mídia social, e-mail e aplicativos móveis.

Ademais, essa estratégia, integrando a construção de marcas e a publicidade digital, possui a sua fisionomia própria. São, desse modo, elementos integrantes ao digital branding:

  • Logo da marca;
  • Canais usados;
  • Tom de voz;
  • Modelo de conteúdo;
  • Manual de estilo.

O logotipo de qualquer corporação precisa ser adequado não somente ao perfil da instituição, mas também aos valores e à imagem que é assumida pela marca nos meios digitais.

É imprescindível pensar em uma marca que, além de tudo isso, possa se destacar em meio aos concorrentes no mercado.

Outro aspecto que precisa ser levado em consideração durante o processo de digital branding, é o canal usado para se comunicar com o usuário, mesmo que seja para comercializar itens como um purificador ionizador de água.

As redes sociais que podem proporcionar mais engajamento são justamente aquelas que fazem a diferença, por permitir que os empreendedores encontrem os meios mais adequados para impactar aqueles que eles desejam trazer para o próprio negócio.

Importância, vantagens e desafios

Por fim, é crucial que se deixe muito claro que a estratégia de branding realizada no contexto do marketing digital é muito importante, pelo fato de que uma forte presença digital faz com que os clientes se sintam especialmente envolvidos em um negócio ou produto.

Uma marca bem projetada no mercado instiga o relacionamento com os usuários e permite que a empresa fale diretamente com os consumidores.

Isso é feito por meio de interações diárias nas plataformas que eles já utilizam, ainda que para procurar por coisas como laudo periculosidade eletricista.

Nesse mesmo sentido, as vantagens que essa abordagem proporciona ao médio e longo prazo são as mais diversas, sendo possível mencionar quatro:

  • Aumento do reconhecimento da marca;
  • Fidelização dos clientes;
  • Construção de autoridade;
  • Aumento da credibilidade.

Com os canais digitais, os clientes ganharam muito mais independência. Agora, eles escolhem onde querem estar e o que desejam consumir.

Tudo isso é feito sem ele ter que necessariamente entrar em contato com a empresa para descobrir informações de qualquer item ou serviço. Com um simples clique, ele já consegue saber mais o que precisa.

Esse consumidor mais autônomo também começa a ter uma voz muito mais potente. Se antes ele só podia falar direto com a empresa ou então dar retornos pelo boca a boca, tudo isso ganha uma proporção maior.

Ele se torna um influenciador e, ao pôr as suas opiniões no meio on-line, ele consegue dialogar com outros potenciais clientes em um alcance enorme.

Existe menos controle sobre o que é dito acerca das marcas, logo o processo de compra se prolonga para além dela.

É indispensável construir relacionamentos com os clientes e transformá-los em fãs que irão recomendar e defender o produto ou serviço dessa empresa.

 

Considerações finais

Por meio deste artigo, foi possível considerar de forma mais profunda algumas questões que se referem ao processo de construção de marca de uma empresa no meio digital.

Com o digital branding, todo e qualquer negócio pode se projetar no mercado de uma forma nova, elevando-se, o quanto antes, aos postos mais altos da fama.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Agência de marketing digital em SP , especializada nos mais modernos recursos de marketing digital do mercado. Possui uma equipe altamente gabaritada , com anos de experiência em marketing e marketing digital. Uma equipe que veste a camisa de verdade e está acostumada a buscar resultados surpreendentes para clientes do mais variados segmentos. Marketing Digital para médicos, advogados, pequenas e médias empresas de diversos setores do mercado.

Somos a M.SEO,  a sua agência de marketing Digital de SP.

Conheça nossos Principais serviços:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

whatsapp
Olá Seja bem-vindo!!!
Desenvolvido por agência MSEO
Whatsapp