7 maneiras de ter um bom relacionamento com o seu cliente!

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Ter um bom relacionamento com o seu cliente é fundamental para melhorar a imagem da empresa e fidelizar quem já compra com ela.

Devido a todas as mudanças no comportamento do consumidor moderno, é um erro para as marcas se lembrarem das pessoas apenas na hora de vender. Esse tipo de atitude pode fazer com que o negócio seja trocado por outro a qualquer momento.

Por outro lado, ao construir uma relação sólida para resolver os problemas das pessoas e entregar valor, a marca vai conseguir conquistar clientes fiéis e que vão comprar com ela por muito mais tempo.

Mais do que comprar, os consumidores passam a indicar a empresa para outras pessoas de seu convívio social. Pensando nesse resultado, fica claro que é muito importante ser parceiro dos clientes e ter um diálogo relevante com eles.

O consumidor moderno prefere muito mais comprar com uma marca que já conhece e confia do que ter que procurar outra empresa para adquirir os produtos e serviços necessários.

Pensando nisso, o presente artigo vai mostrar o conceito de relacionamento com o cliente, por que investir nessa prática e mostrar algumas dicas para conquistar esse objetivo.

 

O que é relacionamento com o cliente

Relacionamento com o cliente é uma das vertentes do marketing que mostra o significado de uma conexão permanente entre a organização e os consumidores, considerando todas as interações que acontecem.

A gestão desse relacionamento tem como propósito fidelizar os compradores, manter um vínculo de longo prazo e fazer com que ele se torne defensor e divulgador da marca.

Mas assim como acontece com qualquer outro tipo de relacionamento, uma empresa de controlador de acesso externo precisa estabelecer um diálogo com as pessoas, conhecer suas necessidades e demonstrar reciprocidade.

São ações que ajudam a desenvolver uma gestão de relacionamento eficaz e totalmente capaz de construir uma relação duradoura e saudável.

Uma das ferramentas mais importantes nesse processo é o sistema CRM (Customer Relationship Management), que reúne todos os dados dos compradores, incluindo informações básicas, comportamentos e hábitos.

Por meio dessas informações, diversos departamentos conseguem personalizar a comunicação com os consumidores e estabelecer estratégias que melhoram o relacionamento com cada um deles.

As áreas de marketing, vendas e atendimento podem medir o sucesso do relacionamento com o cliente por meio de indicadores, tais como índice de satisfação e taxa de retenção.

 

Motivos para investir no relacionamento com o cliente

Independentemente do segmento de mercado de uma empresa, para ter sucesso, é fundamental ter clientes e vender os produtos e serviços. Isso mostra a importância do consumidor para o negócio, e ele precisa de atenção e estratégias focadas em suas necessidades.

Quando o indivíduo compra, por exemplo, um cabo para comando elétrico, mais do que um produto de qualidade e preço justo, ele deseja obter boas experiências e interagir com a marca.

Todos esses pontos de contato determinam se o comprador vai continuar ou não com a organização. De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Ovum, 82% dos consumidores desistem de comprar com uma marca quando têm uma experiência negativa.

Por outro lado, quando a experiência é positiva e é possível estabelecer um bom relacionamento entre a companhia e os clientes, as pessoas se aproximam da empresa, se tornam fiéis e ajudam a divulgar seu nome.

Mas para alcançar esse propósito, é muito importante saber como estabelecer um bom relacionamento com os consumidores.

 

Como ter um bom relacionamento com os clientes

Para estabelecer um bom relacionamento com o cliente, a empresa pode investir em diferentes estratégias. Dentre elas estão:

  1. Mostrar que é confiável

Confiança é algo fundamental para fazer a pessoa comprar. Com isso, mostrar para o consumidor que a companhia é confiável e que vai acompanhá-lo mesmo após a compra é essencial.

Uma empresa terceirizada de limpeza deve entender as demandas dos clientes, escutá-los atentamente e procurar maneiras de atender suas necessidades.

Deve-se evitar pressioná-lo a comprar qualquer produto ou serviço, mesmo porque, para fidelizar o consumidor, é necessário investir em um trabalho contínuo antes, durante e depois da compra.

  1. Demonstrar empatia

Demonstrar empatia é algo tão simples, mas, mesmo assim, muitas empresas se esquecem desse detalhe importante. Para se relacionar com os clientes, é necessário pensar neles e não nas vendas que a marca deseja realizar.

Primeiro é necessário saber quais são as necessidades do cliente, como ele gostaria de ser tratado, dentre outros pontos importantes.

O foco não é o discurso da organização ou tentar afirmar a todo momento o quanto ela é maravilhosa. O ideal é entender as demandas do cliente, escutá-lo com atenção e manter o foco em suas necessidades.

Pressioná-lo a comprar é um erro e pode, até mesmo, causar problemas difíceis de resolver. Um coworking perto de mim deve sempre demonstrar empatia e ser agradável com as pessoas.

  1. Conhecer bem o cliente

Para se relacionar bem com as pessoas, é necessário demonstrar o quanto elas são importantes. Isso acontece mostrando que a organização acompanha o que os clientes dizem, que ela entende suas dores e que reconhece outros aspectos, como:

  • Comportamentos;
  • Preferências;
  • Necessidades;
  • Objetivos.

Para de fato ouvir o que as pessoas têm a dizer sobre a marca, é muito importante registrar suas interações e compras para oferecer atendimento personalizado e gerar mais oportunidades de negócios.

  1. Investir em confiança

A confiança é algo muito importante para qualquer negócio e ao investir em relacionamento, é preciso procurar demonstrar o quanto os consumidores são fundamentais para o negócio.

Uma companhia que acompanha de perto o que as pessoas falam sobre ela tem muito mais chances de conquistá-las. Se lembrar de pequenos detalhes, retomar conversas e demonstrar empatia sempre que for possível.

É assim que uma empresa de monitoramento de carros por GPS vai fazer as pessoas confiarem nela, inclusive depois da compra.

  1. Ter agilidade para resolver problemas

As pessoas vivem uma rotina cada vez mais apertada, por isso, procuram soluções imediatas para seus problemas. É necessário prestar atenção aos clientes e não enrolar para resolver seus problemas, pois isso só prolonga a insatisfação.

Criar estratégias que realmente sejam capazes de resolver problemas recorrentes, dessa forma, quando algo mais simples aparecer, vai ficar mais fácil reagir.

Muitas vezes, as empresas se esforçam, mas não conseguem estabelecer uma relação positiva logo no início. Tudo é uma questão de tempo, por isso, cultivar a relação em longo prazo e manter a interação com todos é de grande importância.

Lembre-se de que as pessoas vão entrar em contato com a empresa para solicitar suporte, fazer uma reclamação, esclarecer uma dúvida, dentre outras necessidades.

É papel do negócio estar disposto a ouvir e procurar soluções melhores para os problemas que aparecem. É assim que vai construir uma imagem de credibilidade, demonstrar respeito pelo consumidor e ser respeitado por ele.

  1. Atentar-se aos feedbacks

Para um fabricante de chapa galvanizada, é fundamental escutar com atenção o que as pessoas têm a falar. A opinião do público são indicadores de qualidade fundamentais para fazer melhorias.

Mesmo quando o feedback é negativo, é imprescindível para fazer o negócio crescer. A companhia deve trabalhar com boas práticas de relacionamento com o cliente e ao longo do tempo eles vão confiar mais nela.

Procurar escutar com atenção o que cada um tem a dizer, e caso seja necessário, a companhia deve pedir desculpas e oferecer uma solução para qualquer problema levantado em relação aos produtos e serviços.

Além de ouvi-los, um fabricante de mesa de escritório planejada deve avaliar cada feedback recebido, principalmente dos clientes mais insatisfeitos, e utilizá-los para fazer melhorias e correções.

A crítica deve ser encarada como uma oportunidade de crescimento, pois se os clientes não estão satisfeitos com alguma coisa, é sinal de que chegou o momento de mudar.

  1. Fazer promoções exclusivas

Quando a marca conhece seus compradores e tem um bom relacionamento com eles, sabe exatamente do que eles precisam ou o que desejam. Por exemplo, uma empresa pode perceber que seu cliente precisa de um produto mais simples do que ela oferece.

Para criar boas oportunidades e fechar negócio, a organização pode pedir para as pessoas indicá-la para outros indivíduos e oferecer brindes em troca.

Tudo o que uma empresa de instalação de alarmes comerciais precisa fazer é oferecer algo que seja realmente útil para o comprador, por exemplo, uma caneca com o logotipo da marca.

 

Considerações finais

Assim como os colaboradores, os clientes também precisam de estímulo para se sentirem satisfeitos com a empresa, seus produtos e serviços.

Para conquistar pessoas e fazer com que elas comprem mais vezes, nada melhor do que estabelecer um bom relacionamento com elas.

Ao longo do tempo, as vendas aumentam, a marca conquista credibilidade e se torna totalmente capaz de atender às necessidades dos consumidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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