7 dicas fundamentais sobre Marketing Digital para Médicos

7 Dicas Fundamentais Sobre Marketing Digital para Médicos

Se você é médico e está se perguntando sobre quais formas pode utilizar para melhorar o marketing do seu consultório e aumentar sua exposição na internet, esse conteúdo exclusivo é perfeito para você!

Separamos 7 dicas de Marketing Digital que realizamos em seu projeto, explorando diversos canais para ocupar a sua agenda.

Vamos ao que interessa:

Marketing Digital nada mais é do que um conjunto de práticas de marketing feitas na Internet para divulgar um negócio, produto ou serviço. Existem várias ações que podem ser realizadas a fim de gerar bons resultados utilizando o meio digital e suas possibilidades.

Antes de entrar mais a fundo nessas informações é importante ressaltarmos alguns pontos que diferenciam o Marketing Digital do Marketing Convencional

Diferenças do Marketing Digital para o Tradicional

As principais diferenças do marketing digital para o marketing tradicional são:

  • Utilizando-se das ferramentas que a Internet dispõe você pode controlar detalhadamente cada centavo investido;
  • Você pode segmentar, ou seja, escolher o seu público de forma bem específica;
  • Você consegue mensurar o que investiu e qual foi o retorno do investimento feito;

Você deve estar se perguntando: Então quais são as formas de divulgar meu consultório ou minha especialidade na internet?

Essas são algumas das nossas dicas:

DICA Nº1 – Ter um site

Um site pode ser uma poderosa ferramenta de captura de pacientes, agendamentos e exposição do seu nome, trazendo maior autoridade dentro da sua especialidade.

>(Desde que seja bem planejado e estrategicamente estruturado)

Por quê isso?

É simples. Ter um site por ter, sem as informações adequadas, inseridas no lugar certo, um site bagunçado, antiquado, que não fique bem na visualização por celular, É A MESMA COISA QUE NÃO TER!

Para um site ser considerado bem estruturado ele precisa:

  • Ter fácil navegação;
  • Ser intuitivo;
  • Estar com todas as informações importantes em fácil acesso;
  • Mostrar as informações de contato de forma bem clara;
  • Ser responsivo, isto é, adaptar-se a qualquer tipo de dispositivo da melhor forma possível;
  • Transmitir uma leitura agradável do conteúdo, seja pela fluidez do texto, seja pelo tamanho ou tipo das fontes;
  • Ter ferramentas de captura atrativas para obter o contato do possível paciente;
  • Gerar uma experiência que surpreenda seu usuário através da qualidade do conteúdo;
  • Agregar valor ao seu visitante;
  • Estar conectado a ferramentas que possam medir seu desempenho como Google Analytics, por exemplo;

Dica Megaplus da M.SEO para o seu site:

  • Ter uma URL {domínio do site} amigável, ou seja, que cite a principal palavra-chave do que você faz, da sua especialidade, isso vai colaborar para um melhor desempenho nos motores de busca como Google.

DICA Nº 2 – Você precisa que seu site tenha SEO (Otimização para o Google)

Você já ouviu falar em SEO? SEO é uma sigla usada para Search Engine Optimization ou simplesmente otimização do site para os motores de busca como BING, Yahoo e principalmente o Google.

Tudo acontece no Google. A cada minuto, milhares de pesquisas são feitas em busca de informações sobre saúde, consultas médicas, sintomas, tipos de tratamentos e quais especialistas são os mais indicados.

Ter um site que não aparece no Google é a mesma coisa que ter uma linda loja no 16º andar da avenida paulista: Quase NINGUÉM VAI VER!

Você sabe que quase ninguém passa da 3ª página do Google para encontrar um produto ou serviço. Nem você!

E isso ainda não é o pior: Você pode nem sequer aparecer no Google em nenhuma página se seu site não estiver configurado corretamente.

Mas caso esteja, é fundamental que ele aparece bem posicionado nos resultados da chamada BUSCA ORGÂNICA.

Você sabe o que é resultado orgânico no Google. Veja um exemplo abaixo ao buscar o termo “ortopedista do joelho”:

Na parte de cima dos resultados aqueles que apareceram de correntes de anúncios, vide item 3 das nossas dicas, nos resultados seguintes aparecem os resultados orgânicos. Ambos são importantes, porém estatisticamente os resultados orgânicos possuem uma taxa de cliques qualificados maior com relação aos resultados pagos, que estão marcamos como anúncio. Ou seja, quanto mais qualificado for o clique maior potencial tem aquele usuário de se tornar um possível paciente/cliente.

Estudos dizem que as pessoas tendem a ter uma percepção de que os resultados que NÃO PAGAM ou seja não estão marcados como ANÚNCIOS estão naquela posição, aparecendo primeiro, porque são mais completos e tem maior AUTORIDADE sobre o que dizem.

Devo fazer os 2? Sim, eles se complementam, além do que os anúncios do próximo item aparecem mais rápido de geram retorno mais rápido também, enquanto o SEO requer pelo menos de 3-6 meses para ter desempenho satisfatório. Resumindo: Ter as duas coisas é SUCESSO!

Masss não adianta ter um site com bonito. O seu site precisa estar perfeito para os motores de busca do Google e as técnicas de SEO são fundamentais para levar o seu nome para os primeiros resultados de pesquisa orgânica.

O que precisa para o Google posicionar melhor meu site em relação ao concorrente?

São muitas as diretrizes requeridas para que o Google ‘enxergue’ seu site com melhores olhos.

Alguns deles são:

  • Autoridade do domínio
  • Relevância das palavras chave inseridas nos conteúdos de texto
  • Velocidade do carregamento do site
  • Adaptabilidade à todos os dispositivos e telas
  • Layout e experiência do usuário dentro do site
  • Estrutura amigável
  • Excelência na codificação
  • Instalação de plug-ins
  • Configurações em ferramentas do Google como Google Search Console

E muito mas muito mais ..

DICA Nº 3 - ANÚNCIOS NO GOOGLE ADWORDS

O Google Adwords é a forma mais rápida de obter contato de possíveis pacientes. Através da plataforma do Google, realizamos a divulgação de procedimentos para o público segmentado e com grande potencial para agendar consultas e realizar tratamentos. Tudo isso em formato de anúncios como mostrou a figura acima. Esta é a forma mais rápida de retorno para o seu trabalho.

Falando bem simplificadamente, o Google Ads trabalha da seguinte forma,:

Você investe um determinado valor, a seu critério*, comprando um saldo mensal ou semanal (isso varia de acordo com a forma como cada agência certificada Google trabalha). Esse saldo pode ser comprado através de boleto ou cartão de crédito. A partir do momento em que você tem esse saldo disponível no Google, os seus anúncios podem ser veiculados.

Um analista de marketing digital vai criar esses anúncios usando os textos de forma mais adequada e persuasiva, sempre se atentando as regras definidas pelo conselho da classe, de forma a estimular o usuário de internet que está pesquisando a clicar.

Quando a pessoa clicar um valor será debitado do seu saldo adquirido previamente.

Qual valor é debitado por cada clique?

Isso é o que chamamos de CPC ou Custo por Clique e ele varia de acordo com q palavra chave usada no ato da busca feita pelo usuário. O Google trabalha como um leilão atribuindo a cada palavra inserida nos seus anúncios um determinado valor variável.

DICA N0 4 - BLOG COM CONTEÚDO ESPECIALIZADO

Você já deve ter visto algum site com uma página de blog dicas de saúde, informações sobre doenças e tratamentos. O blog é fundamental para as estratégias de SEO, quanto mais assuntos e palavras-chave sobre o seu segmento, melhor será a sua autoridade no mundo digital e mais rápido o seu site estará nas primeiras posições do Google. Não adianta ter diversos conteúdos, é preciso ter o melhor conteúdo! Temos um time de especialistas em conteúdos sobre saúde que vão transformar a comunicação com os seus pacientes e potenciais pacientes.

Além disso, é extremamente importante para uma estratégia diferenciada de criação de um post para o blog escolher temas que tenham volume de busca no Google. Quanto mais busca, mais pessoas interessadas e consequentemente vai ajudar o seu site a se posicionar melhor e levar mais visitantes qualificados para o seu site.

DICA Nº 5 - USO DAS REDES SOCIAIS PARA SUA MARCA (BRANDING)

As redes sociais para negócio são hoje sem dúvida a forma mais assertiva para que um público específico seja impactado por uma determinada informação/divulgação. Plataformas como Facebook ou Instagram carregam consigo uma infinidade de informações de seus usuários que quando cruzadas de forma inteligente encontram exatamente quem você precisa encontrar: O SEU POTENCIAL PACIENTE. Com o exato perfil que você pretende atender.

Algumas considerações importantes para REDES SOCIAIS PARA MÉDICOS E CONSULTÓRIOS:

  • Estar alinhado às práticas recomendadas pelo conselho e demais órgãos reguladores.
  • Ter um visual clean ao mesmo tempo acolhedor
  • Trazer conteúdo que agregue valor
  • Procurar falar mais na solução do que no problema em si
  • Utilizar imagens que tragam credibilidade e conforto
  • Usar hashtags para segmentar seu alcance
  • Comunicar-se de forma direta com seu público-alvo
  • Utilizar stories e seu enorme potencial
  • Criar anúncios dentro do Facebook e Instagram e explorar ao máximo as inúmeras possibilidades de segmentação, gênero, idade, dados demográficos, localização e interesses dos usuários nas redes que você quer impactar. Os anúncios são a melhor forma de encontrar quem ainda não é seguidor da sua página e proporcionar conhecimento sobre o que você faz atraindo seu público e pacientes em potencial.

Anúncios são diferentes de postagens.

Posts aparecem na timeline das sua página enquanto os anúncios só vão aparecer para o público escolhido através de um uma plataforma chamada Gerenciador de Anúncios do Facebook. Essa plataforma oferece N configurações diferentes e cada com um determinado grau de complexidade e opções de segmentação e otimização. Assim como citado no Item 3 em Anúncios no Google Ads você também compra um saldo através de boleto bancário ou cartão de crédito, mas dessa vez junto ao Facebook Ads e o utiliza de forma sistemática criando anúncios para aparecem no Face ou Instagram do seu perfil ideal de paciente.

Diferente do Google Ads esses anúncios utilizam imagens únicas ou imagens em carrossel, ou mesmo vídeos e carregam consigo um botão que pode tanto levar para um site específico como conectar diretamente a um Whatsapp (veja a próxima dica 06 – Uso do Whatsapp) ou até mesmo gerar uma lista de interessados (leads) que pode ser baixada em cvs ou xls (arquivos de excel) em planilhas.

São muitas as opções que essa rica ferramenta oferece para Marketing Digital para Médicos e Consultórios.

DICA Nº 6 - USO DO WHATS APP COMO FERRAMENTA DE NEGÓCIO

Ninguém desgruda desse aplicativo que tomou conta do mundo nos últimos anos. Além de ser gratuito, é a ferramenta mais funcional para estabelecer contatos.

Use o WhatsApp como ferramenta de negócios também para sua clínica, tanto para agenda, quanto para dúvidas sobre valores, procedimentos e comunicação sobre datas específicas e novidades!

DICA Nº 7 – Monitoramento e desempenho

Agora que você já tem um site, utiliza técnicas de SEO, redes sociais e anúncios do Google, é preciso monitorar os resultados para determinar os próximos passos. Deixe tudo isso nas mãos de uma agência especialista.

Já que você tem um site, uma rede social, anuncia seus procedimentos, nada mais adequado que monitorar os resultados. Sites gratuitos como o Google Analytics, por exemplo, cumprem essa função com maestria reunindo as informações valiosas para análise e insights novamente cirúrgicos.

Somos uma agência especializada em Marketing Digital para Médicos e além de ter vasta experiência nesse mercado com profissionais de bagagem atendemos de forma totalmente customizada, com atenção total ao seu projeto. Você terá acesso a todas as informações e orientações e um gestor totalmente focado no seu site.

Temos muitas outras dicas e ações estratégicas aqui na agência que podem colaborar e muito para aumentar o volume de pacientes do seu consultório ou agendamento de consultas e cirurgias. Tais como: Criação do Google Meu Negócio, Remarketing (popularmente conhecido como anúncio que persegue na internet após uma determinada busca), disparos de e-mails marketing inteligentes, e muito mais.

Fale com especialista M.SEO e descubra as melhores formas de obter o resultado esperado através das dicas acima.

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