Saiba como o engajamento pode impactar nas suas vendas

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A partir do desenvolvimento de uma série de estratégias dentro do mercado, o engajamento passou a ser tratado como um dos recursos mais importantes para que uma empresa pudesse começar a vender mais.

Esse é um fator bastante importante e que precisa ser considerado dentro de toda sua complexidade, uma vez que não há como pensar em um mercado que consiga abarcar uma quantidade grande de vendas sem pensar no engajamento do cliente.

Há, nesse caso, um fundamento que existe desde o começo das relações comerciais, mas que foi ganhando cada vez mais qualidade com o passar dos anos, o que vem a ser um fator decisivo para o crescimento de qualquer marca.

Com o surgimento das dinâmicas industriais, esse fator foi ganhando um viés cada vez mais estratégico, o que foi importante para a afirmação de alguns recursos que foram sendo construídos pelas empresas.

O primeiro elemento que passou a pensar no engajamento como uma forma de gerar mais vendas foi, justamente, o marketing, criando uma série de possibilidades essenciais para o desenvolvimento das empresas.

A partir da presença cada vez mais massiva das mídias na vida das pessoas, foi se tornando comum que houvesse um investimento cada vez maior em comunicações que desse conta desse tipo de recurso.

Esse foi um ponto bastante importante, que ajudou a originar alguns dos pontos mais utilizados, inclusive, nos dias de hoje, como é o caso da publicidade e seus derivados midiáticos.

Engajamento e marketing: um histórico

Diante dessas considerações, é importante entender que o marketing foi uma ferramenta que demorou um pouco para se tornar algo realmente estudado e que produziu resultados a partir de uma ciência mais estruturada.

Foi na década de 1950 que o grande estudioso da área, Philip Kotler, passou a entender quais eram as dinâmicas mais importantes propostas dentro desse setor e, assim, algumas considerações sobre o engajamento das empresas passaram a ser feitas.

De um ponto de vista mais inicial, antes mesmo dos estudos do Kotler, o marketing teve um papel fundamental na criação de uma sociedade de consumo que conseguiria se voltar para uma lógica industrial de vida.

Dado o seu sucesso, foi formulado um conceito que, a partir do começo da segunda metade do século XX, passou a ser um elemento utilizado por quase todas as empresas que estavam procurando destaque: o marketing 1.0.

Essa é uma estratégia que tinha como base a criação de comunicações estratégicas que pudessem, dentro de uma cobertura cada vez maior, fazer com que o público tomasse conhecimento e, eventualmente, criasse um desejo de consumir algo.

Isso poderia ser pensado a partir de uma série de elementos, como é o caso de um anúncio em uma revista a respeito de uma venda de cobertura de garagem com telha sanduíche para um público mais segmentado.

No entanto, é preciso entender que, apesar de uma estratégia ter uma relação boa com o seu mercado, por vezes, ela teria um caráter apenas de apresentação, sem gerar interação e, portanto, com engajamento baixo.

Já nos anos 90, esse foi um fator que mudou bastante, uma vez que foi se tornando, cada vez mais, importante que as empresas investissem em mecanismos de pesquisa que dessem alguma dimensão de como elevar o engajamento.

Isso aconteceu, principalmente, por conta das dinâmicas digitais que estavam surgindo naquele período, o que já apontava para uma demanda cada vez maior do cliente como um elemento central de engajamento.

Isso, inclusive, é o que garante, por exemplo, uma interação bastante sólida dos usuários com um conteúdo produzido por uma clínica especializada em terapia de integração sensorial de Ayres, elevando as chances de haver uma consideração sobre esse método.

Engajamento no mundo digital

Pensar no marketing 2.0, proposto nos anos 90, não é nem de perto ter a dimensão do que veio a se tornar o marketing nos dias de hoje, uma vez que o engajamento e as interações ganharam alguns desdobramentos essenciais.

O consumo mudou de forma drástica, o que fez com que as estratégias tivessem que ganhar novos formatos, levando as empresas a terem que garantir alguns pontos de interações que foram essenciais.

Hoje em dia, por sua vez, é muito frequente a busca por algum tipo de consumo no mundo digital antes mesmo que ele seja considerado de forma física, o que demonstra o desenvolvimento de um novo perfil de compra.

Esse é um elemento que mostra, que, no momento em que um cliente identifica uma necessidade de contratar um projeto ar condicionado hospitalar, ele buscará pesquisar isso em uma plataforma digital.

Esse é um fator que facilita na hora das empresas se apresentarem de forma qualificada dentro de seu mercado e, também, ajuda a orientar algumas lógicas de engajamento, principalmente através das redes sociais.

Há, nesse caso, alguns padrões que são bastante importantes e que precisam ser percebidos de forma bastante elaborada dentro de todos esses contextos de interações com o mercado.

O que é engajamento?

Diante desse histórico, torna-se mais fácil entender a respeito da importância do engajamento, mas é essencial saber quais são as suas denominações e como ele pode virar um ponto estratégico.

O engajamento, nesse caso, é um elemento que tem a ver com a qualificação das relações de uma empresa com seus clientes, seja através do mundo presencial ou digital.

Esse é um fator importante que pode incidir em uma lógica de vendas mais acentuada, como é o caso de uma elaboração a respeito de um engajamento que busque, justamente, esse fim.

O engajamento de vendas, portanto, é uma estratégia que visa criar artifícios que podem fazer do cliente um agente iniciador de uma relação que pode se transformar em um crescimento importante.

Isso pode acontecer a partir de uma promoção de uma gráfica para flyer aniversario até, em outras instâncias, o que pode ser um fator que atrai o engajamento dos clientes nesse caso.

A importância do engajamento para vendas

O engajamento, como é possível ver, acaba sendo um dos elementos mais importante para as empresas, principalmente, dentro do mundo digital, o que pode ser um fator essencial para o crescimento dentro dessa área.

Pode-se pensar, portanto, em uma página de um aplicativo de delivery de uma cozinheira residencial que possui muitas avaliações e comentários, essa empresa pode fazer desse engajamento uma porta de entrada para que outras pessoas consumam ali.

Diante disso, é possível pensar em alguns benefícios que esse mercado pode trazer do ponto de vista das vendas:

  • Mais seguidores nas redes;
  • Elevação da confiança;
  • Aumento de leads;
  • Aumento de conversão.

Todos esses pontos são essenciais e precisam ser levados em consideração, garantindo, assim, algumas frentes de atuação que são essenciais.

Engajamento e vendas: estratégias

Com base em todos esses pontos, é essencial que haja uma compreensão bastante sólida a respeito das estratégias a serem desenvolvidas para que haja uma elevação a respeito desses elementos.

Assim, por exemplo, ao buscar a elevação de vendas de toldo para frente de loja, é possível que alguns passos sejam dados.

Produzir conteúdos

O marketing de conteúdo é, portanto, um dos grandes pontos que podem interagir de forma definitiva com o engajamento, já que ele consegue fazer com que os clientes entrem em uma lógica de comunicação bastante qualificada a partir de suas zonas de interesses.

Nesse caso, é fundamental entender como esses conteúdos precisam ser produzidos para que, assim, eles possam gerar uma lógica de compartilhamentos cada vez mais sólidos.

Qualificar leads

Atrair leads é, de fato, um dos pontos mais importantes para qualquer empresa, mas, para que o engajamento seja bem-feito, é essencial que haja uma percepção a respeito de sua qualificação.

Isso porque não há como pensar em uma dinâmica de engajamento sem que ele considere alguns recursos importantes do ponto de vista de vendas.

Ou seja, quanto mais segmentada for a abordagem de um setor na hora que o cliente busca por contato de fábrica portão de ferro, maior será a capacidade que essa empresa terá de fazer com que ele consuma.

Focar na experiência

Que o produto ou o serviço precisa ser bom todo mundo sabe, mas é importante que haja uma percepção a respeito de como a experiência pode ajudar a qualificar todas essas instâncias.

Esse é um fator bastante importante, uma vez que vai envolver desde o site da empresa até o atendimento que ela propõe para que uma venda aconteça.

Há, nesse caso, um ponto que acaba sendo essencial, uma vez que uma loja de materiais de construção que vende pressurizador de água residencial pode garantir algumas outras vendas a partir do engajamento.

Considerações finais

O engajamento sempre foi um fator decisivo na hora de elevar as vendas dentro de um determinado setor.

Por esse motivo, é importante que haja uma orientação dentro das ferramentas de cada época para esse tipo de orientação.

Desta forma, é possível que as empresas consigam vender mais e criar uma lógica de crescimento cada vez mais ampla.

Esses são pontos essenciais que precisam ser considerados para que haja um crescimento cada vez mais sólido dentro das mais diversas dinâmicas de vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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