O marketing 4.0 está relacionado à revolução digital pela qual as empresas estão passando. Antigamente, investir em anúncios de TV, revistas e jornais para conquistar os clientes era o suficiente, mas isso mudou.
As organizações precisam construir uma boa presença digital, e isso se deve às novas tecnologias e mudanças no comportamento dos consumidores. Eles vivenciam a transformação digital no dia a dia e precisam de uma nova abordagem de marketing.
Mas essas mudanças não se tratam apenas de criar um perfil institucional no Facebook ou em qualquer outra rede social, tampouco se limita ao envio de e-mails. Para implementar o marketing 4.0, é necessário trabalhar uma mudança profunda.
Mais do que adotar as ferramentas que estão no auge, a empresa precisa fazer uma mudança em sua mentalidade e entender que precisa acompanhar o que acontece no mercado e na sociedade como um todo.
A inclusão social está em alta, assim como as barreiras geográficas e demográficas são praticamente inexistentes. Da mesma forma, as decisões de poder verticais estão diminuindo, enquanto a competitividade entre os pequenos negócios aumenta.
Este texto vai explicar os objetivos do marketing 4.0, como contribui com a sustentabilidade e responsabilidade social, de que maneira gera valor para os clientes e como pode fortalecer a marca e a reputação da empresa.
Índice
Um dos objetivos do marketing 4.0 é entender como o cliente decide comprar um produto ou serviço, por isso, diversas ferramentas surgiram ao longo do tempo, como as de automação e o CRM.
Ele também ajuda a empresa a atender as demandas crescentes, levando em conta as características da persona e o fato de que os consumidores estão cada vez mais conectados.
Um chaveiro especializado em copia chave multiponto precisa estar em todas as redes sociais, como:
A empresa também deve criar conteúdos relevantes para estreitar os laços com o público, e com o marketing 4.0, consegue atender essas necessidades.
Essa evolução do marketing também ajuda as organizações a implementarem uma estratégia omnichannel, ou seja, construir uma presença e um atendimento de qualidade em diferentes canais.
Isso é imprescindível porque a jornada de compra não é linear e houve muitas mudanças nos padrões de consumo. O cliente moderno quer ter a liberdade de escolher como vai comprar, seja na loja física ou digital.
Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento realizado pela CNDL/SPC Brasil, 91% dos internautas fizeram compras pela internet em 2020 e esse comportamento está cada vez mais comum.
O marketing 4.0 colabora com a sustentabilidade e a responsabilidade social do negócio. Isso é importante porque o mercado não se importa com o que a empresa diz, mas com aquilo que ela faz.
No que diz respeito ao meio ambiente e sustentabilidade, um negócio especializado em fechamento lateral em madeira precisa investir em estratégias que vão influenciar de maneira positiva as decisões de compra dos consumidores.
Suas ações são essenciais porque as pessoas estão cada vez mais atentas ao modo como as marcas se comportam em relação ao meio ambiente e à sociedade.
Por meio do marketing 4.0, fica mais fácil disseminar as ações da empresa em termos de sustentabilidade e responsabilidade social, nas principais plataformas e aplicativos usados pelos consumidores.
Como o marketing 4.0 gera valor para os clientes?
O marketing 4.0 consegue gerar valor para os clientes porque o primeiro passo para implementá-lo é definir o público alvo da marca. A intenção é compreender o comportamento e o perfil das pessoas, canais que mais utilizam e seus modos de interação.
A comunicação com as marcas pode acontecer por meio de aplicativos de mensagens, redes sociais e outros recursos que agilizam o suporte e a resolução de problemas.
Por meio dos recursos certos de comunicação e conexão, uma loja de compressor Schulz usado consegue fidelizar os compradores e oferecer uma experiência positiva em todos os pontos da jornada de compra.
As pessoas também se conscientizam sobre os produtos e serviços oferecidos e de que maneira podem ajudar a resolver problemas e atender às necessidades do cotidiano.
Quando as pessoas estão cientes sobre esses aspectos, fica mais fácil atraí-las e estabelecer um diálogo para construir um relacionamento promissor.
Só depois de todo esse contato é que a equipe de vendas entra em ação para persuadir o cliente e convencê-lo a adquirir a solução.
Todo o processo é voltado para as necessidades individuais dos consumidores, por isso, a empresa consegue oferecer exatamente aquilo que essas pessoas precisam, o que aumenta o nível de satisfação.
Isso acontece porque o marketing 4.0 é voltado para as necessidades dos consumidores, de modo que as organizações se comuniquem com quem realmente pode se beneficiar com suas ofertas.
Consequentemente, um fabricante de letreiro luminoso para fachada vai aumentar o nível de satisfação de seus compradores, com produtos certeiros feitos de acordo com suas expectativas.
O marketing 4.0 consegue fortalecer a marca e a reputação da empresa porque ela consegue entender perfeitamente o comportamento do consumidor no ambiente digital.
A partir disso, as organizações começam a trabalhar com estratégias que envolvem os consumidores e estabelecem um diálogo com eles. Também conseguem mostrar que compreendem suas necessidades e preferências, e o quanto podem mudar.
Essa facilidade se deve à análise de dados que ajuda a compreender e atender às expectativas dos consumidores com mais eficácia.
Todas as ações ajudam a construir uma marca mais sólida, e isso é fundamental porque os negócios não podem mais depender apenas das estratégias publicitárias tradicionais.
O consumidor moderno não está preocupado apenas com preço e qualidade, mas também com os valores, a responsabilidade social e a transparência da companhia.
Se uma pessoa precisa comprar uma divisória de ambiente de correr , é possível notar a preferência por fazer negócios com marcas com as quais compartilha os mesmos valores.
Além disso, existe uma forte necessidade por parte dos consumidores de se conectar com as marcas e estabelecer relacionamentos de longo prazo.
Por reconhecer a necessidade de estabelecer estratégias multicanais, uma vez que os usuários interagem com as organizações por meio de diferentes plataformas, ele acaba por oferecer maneiras de tornar a experiência do consumidor mais consistente.
Diante de tudo isso, é correto afirmar que o marketing 4.0 é uma verdadeira mudança de paradigma que se deve à era digital e ao foco no consumidor.
Para usufruir de seus benefícios e facilidades, tudo o que a empresa precisa fazer é compreender o comportamento do consumidor e envolvê-los em um relacionamento autêntico e duradouro.
É dessa forma que um fabricante de parede divisoria para banheiro vai adotar uma abordagem centrada no cliente e com resultados que favorecem sua imagem e as necessidades do público.
Um dos maiores desafios do marketing 4.0 é encarar um novo cenário competitivo e superar tudo o que envolve o relacionamento da marca com o cliente. É necessário entender que o foco não é somente o produto, mas aquilo que o público espera.
Além disso, não é fácil chamar a atenção das pessoas na internet e conquistar um público bem engajado, tendo em vista a quantidade de conteúdos e empresas que estão disputando o mesmo espaço.
Alguns empreendedores ainda não compreendem que já não existe mais uma separação entre mundo offline e virtual, por isso, é essencial saber usar a tecnologia a favor da marca.
Um fabricante de forro de gesso rebaixado precisa dominar diversas plataformas de consumo online e de divulgação, como o e-commerce, site institucional, redes sociais, entre outras.
É fundamental saber produzir conteúdo, compreender as necessidades do público e fazer recomendações de acordo com suas expectativas, afinal, o comportamento das pessoas é cada vez mais moldado pela tecnologia.
Também não é tão simples entender a necessidade de focar no ser humano e no futuro do mercado, principalmente porque as mudanças são muito rápidas.
Mas da mesma forma como o comportamento das pessoas mudam rapidamente, o processo produtivo das organizações precisa acompanhá-lo.
Ao trabalhar suas campanhas, uma empresa de colocação de divisórias precisa se voltar para sua audiência e compreender os impactos no modelo de consumo, principalmente em relação ao Google, redes sociais e negócios digitais.
Em outras palavras, é preciso se organizar para estar presente em todos esses canais e atender o consumidor moderno da forma como ele espera.
As novas tecnologias estão trazendo muitas mudanças para o perfil do consumidor e para as estratégias de marketing das empresas.
Elas precisam estar constantemente atualizadas para adequar seus processos e manter o nível de competitividade com seus concorrentes.
O marketing 4.0 reúne todas as ferramentas e conhecimentos necessários para que qualquer tipo de negócio possa alcançar seus objetivos e crescer.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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