Reputação Digital Online: Proteja sua marca ou o seu nome de resultados negativos no Google
Construir uma boa reputação para o seu negócio não é mais uma tarefa exclusiva do seu time de assessoria. Quem decide hoje se a sua marca é adorada ou odiada é o seu consumidor. E aí, uma reputação com anos de investimento para ser construída pode ir por água abaixo em questão de segundos.
Nenhuma marca ou pessoa está imune a reclamações e críticas. Isso não só pode, mas deve ser visto como uma oportunidade de melhoria. Mas o que estamos falando aqui é de reputação digital. Isso está muito além de consumidores infelizes, pois os ataques podem vir de todos os lados: uma concorrência desleal, um ex-funcionário ou até mesmo de uma acusação infundada – afinal, sabemos, se está no Google é “verdade”.
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Google. Toda a internet gira em torno dele. Todos os negócios online giram em torno dele. Visitas orgânicas. Porém poucos sabem que visita orgânica está intrinsecamente ligada à um fator chave: CREDIBILIDADE. É a reputação, a confiança, a autoridade, a CREDIBILIDADE que leva o seu produto ou serviço para a primeira página do Google.
Se a internet gira em torno dos mecanismos de busca, podemos concluir então que otimizar um site para esses buscadores é vital, concorda? SEO (Otimização para Mecanismos de Busca, em português) vem cada vez mais se tornando uma questão crítica para as empresas. Assim como a reputação da sua marca ou do seu nome podem levar anos para serem construídas, o efeito de um único resultado negativo também pode durar anos.
É por isso que muitas empresas estão contratando especialistas em SEO, pois além da possibilidade de mais visibilidade e credibilidade, empresas e pessoas estão ao mesmo tempo cuidando da sua reputação e da sua integridade. E quando falamos em reputação digital, precisamos falar sobre SEO reverso, uma ferramenta poderosa para “consertar” a credibilidade da sua empresa ou do seu nome na internet.
Ao invés de posicionarmos as páginas do seu site na primeira página do Google, o SEO reverso faz… o contrário: ele “rebaixa” resultados negativos de outros sites. Um conjunto de técnicas e estratégias cujo objetivo é levar esses resultados ruins para a segunda página do Google (onde ninguém acessa).
O mercado brasileiro ainda não é tão familiarizado com este tipo de serviço, mas ele é altamente requisitado em mercados mais desenvolvidos e concorridos, como nos EUA:
“Celebridades, pessoas de negócios e vítimas de ciberbullying procuram em segredo a edição virtual de suas vidas. Desembolsam de US$ 1.000 a US$ 3 mil por mês pelo serviço.” (Fonte: Época)
O SEO reverso é parte fundamental de uma estratégia inteligente de gerenciamento de reputação online (ORM, na sigla em inglês). Uma campanha de SEO reverso deve envolver, por exemplo:
Gerenciamento de Reputação Digital Online e SEO reverso devem andar de mãos dadas. Na matéria do link acima, notamos um comportamento muito comum. A grande maioria das empresas ou pessoas procuram por este serviço após sua credibilidade já estar comprometida. Esta é uma aproximação reativa ao problema e não preventiva.
Sua marca ou o seu nome podem proteger-se de resultados negativos criando conteúdo relevante, positivo e, principalmente, exposição contínua para garantir a sua integridade e cuidar para que nenhum resultado ruim chegue à primeira página do Google.
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