Quando você quer comprar algo pela internet e não conhece a empresa que oferece o produto, quais são as suas primeiras ações? Pesquisar, certo? Você vai atrás da avaliação de outros consumidores, dos comentários deixados por eles, busca a empresa em sites especializados em reclamações e por aí vai. Pois saiba que você não é o único. Pesquisa recente divulgada pela BrightLocal mostra que 86% dos consumidores digitais leem resenhas de outros clientes antes de fechar negócio. Quando analisamos o público entre 18 e 34 anos, esse índice salta para 95%. Isso só reforça a importância da reputação digital da empresa na captação de clientes. Mas o que é reputação digital e como cuidar da reputação de sua empresa?
Índice
Reputação digital é a maneira como a imagem de sua marca é percebida pelo público à partir de fatores que envolvem ações da empresa, de outros clientes e até da mídia. Trabalhar a reputação digital significa monitorar constantemente as informações sobre a empresa que são postadas por clientes ou pela mídia e traçar estratégias a partir dessa análise.
Pode demorar um tempo considerável para que o negócio construa sua reputação digital, mas basta um passo mal planejado para que tudo desmorone. É claro que nenhuma empresa vai agradar a todos e que sempre haverá críticas. Mas o que mais define o sucesso das estratégias de reputação digital é como a empresa lida com as críticas e as converte em oportunidades de negócio. Daí a importância de contar com um especialista em reputação digital assessorando sua empresa.
Não são apenas os clientes que avaliam a reputação digital de uma empresa antes de fechar negócio. O Google também usa as avaliações da empresa para posicioná-la em seu buscador. Empresas mal avaliadas tendem a perder relevância no ranking de buscas e nas buscas orgânicas.
Além disso, a má reputação online de uma empresa tende a ecoar no mundo real e pode trazer prejuízos para empresas que também têm lojas físicas. Por fim, dependendo do tipo de reclamação, a empresa pode até ser autuada pelos órgãos de defesa do consumidor, o que traria prejuízos que vão muito além do financeiro.
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A primeira coisa que uma agência especialista em reputação digital pode fazer pela empresa é criar um plano de reputação digital. No documento constarão todas as estratégias a serem implementadas para melhorar a imagem da marca perante o público online.
disso, o especialista investigará a fundo as críticas dos clientes e mostrará aos gestores quais setores da organização podem ser melhorados visando sanar determinadas críticas. Por fim, o profissional colocará em prática diversas ações para elevar a reputação digital da marca, ações essas que podem envolver diálogo com o público, estratégias de marketing de conteúdo, uso correto das redes sociais e anúncios patrocinados.
Além de garantir que as estratégias estão sendo colocadas em prática e os problemas que geraram insatisfação estão sendo sanados, o especialista em reputação digital passará a incentivar que clientes escrevam resenhas sobre a empresa. Isso é importante porque a pesquisa da BrightLocal mostrou que quase 50% dos consumidores online que tomam decisão de compra à partir de resenhas de outros clientes só levam em consideração resenhas recentes, postadas há menos de 1 mês. Sendo assim, mostrar aos clientes que a empresa incentiva que eles exponham sua opinião também é benéfico para o negócio.
A criação de planos de reputação digital é nova dentro do universo da comunicação digital, por isso não são todas as agências que oferecem o serviço. Na hora de procurar por um local que ofereça o serviço, opte por aquele que tenha experiência na área e saiba como fazer.
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