Marketing médico é algo muito importante para os profissionais da saúde, assim como para clínicas, hospitais, consultórios, entre outros estabelecimentos.
Para colocá-lo em prática, é necessário estar atento ao público e às limitações legais, pois, assim, é possível impactar as pessoas certas, sem ferir as imposições legais do Conselho de Medicina.
O consumidor atual está muito mais exigente e bem informado do que antigamente, e as pessoas também estão muito mais preocupadas com a saúde por conta de sua rotina corrida e o excesso de afazeres.
Quando alguém deseja encontrar um profissional da saúde, costuma procurar no Google, aliás, os usuários também pesquisam sintomas e informações sobre os mais variados quadros.
É justamente aqui que surge uma excelente oportunidade de atrair mais pacientes e fidelizá-los usando boas estratégias de marketing. Mesmo assim, muitos ainda se perguntam se essas ações são realmente necessárias.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, será possível entender o que é marketing médico, sua importância, por que os profissionais precisam investir nele, quais são os principais tipos, suas vantagens e o que é permitido pelo CRM.
Índice
Marketing médico nada mais é do que um conjunto de ações e estratégias com o propósito de entregar valor para os pacientes e futuros pacientes; tanto de profissionais da saúde quanto de estabelecimentos médicos.
A maneira como as clínicas e consultórios divulgam seus serviços não é mais a mesma de antigamente. Anos atrás, o que costumava imperar era a propaganda boca a boca, algo que, mesmo ainda sendo importante, não é a única forma de atrair pessoas.
Assim como no caso de um fabricante de caneta personalizada atacado, os profissionais da saúde podem estar presentes no meio digital, mesmo porque os usuários procuram o que precisam diretamente no Google.
A diferença é que as estratégias precisam ser um pouco mais cuidadosas e trabalhadas de maneira responsável e bem planejada.
Por exemplo, na hora de criar anúncios e conteúdos, é crucial seguir todas as regras do Conselho Federal de Medicina (CFM). Mas antes de prosseguir, também é necessário compreender a importância dessa prática.
Para os profissionais da saúde que já atuam há um bom tempo, a propaganda boca a boca continua sendo uma excelente opção, além dos catálogos de convênio que disponibilizam o contato dos médicos e consultórios.
Só que, atualmente, essas ferramentas não são mais suficientes. Esse mercado também é concorrido, e, como o objetivo é conseguir mais pacientes, é necessário trabalhar com outras estratégias.
Uma delas é a produção de conteúdo relevante que ajuda as pessoas que procuram informações e desejam ter contato direto com um profissional.
Uma empresa de locação de cadeiras para festas também investe em marketing de conteúdo, visto que essa ação ajuda a construir uma imagem positiva e a autoridade da marca no mercado em que atua.
Quando essa ação é bem trabalhada, consegue estreitar a relação entre os profissionais, seus pacientes e futuros pacientes. Eles terão mais confiança e vão reagir melhor aos tratamentos e soluções prescritas.
O consultório vai conseguir mais pacientes, um posicionamento de autoridade e, com isso, vai encontrar oportunidades profissionais.
É claro que o médico precisa ser um profissional com boa formação acadêmica, ser competente, ter suas especializações e saber atender às pessoas de maneira diferenciada.
Tudo isso vai ajudá-lo a fidelizar seus pacientes, mas, para ter a oportunidade de mostrar seus atributos, primeiro é necessário chamar a atenção das pessoas.
Nesse sentido, o marketing digital para médicos é essencial nos dias de hoje e ajuda a criar ações estratégicas bem planejadas, levando os serviços até os pacientes e o consultório, sempre respeitando as normas exigidas.
Assim como um fabricante de placa de eps isopor pode investir em diferentes tipos de marketing, os profissionais da saúde também podem. Dentre eles estão:
Branding nada mais é do que estratégias de marketing que tornam o profissional conhecido em determinada região. O propósito não é vender os serviços, mas fortalecer a marca na região em que atende.
As pessoas vão criar consciência sobre o consultório, e o nome do profissional ou do estabelecimento sempre será a primeira opção.
O marketing de conteúdo, por sua vez, permite que as pessoas confiem mais em seus serviços, e isso acontece porque elas também se identificam com o material.
São textos que podem ser publicados em sites, blogs, textos e vídeos, assim como divulgados de modo offline, por meio de revistas e livros publicados.
Ao longo do tempo, os pacientes percebem que o profissional realmente conhece sua área e se torna um especialista em determinado tratamento ou patologia.
Uma confecção de camisa academia personalizada faz esse investimento para ter o mesmo posicionamento, e, assim como ele é importante para negócios de outros setores, ainda é mais necessário para os profissionais da saúde.
O marketing para médicos também é fundamental para promover o profissional em si, algo que está alinhado ao modo como ele vai aparecer e onde vai aparecer. Pode ser a publicação de um livro, entrevistas e assim por diante.
Por fim, o marketing de relacionamento é indispensável para fidelizar pacientes, visto que o relacionamento entre eles e o médico não deve terminar no consultório.
Basta criar uma lista com os contatos das pessoas atendidas pelo consultório e mantê-las informadas com dicas de saúde e outras informações por e-mail, WhatsApp e outros canais.
Assim como as estratégias de marketing são muito vantajosas para um fabricante de cortina rolo pé direito duplo, também é imprescindível para os profissionais da saúde.
Uma de suas vantagens é a possibilidade de atrair o público ideal por meio de estratégias variadas e de acordo com as análises feitas pela própria clínica.
Caso seja necessário atender a mais de um perfil de paciente, o marketing médico também é muito útil.
Quando bem trabalhado, ajuda a manter as agendas sempre cheias, visto que o público sabe que determinada clínica é capaz de solucionar seu problema.
O estabelecimento vai se posicionar como autoridade, será capaz de gerar uma relação de confiança e ainda vai se sobressair em meio aos concorrentes.
O CFM faz algumas imposições em relação às estratégias de marketing usadas pelos profissionais da saúde. Existem limites éticos que precisam ser considerados, portanto, os profissionais precisam tomar alguns cuidados.
Outros tipos de empresas e profissionais, como no caso de um fabricante de kit de gnv completo, têm mais liberdade para divulgarem seus produtos e serviços, mas no caso de clínicas, hospitais e consultórios, a conversa muda.
É proibido usar expressões que denotem superioridade no objeto de campanha, sugerir que apenas um médico pode fazer o tratamento ou até mesmo a segurar o sucesso de um tratamento.
Também não é permitido usar imagens de pessoas conhecidas mostrando que usaram os serviços, sugerir diagnósticos e tratamentos de maneira genérica e usar imagens impactantes de transformações.
Também não se pode criar mensagens que associam o profissional aos ganhos de autoimagem, tampouco divulgar valores de serviços ou formas de pagamento para conquistar diferencial competitivo.
Por outro lado, assim como no caso de um fabricante de painel acústico, o profissional da saúde pode desenvolver materiais de caráter informativo, respondendo questões pertinentes ao seu público evitando orientações diretas.
São proibidas as estratégias que não sejam orgânicas para captar clientes durante a transmissão de vídeos ao vivo. Por exemplo, ele não pode pedir para as pessoas seguirem suas redes sociais ou o site do consultório.
É permitido divulgar atendimento por meio de teleconsulta, desde que o médico adote um posicionamento adequado. Em outras palavras, deve evitar o sensacionalismo e outras práticas vedadas pela resolução.
Assim como uma empresa de recarga de cartucho para impressora lexmark pode orientar seus clientes por vídeo, o médico também pode fazer a teleconsulta.
Aliás, é necessário divulgar esse tipo de atendimento para facilitar o dia a dia das pessoas, principalmente aquelas que moram em locais muito afastados do consultório.
Com a chegada do marketing digital, os profissionais da saúde encontraram uma excelente oportunidade de divulgar seu atendimento para uma quantidade maior de pessoas.
É perfeitamente possível se comunicar com o público de maneira ética e responsável, levando informação de qualidade e, até mesmo, tornando os serviços mais acessíveis.
Depois de conhecer um pouco mais sobre o assunto, vai ficar mais fácil investir em boas estratégias, atrair mais pacientes e posicionar o estabelecimento médico como uma verdadeira autoridade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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