Se você tem uma empresa ou trabalha com marketing, certamente já se questionou sobre público alvo. Isso se dá, pois entender o cliente é fundamental para o sucesso, seja uma ação, produção de conteúdo ou o lançamento de um novo produto no mercado.
Um jeito facilitador e assertivo para obter grandes resultados é a criação de uma persona, ou seja, definir qual o tipo de cliente se tem, e quais são suas características. Uma ótima maneira para extrair essas informações é utilizar as métricas fornecidas pelo Google Analytics e Facebook. Lá é possível acessar dados como: quem está visitando seu website, querendo saber mais sobre você ou quem clicou através da sua Landing Page.
Índice
São dados reais sobre as principais características do seu cliente. Levando em considerações suas histórias, objetivos, motivações e desafios. Vale lembrar que para a construção de personas, é necessária uma pesquisa fundamentada com dados e não palpites.
Pela semelhança entre conceitos, é comum que haja certa confusão, porém Persona e Público Alvo não são sinônimos!
Deu para compreender a diferença na qualidade da informação?
Ou seja, no Público Alvo abrangemos nossos consumidores, já na persona, criamos a representação do seu cliente ideal. Pensar em uma ação personalizada faz toda diferença em uma estratégia de marketing! Porém, não é necessário limitar-se a só uma persona. Tome cuidado com os exageros, para que a ação não perca o foco.
É importante saber que nem todas as pessoas que visitam seu site são seus compradores, correto? Por isso, é importante focar em grupos de pessoas que se parecem com seus clientes, não somente em visitantes e curiosos. O melhor jeito de conhecer suas personas é conversando com elas. Comunique-se com seus consumidores!
Documente e analise suas entrevistas com cuidado, pois depois de compilado os dados, você encontrará características, problemas, objetivos e dificuldades em comum entre eles. Na maioria das vezes, pessoas similares pertencem à mesma persona. Consequentemente, se você conhecer suas personas, ganhará mais dinheiro atingindo o público certo.
Pense na sua persona como um norte para tudo que será desenvolvido em suas estratégias, pois é este o público que irá interagir e engajar seu conteúdo.
Após a definição das personas, a sua empresa já está pronta para conversar com seus potenciais clientes. Crie estratégias com base na jornada de compra dessas personas, trace desafios e garanta sucesso e reconhecimento.
Agência de marketing digital em SP , especializada nos mais modernos recursos de marketing digital do mercado. Possui uma equipe altamente gabaritada , com anos de experiência em marketing e marketing digital. Uma equipe que veste a camisa de verdade e está acostumada a buscar resultados surpreendentes para clientes do mais variados segmentos. Marketing Digital para médicos, advogados, pequenas e médias empresas de diversos setores do mercado.
Somos a M.SEO, a sua agência de marketing Digital de SP.
Conheça nossos Principais serviços:
Deixe essas rápidas informações abaixo.