Marketing de influência é uma estratégia eficaz?

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Marketing de influência, também famoso como influencer marketing, é um plano que vai funcionar em parceria com criadores de conteúdo independentes, que tenham influência no público que tem simpatia pela empresa. E eles são os influenciadores digitais.

É totalmente possível que um prestador de serviços ou que uma empresa faça esse tipo de parceria. Como uma enfermeira para cuidar de idoso, pode fazer uma parceria com um influenciador ou criador de conteúdo, para que ele indique os seus serviços ao público.

Inclusive, é um dos marketings mais usados na atualidade, no que tange ao mundo digital. As pessoas hoje são facilmente influenciadas pela opinião dos influenciadores, quando elas querem comprar algo, como um uniforme hospital, esperam que um deles opine sobre.

Os negócios necessitam marcar a sua presença nas mídias sociais, pois há um público muito grande, engajado e em constante crescimento. Logo, esse tipo de estratégia é totalmente indispensável para qualquer negócio que tenha a vontade de prosperar mais.

Praticamente todas as empresas grandes têm a sua presença nas redes sociais e de forma muito constante fazem parcerias com influencers.

Então, um negócio que produz alguns tipos de receituário esteticista pode, também, fazer esse tipo de estratégia para o seu marketing.

Segundo um estudo da Qualibest, 76% das pessoas no digital são impactadas por algum tipo de influenciador. É muita coisa, apesar de não parecer. Isso só vai mostrar o poder que essas pessoas têm em influenciar a compra e gerar um comportamento específico.

Por isso, esse assunto é tema de tantos debates e tem chamado a atenção de times de marketing em todo o mundo. O investimento em influencers é uma maneira de ganhar mais clientes com muita facilidade. Isso já é uma verdade na percepção de várias pessoas.

Para aumentar consideravelmente os números de vendas em sua empresa e alcançar clientes de uma forma mais rápida e espontânea, compreender esse assunto é extremamente essencial.

 

Conceito de marketing de influência

O marketing de influência é uma estratégia que foca em contratar pessoas com uma boa credibilidade na internet para divulgar a marca e fazer propaganda. É o caso de uma empresa que faz depilação luz pulsada virilha completa.

Ou seja, é muito semelhante ao que se fazia na era da TV, com atores e atrizes endossando as empresas em anúncios comerciais. Só que o marketing de influência pode ser ainda mais natural e eficaz.

Muitos, provavelmente, já consumiram algum tipo de conteúdo de influencers nas redes sociais. Eles dividem as vidas deles, a rotina e até os aspectos bem mais pessoais, justamente para ter essa conexão mais íntima e eficiente com o público.

Por isso, quando citam alguma marca, é como se eles tivessem intimamente indicando, como se fossem um usuário que acabou de adquirir algo daquele negócio e amou ter a experiência. É o caso de roupas, como um uniforme de empresa social.

Essa naturalidade ativa um aspecto muito essencial quando se fala em publicidade: a confiança. Por um longo tempo, as peças da área procuraram inspirar confiança, o suficiente para fazer com que as pessoas comprassem sem ter dúvidas.

Além de que, por muito tempo, o poder da publicidade e do marketing ficou concentrado em desenvolver algo mais natural, com a linguagem correta.

Todavia, encontrar a linguagem e a tática ideais é muito complicado, pois aquilo sempre era um momento de interrupção para o cliente. Era sempre um anúncio.

O marketing de influência pode fazer a publicidade deixar de ser publicidade, ou ao menos fazer algo bem mais leve. Não é mais a interrupção. É um convite didático.

Como funciona na prática

Os influenciadores digitais são chamados por marcas que tenham algum tipo de ligação com o conteúdo que eles postam e começam a divulgar produtos, ofertas, lançamentos e tudo mais.

Na maioria dos casos, fazem isso em posts criativos e divertidos, com o foco de gerar engajamento e gerar uma ação. Uma marca que vende máquina de café expresso para restaurante, pode contratar um influencer para gravar um vídeo tomando seu café.

Esses posts são bem sutis, postos no meio de outros na rotina e no plano daquele influenciador. Assim, viabilizam que eles possam continuar trabalhando e se mantendo por meio do trabalho no digital.

Ou seja, a companhia ajuda a melhorar o serviço do influencer ao dar mais recursos financeiros. Assim, eles conseguem fazer ajustes na estrutura e tem a capacidade de melhorar o que eles fazem.

 

Quem são os influencers?

Os influenciadores são pessoas que têm a força de influenciar o público e as suas escolhas sobre a compra ou não de um certo produto ou serviço. Isso pode acontecer até na compra de molduras de concreto para fachada, para se ter ideia da importância de um influencer.

Em outros termos, um influenciador é uma pessoa que tem o poder de mudar os pensamentos, opiniões ou e até o comportamento de seus seguidores e fãs.

Atualmente, as pessoas que fazem isso normalmente são famosos, blogueiros, jornalistas e personalidades mais populares em plataformas de mídia social como YouTube, Twitter, Instagram, TikTok ou Snapchat e algumas outras.

Na hora de escolher uma compra, a fala de outros clientes, até mesmo desconhecidos, tem sido muito importante para uma grande parte das pessoas.

Segundo uma pesquisa publicada pela Nielsen, 66% dos entrevistados dizem que confiam nas indicações e opiniões feitas por outros consumidores quando estão escolhendo uma compra.

Além disso, de acordo com um estudo feito pelo Twitter e Annalect, 40% das pessoas já adquirem produtos após vê-los serem utilizados por influenciadores no Instagram, Twitter, Facebook ou YouTube.

E, sabendo disso, os negócios têm cada vez mais postos dinheiro em ações com influenciadores digitais.

Já de acordo com um estudo feito pela Linqia, empresa americana focada em marketing de influência, 86% dos profissionais de marketing estudados usaram influenciadores digitais em ações e  92% deles levam em conta a estratégia com muito eficaz.

Por isso, investir em marketing de influência deve ser uma das melhores estratégias para aumentar as conversões da sua empresa. Sendo assim, é fundamental saber como realizar isso da forma correta para que o retorno seja bem positivo.

Estude bem os influenciadores ideais para a sua empresa e ofereça produtos ou serviços que estejam bem alinhados às suas necessidades. Também é muito importante criar uma boa estratégia de comunicação e ter uma conexão e relacionamento com os seus clientes.

 

As vantagens do marketing de influência

Visto isso, é de grande importância salientar, agora, as principais vantagens de investir dinheiro no marketing de influência. Os benefícios são:

Maior visibilidade

Como já foi dito, uma das vantagens centrais é o aumento da visibilidade da empresa. A marca consegue alcançar uma audiência maior, diferente do que já existe e estende a sua mensagem de uma maneira extremamente incrível.

Uma maior retenção de clientes

Outro caminho é a retenção e a fidelização de consumidores já existentes. Esse formato de marketing é essencial para impactar mais de uma vez aqueles que já adquiriram da marca, dessa vez com uma boa abordagem completamente variada.

Mais tráfego de alta qualidade

Também há a possibilidade de ganhar mais tráfego para o seu site e para seu blog. Os influenciadores devem gerar links para acesso aos seus canais de vendas, o que vai estimular os consumidores a clicarem para entenderem mais.

Enriquecimento da estratégia de conteúdo

Contar com uma pessoa de influência é uma boa forma de variar e enriquecer a sua estratégia de conteúdo. É como um bom complemento ao que o indivíduo já faz, de modo a fortalecer ainda mais as suas estratégias.

 

Como fazer a estratégia de marketing de influência

Há maneiras diferentes de abordar essa estratégia, mas aqui está um passo a passo didático para as empresas que desejam começar a busca por parcerias com influencers:

  1. Ajuste os seus objetivos e canais de marketing;
  2. Busque bem os possíveis influenciadores;
  3. Faça a definição do seu orçamento;
  4. Por fim, defina a mensagem principal.

Depois de tudo estar bem feito, é crucial revisar o plano e fortalecer os pontos essenciais em conjunto com o influencer que vai fazer parte dessa ação.

 

Considerações finais

O marketing de influência tem um grande poder sobre os clientes. Por isso, uma empresa que faz instalação elétrica de ar condicionado 220v deve investir nesse marketing.

Ao ligar a estratégia de comunicação de uma empresa com a criatividade dos conteúdos de um influencer, é possível chegar a mais clientes e ganhar as pessoas pela naturalidade, espontaneidade e uma maior confiança.

Com essa grande parceria, a empresa pode chegar a maiores lugares, amplificar sua mensagem e superar todos os seus obstáculos comuns.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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