Marketing de Conteúdo: como criar uma estratégia para engajar sua audiência de forma eficiente

Marketing de Conteúdo
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Marketing de conteúdo é uma tática digital cujo objetivo é atrair e reter clientes para uma marca, sem necessariamente falar sobre seus produtos e serviços, chocando nas necessidades e interesses dos consumidores.

Trata-se da produção de materiais estratégicos e relevantes para conquistar mais audiência e gerar leads recorrentemente.

De acordo com um relatório feito pela Marketing Charts, 52% dos clientes B2B costumam consumir conteúdos criados pelas marcas antes de fazer uma compra. Isso prova que o marketing de conteúdo é essencial para conquistar clientes.

Neste momento em que se vive, as pessoas procuram saber tudo o que precisam sobre produtos e serviços, incluindo a experiência de outros clientes, antes de tomar uma decisão de compra.

As organizações precisam entregar essas informações, pois é dessa forma que vão se posicionar como referência em seu mercado de atuação e ainda vão construir um relacionamento promissor com os consumidores.

Mas criar um bom plano de conteúdo pode ser desafiador para muitos negócios, visto que é preciso trabalhar etapas específicas.

Para ajudar esse processo, este artigo vai explicar como criar uma estratégia de conteúdo, como definir estratégias de engajamento e de que maneira proceder para criar uma ação de marketing efetiva.

Estratégia de conteúdo: como criar uma?

Para fazer marketing de conteúdo, não basta apenas criar um blog e escrever alguns textos. O processo é mais extenso, e passa pelas seguintes etapas:

Definir objetivos

Primeiro a organização precisa definir seus objetivos para criar uma boa estratégia de conteúdo. No caso de uma empresa especializada em inclusão de veículo na antt, é necessário considerar seu contexto atual.

Em outras palavras, é necessário saber dos resultados que deseja atingir e muitas coisas podem ser trabalhadas nesse sentido, como gerar leads e converter vendas.

Conhecer a persona

Depois de definir os objetivos, é o momento de estudar e conhecer a persona, considerando várias características do público que a organização quer impactar, como:

  • Idade;
  • Localização geográfica;
  • Gênero;
  • Profissão;
  • Escolaridade;
  • Estado civil;
  • Problemas;
  • Necessidades.

É fundamental criar um perfil detalhado para transmitir mensagem personalizada e segmentada, pois só assim os esforços serão recompensados.

Criar um calendário editorial

Para que a gestão de conteúdo seja eficiente, é fundamental trabalhar com um calendário editorial que vai organizar estrategicamente o planejamento de conteúdo e identificar o hábito de consumo do público.

Qualquer fator que possa afetar o material precisa ser considerado, como o tom de voz, palavras-chave, jornada de compra, tipo e formato.

A organização deve definir os prazos de cada etapa, indo desde a escrita e passando pela revisão, otimização, design e publicação. Por fim, deve-se incluir os canais de distribuição com suas respectivas datas e frequência.

Produção de conteúdo

Depois de todo o processo de pesquisa, organização e planejamento, um fornecedor de saco de coxinha congelada já pode começar a criar os conteúdos em si.

É essencial definir quem serão os responsáveis pela produção dos materiais, como redatores, editores, revisores, gestores, designers e diagramadores.

A equipe precisa estar de acordo com os formatos do conteúdo que foram definidos para o calendário editorial, e existem várias opções, como as imagens, textos, vídeos, infográficos, entre outros.

Na hora de determinar as pautas de produção, também é interessante saber quais são as tendências de marketing de conteúdo e as novidades que podem ser trabalhadas.

Divulgar o material

Tão importante quanto criar um bom material é saber divulgá-lo, e existem várias maneiras de fazer isso, indo desde estratégias orgânicas até mídias pagas.

A forma como a marca vai divulgar depende muito dos objetivos e características da persona, sendo necessário trabalhar um planejamento para conseguir bom alcance, considerando os canais que o público utiliza.

Supondo que a audiência da marca não costuma usar o Facebook, então não tem motivos para voltar seus esforços para essa rede social.

Em outras palavras, uma empresa de serviço de motoboy para delivery deve estar presente nas mesmas plataformas que sua audiência.

Como definir estratégias de engajamento

Para conquistar o engajamento do público-alvo, a marca precisa investir em algumas ações específicas. Uma delas é produzir conteúdos relevantes, como criar um blog e alimentá-lo com materiais interessantes para a audiência.

Não se deve falar diretamente sobre os produtos e serviços, mas as pautas devem estar relacionadas a eles. Por exemplo, um supermercado pode criar conteúdos de receitas.

Também é interessante produzir vídeos para o YouTube e publicações nas redes sociais. São práticas que geram muito engajamento e ajudam o negócio a se posicionar como autoridade em seu mercado de atuação.

Outra ação de engajamento é o e-mail marketing, uma ferramenta, que se for utilizada do jeito certo, aumenta significativamente a interação entre a marca e seu público.

Ao fazer isso, o propósito de uma empresa de limpeza garagem condomínio é se tornar relevante para seu perfil de clientes. Mas para alcançar esse objetivo, as mensagens devem ser relevantes e enviadas de maneira segmentada.

Entre as estratégias de engajamento também está a prática omnichannel, que nada mais é do que integrar diferentes canais de atendimento.

A organização vai além de trabalhar e-mail, chat e telefone, pois todos esses canais estarão devidamente integrados. É feita uma centralização para que o usuário perceba que fala com a mesma marca em todos os pontos de contato.

Se ele iniciou o atendimento pelo chat em um dia e entrou em contato com a marca pelo telefone em outro dia, não vai precisar repetir as informações que foram fornecidas inicialmente.

Por fim, para conquistar engajamento também é muito importante interagir com os clientes de forma personalizada. A marca deve evitar ações genéricas para que as pessoas se sintam importantes.

Um fabricante de placa fotovoltaica off grid pode fazer isso colocando o nome do cliente no início do e-mail ou até mesmo enviar uma mensagem de aniversário.

Dependendo do tipo de solução que a companhia comercializa, consegue fazer o uso de algoritmos para recomendar ofertas e materiais segmentados.

Como ter um marketing efetivo?

Para que a estratégia de marketing de conteúdo seja realmente efetiva, existem outras práticas que colaboram. Primeiro a organização precisa definir um tom para seus conteúdos e ele deve combinar com o perfil da audiência.

Uma loja de roupas infantis não precisa ser tão formal quanto uma instituição de ensino superior. Isso mostra que para o sucesso de uma campanha de marketing, o discurso deve ser coerente ao público e ao segmento do negócio.

As plataformas também precisam ser muito bem definidas, visto que é possível usar ferramentas de automação, como disparadores de e-mail e softwares que fazem gestão de redes sociais e blogs.

Uma empresa de patch panel e switch precisa criar um blog para converter os clientes, usar as redes sociais para divulgar os conteúdos e interagir, além de estabelecer um fluxo de nutrição por e-mail.

Lembrando que as formas de diálogo exigem conhecimento, visto que para alguns grupos as redes sociais podem ser mais efetivas do que o e-mail.

Independentemente do canal usado, ele precisa estar alinhado aos meios de comunicação e interatividade por parte dos clientes em potencial.

Outra coisa que precisa ser trabalhada no marketing de conteúdo é o funil de vendas, pois ele vai segmentar a audiência de acordo com seus interesses e de acordo com os produtos e serviços oferecidos.

Para os leads que estão no topo do funil, uma loja de peças para caminhão vw 8150 vai criar materiais que vão educar as pessoas sobre suas soluções, pois elas estão em fase de aprendizado e descoberta.

No meio do funil estão os potenciais clientes que já entendem do assunto e estão tentando descobrir como a organização pode ajudá-los. São aqueles clientes que já sabem que têm um problema e procuram uma solução.

Por fim, no fundo do funil de vendas estão os consumidores que precisam de um pouco mais de informação para se decidir pela compra, e estão comparando as diversas possibilidades.

Nessa etapa, uma lavanderia mais perto de mim vai criar materiais que mostram por que ela é a melhor opção.

Mas para trabalhar adequadamente o funil de vendas, também é necessário que a companhia conheça e entenda toda a jornada de compra do cliente.

Isso vai ajudar a entender as formas que convertem, desde o primeiro contato até o fechamento da venda, ajudando a desenvolver conteúdos sintonizados com o funil.

Considerações finais

O marketing de conteúdo é uma estratégia inteligente que ajuda a organização a atrair os potenciais clientes e ainda posiciona a marca como autoridade naquilo que faz.

Produzir esses materiais é essencial para conquistar a confiança das pessoas, estabelecer uma comunicação efetiva e que ajuda a criar laços promissores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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