Marketing ágil: como Scrum ou Kanban podem ser ageis

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O marketing ágil consiste em uma metodologia ágil da gestão de projetos, por meio de ciclos curtos de trabalho e com uma abordagem incremental que consegue trazer melhorias para as ações de marketing.

A proposta é evitar que a organização fique estagnada diante das mudanças que acontecem no mercado e das respostas dos consumidores. Assim como o mundo está cada vez mais rápido, o marketing também precisa agir rapidamente.

Essa metodologia traz diversas mudanças para a equipe, pois se desejam ser ágeis, precisam ser colaborativas e flexíveis. Além disso, se a intenção é responder rapidamente ao mercado, devem manter o foco no consumidor.

Além do mais, se a empresa quer implementar melhorias contínuas, precisa saber como planejar e avaliar as estratégias em períodos de trabalho mais curtos.

Entre os benefícios dessa mudança estão o aumento da produtividade, da eficiência e da qualidade das entregas. Também consegue atuar na velocidade da transformação digital que está impactando todas as empresas.

Para entender melhor o assunto, este texto vai mostrar como os métodos Scrum e Kanban podem ser usados para implementar o marketing ágil, os desafios e obstáculos na implementação e como aumentar sua eficiência.

Usando o Scrum e o Kanban no marketing

Antes de saber como usar essas metodologias ágeis no marketing, é importante compreender seu conceito.

O método Kanban se baseia em um sistema de quadros e as tarefas são representadas por cartões. Eles passam por diferentes estágios, representados pelas colunas, intituladas como “a fazer”, “em andamento” e “concluído”.

O objetivo de usar esse método é otimizar o fluxo de trabalho, identificar problemas e fazer melhorias contínuas.

O Scrum Board, por sua vez, divide o projeto em ciclos conhecidos como sprints, e cada um deles tem uma duração determinada e atividades que precisam ser realizadas.

Para aplicá-lo, um local para festa infantil com brinquedos também vai utilizar um quadro dividido em colunas, mas o foco será na organização das atividades.

Para implementar qualquer uma dessas metodologias, o primeiro passo é compreender as necessidades do projeto, de modo a identificar seus objetivos, demandas e restrições.

O gestor de marketing precisa avaliar qual dos dois métodos é mais indicado para a estratégia, levando em conta sua natureza, a equipe envolvida e sua complexidade.

O quadro utilizado deve ser dividido em colunas que vão representar o fluxo de trabalho. Elas devem abranger as etapas necessárias para que as tarefas sejam concluídas.

Em seguida, o gestor vai listar as atividades dentro do projeto e criar cartões para cada uma delas, lembrando de definir os prazos e as prioridades.

Supondo que o projeto seja uma campanha de marketing para uma empresa organizadora de eventos , depois de passar por todas as etapas anteriores, é necessário acompanhar o progresso das atividades conforme avançam no quadro.

Nessa etapa, os indicadores visuais são muito úteis para identificar gargalos e descobrir se a equipe está atrasada.

 

Desafios ao implementar o marketing ágil

A implementação das metodologias ágeis dentro do marketing pode trazer alguns desafios e obstáculos para a empresa, e entre eles estão:

 

  • Práticas inconsistentes;
  • Cultura organizacional em conflito;
  • Resistência à mudança;
  • Falta de habilidade;
  • Ausência de liderança.

O marketing ágil deve ser um processo linear, caso contrário, as equipes passam a aplicar os princípios em diferentes graus e intensidade, e isso acaba aumentando a sobrecarga entre os profissionais.

Também é muito importante que o processo seja consistente para que os envolvidos percebam o valor das metodologias.

Até mesmo o nível executivo precisa mudar sua forma de trabalho, pois se isso não for feito, pode prejudicar a cultura da organização.

Necessário ter em mente que as metodologias ágeis trazem mudanças culturais significativas, como foco no cliente e colaboração entre os membros da equipe.

Se esses aspectos não estiverem de acordo com a cultura organizacional, não é possível colocar o marketing ágil em ação.

Os hábitos e crenças de uma clínica de reumatologista perto de mim estão enraizados nos colaboradores, assim sendo, a companhia deve investir em maneiras de evitar resistências para que a transformação ágil ocorra.

A melhor forma de fazer isso é explicar o porquê da mudança para que todos se disponham a colaborar.

Também é essencial contar com os profissionais corretos para implementar as metodologias. Eles precisam de certas habilidades e experiências para garantir o bom funcionamento da equipe.

Se isso não for feito, começam a surgir problemas de comunicação e alinhamento entre os membros envolvidos.

A liderança também precisa estar ciente das mudanças que vão acontecer em relação às práticas de gerenciamento de projetos.

Isso significa que os líderes também precisam compreender os benefícios das metodologias ágeis e como podem afetar os processos operacionais.

 

Como garantir a eficiência do marketing ágil?

Para garantir que o marketing ágil seja eficaz e eficiente, é preciso trabalhar com iterações, ou seja, projetos menores são concluídos em um curto período e as iterações são feitas para desenvolver um projeto maior.

Em outras palavras, um fabricante de brinde corporativo feminino vai fazer revisões e feedbacks para que a equipe possa aprender e crescer.

É muito comum ver equipes de marketing trabalhando em uma grande campanha, e logo após o lançamento, ela perde sua relevância ou simplesmente não existe mais razão para continuar rodando.

Tendo isso em mente, com o marketing ágil, em vez de criar uma campanha de grande impacto, o time se concentra em trazer resultados rápidos.

Com essa estratégia, é possível adaptar e desenvolver uma campanha compatível com as expectativas dos clientes e com o que é mostrado nos relatórios de vendas.

As iterações funcionam como um teste e o objetivo é revisar a abordagem. Esse é feito em um espaço previsto para identificar o que funcionou e as alterações que precisam ser realizadas.

Para um fabricante de válvula gaveta flangeada 4 , os testes e revisões ajudam a observar até mesmo o funcionamento da equipe e trazem maneiras de melhorar o fluxo de trabalho, tudo com base nos resultados alcançados.

Uma empresa que trabalha com o marketing convencional está sempre preocupada com prazos e os processos não são trabalhados por meio de metas. Isso prejudica a produtividade em certos períodos, o que pode afetar a imagem dos profissionais.

Conforme os prazos se aproximam, apenas as tarefas mais importantes recebem atenção, mas com o marketing ágil, toda a equipe tem mais autonomia e isso contribui para a qualidade do resultado.

Além disso, com as práticas iterativas, os profissionais podem sugerir mudanças que trazem novas ideias e soluções inovadoras.

 

Integrando o marketing ágil com outras áreas

Para integrar o marketing ágil a outras áreas da empresa, a primeira coisa é pensar no tamanho da equipe. Se um fabricante de aparador anteparo para gondolas for usar o método Scrum, deve ter uma equipe de, no máximo, 9 pessoas.

Se esse não for o caso do negócio, então é necessário usar outro framework ou adaptar o tamanho da equipe.

Agora, se forem profissionais multifuncionais e que conseguem se organizar por conta própria, podem se responsabilizar pelas entregas ao final de cada sprint ou cada etapa do método Kanban.

No Scrum, também é possível definir um Product Owner, que costuma ficar a cargo do gerente de marketing ou até mesmo do dono do negócio. Independentemente de quem seja, essa pessoa precisa ter uma visão clara sobre a estratégia.

Se um fabricante de chaveta AB estiver criando uma campanha no Google Ads, terá que criar anúncios e uma landing page por exigência do product backlog.

Por outro lado, um sprint backlog vai definir a pesquisa de público-alvo, criar textos e cuidar do layout da página. Ao longo de cada etapa, a equipe vai realizar as ações incluídas no sprint para alcançar os objetivos definidos pelo Marketing Owner.

Embora não exista uma regra, geralmente, cada sprint costuma durar 15 dias, mas isso vai depender das necessidades da empresa.

Ao finalizá-lo, é necessário fazer uma revisão para recolher os feedbacks do mercado e saber quais são as alterações necessárias na campanha.

Uma empresa especializada em revestimento vértice 3D cimentício pode perceber que o texto do anúncio não teve um bom retorno, então, essa alteração deve entrar no backlog do próximo sprint.

Ao final desse processo, a equipe vai fazer uma retrospectiva com a avaliação de todos os membros para criar um plano de melhorias.

 

Considerações finais

O marketing ágil é uma metodologia que está muito além de mudanças relacionadas às ferramentas usadas para a elaboração e a execução das estratégias.

As metodologias usadas podem ser manuais ou com a ajuda de ferramentas, desde que ocorra uma mudança cultural no negócio, em sua mentalidade e nos procedimentos.

Os profissionais precisam compreendê-las a fundo e escolher a mais adequada para gerar impactos positivos no marketing e atender às necessidades do mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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