Links recíprocos: saiba se eles são bons sua estratégia de SEO

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Não é todo tipo de link vale a pena nas estratégias de SEO. No entanto, os links recíprocos, quando existe a otimização para os mecanismos de busca, ou SEO, para melhorar o posicionamento nas pesquisas dos usuários, são muito propícios.

A verdade é que quando esses links recíprocos são utilizados, são muito benéficos para aprimorar a experiência do cliente, enquanto ele estiver visitando um site de içamento de móveis, por exemplo.

O link building é essencial para o marketing digital e os links recíprocos devem ser considerados à parte, pois podem ser bons ou ruins, dependendo do objetivo que tem atrás deles.

É um paradoxo: se bem usado, os links recíprocos podem beneficiar a empresa, se utilizados de forma incorreta, podem prejudicá-la e tornar a experiência do cliente muito ruim em uma compra de varredeira de piso industrial.

Inclusive, é sempre bom lembrar que acompanhar a jornada do cliente é muito importante, porque é através desse caminho que existe a possibilidade de conhecê-lo profundamente em todas as necessidades e dúvidas.

O que são links recíprocos?

Na verdade, trata-se de uma troca feita entre donos de sites e eles concordam entre si em criar links nessa mensagem, onde um faz um link para o outro, criando conexão entre páginas, beneficiando as estratégias de SEO.

 

Assim, os links patrocinados geram autoridade no site de cada proprietário, porém, nem todas as clínicas que aplicam peeling químico melasma acreditam nessa metodologia, e pensam que é uma forma de enganar os consumidores no relacionamento.

Eles não devem ser descartados, porque muitos destes links recíprocos não são ruins e se acontecerem de forma natural, beneficiam os clientes em potencial da empresa podem se tornar importantes nas estratégias de marketing digital.

Links recíprocos são bons na estratégia de SEO?

O links recíprocos são benéficos se bem utilizados, e, em seguida, serão citadas razões que justificam essa troca de links entre duas ou mais empresas:

  • Maior engajamento com o conteúdo; 
  • Posicionam a empresa como autoridade confiável no mercado; 
  • Aumentam o tráfego no site de tela mosquiteira para sacada
  • Melhoram a experiência do potencial cliente quando navega no site. 

Quando a experiência do potencial cliente é positiva, os links recíprocos geram mais engajamento no site, fazendo com que a empresa seja notada pelos algoritmos do Google, por exemplo, posicionando-o como uma das melhores para realizar compras.

Os links recíprocos também acabam sendo responsáveis para fazer com que uma empresa ou site comercializador de chapa de hambúrguer para fogão tenha reconhecimento no mercado, sendo considerado como autoridade confiável.

Isso significa que os consumidores, e os clientes em potencial, recebem informações adequadas o suficiente para que possam se dirigir ao site e receberem as melhores soluções em tudo aquilo que necessitam e estão procurando.

Os algoritmos dos mecanismos de busca oferecem esta informação, resultando na elevação da SERP, a lista de resultados das pesquisas realizadas pela internet, que é a forma mais adequada de obter informações de produtos e serviços.

Quando o tráfego do site de vendas de uniformes cozinha industrial aumenta, isso ocasiona maior número de clientes em potencial e também coloca-o na lista dos melhores resultados de pesquisas, porque significa que ele está recebendo mais atenção.

Ter links externos no site é benéfico para as estratégias de SEO, mas eles não dão força suficiente para os rankings SERP, mas podem ser usados, levando a um engajamento maior com uma marca, e isso é mais positivo no SEO.

Os links recíprocos também trazem risco, principalmente se não existir um relacionamento entre cliente de retentor de válvula Corsa e uma mecânica, por exemplo. Isso gera spam, se algum e-mail for enviado para uma pessoa que sequer pesquisou a respeito na internet.

Sendo assim, ao receber uma mensagem desconhecida sobre qualquer assunto, não se deve abrir o link. O ideal é colocá-lo na caixa de spam e deletá-lo logo em seguida. Afinal, os spams são muito incômodos para qualquer pessoa.

Como criar um link recíproco? 

Para criar um link recíproco, é crucial, primeiro, que a empresa faça pesquisas para encontrar um bom site para fazer esta troca. E, ainda, é necessário identificar se o site encontrado possui conteúdo relevante e útil para criar este link recíproco.

No contexto de links recíprocos, abaixo seguem algumas dicas importantes que devem ser seguidas, para um bom link entre proprietários de sites:

  • Pesquisar sites que trabalhem com o mesmo negócio;
  • Entrar em contato com os proprietários;
  • Verificar se o site tem boa reputação online;
  • Usar ferramentas de busca do Google para encontrar os sites.

Para criar bons links recíprocos os sites devem comungar o mesmo conteúdo, encontrando-os por meio de pesquisa através dos mecanismos de busca.

Em muitos sites, o contato com o proprietário fica disponível e se a empresa encontrar um site que trabalhe no mesmo negócio de demarcação de estacionamento, entrar em contato com ele para trocar links torna o processo mais ágil.

Pode ser enviado um e-mail personalizado, explicando o porquê do contato e o benefício que ambos terão na troca de links. Quando a mensagem é genérica, ele pode ignorá-la e descartar essa possibilidade.

Se o interesse for trocar links, é essencial certificar-se primeiramente se o site tem boa reputação na internet. As ferramentas do Google podem fazer essa análise, verificando, inclusive se existem comentários negativos nas redes sociais.

É bem comum ver comentários de sites, nas redes sociais, que dizem para as pessoas não comprarem naquele site, pois os produtos são de má qualidade e ele não cumpre com o prazo da entrega.

Sendo assim, escolher parceiros de qualidade é fundamental para a troca de links e obter os melhores resultados e é preciso atentar-se para não criar muitos links recíprocos. Isso pode ser negativo para as estratégias de SEO.

Tipos de links recíprocos 

Existem vários tipos de links recíprocos que beneficiam as estratégias na estrutura de SEO, quando os mesmos são bem utilizados, tais como os seguintes:

  • SEO Internal Links (links internos em SEO);
  • Outbound Links (links que direcionam ao site da empresa); 
  • Inbound Links (surgem na internet influenciando o posicionamento do site);
  • Social Links (links obtidos a partir das redes sociais);
  • Paid Links (links criados através de pagamentos).

Os Paid Links são os que oferecem mais riscos, pois podem ser penalizados pelo Google se o proprietário do site não seguir as diretrizes ou nas táticas de troca de links ele tentar burlar a página de ranqueamento ou o resultado de pesquisas.

Principais ações estratégicas

Como abordado anteriormente, os links recíprocos podem ser fundamentais para o site. Portanto, para gerar maior eficácia, alguns passos são primordiais para estabelecer esses links, tais como:

  • Identificar que o link é destinado para um conteúdo relevante;
  • Verificar as métricas de SEO do outro site;
  • Construir relacionamento assertivo com outros proprietários;
  • Identificar a intenção que existe por trás do link recíproco.

O link recíproco passa a ser seguro quando ambos os sites compartilham o mesmo conteúdo e tipo de negócio. Isso evita riscos desnecessários e a experiência do consumidor pode ser  muito mais agradável quando navega por um site.

Para realizar a troca de links, sempre é necessário verificar quais são as métricas de SEO do possível parceiro. Ao detectar quais são e se vão gerar um bom contato e possibilidades positivas, abre-se o campo para a criação de bons links.

A eficácia dos links recíprocos também está associada à construção de um bom relacionamento com os proprietários. Isso gera confiança e faz com que a troca beneficie a ambos.

A intenção que está por trás de cada link recíproco é de total importância. Não se deve enganar o cliente, pois, nesse caso, a tendência é que se perca o consumidor, tornando-o muito insatisfeito e decepcionado na compra de produtos e serviços.

Se os parceiros que trocam links estabelecerem estes pontos fundamentais, a parceria só tende a dar certo, e ambos caminham para o sucesso dos negócios no mercado digital, hoje tão importante para qualquer organização.

Considerações finais 

Como foi possível ver, os links recíprocos auxiliam de sobremaneira nas estratégias de SEO, desde que sejam utilizados com moderação e dentro dos parâmetros estabelecidos entre dois ou mais proprietários de sites.

Se os parceiros caminharem no mesmo tipo de negócio e conteúdo, criar esses links ajudam no crescimento, aumenta o tráfego no site e melhora a jornada do cliente, durante a navegação para a compra de produtos e serviços.

Os links recíprocos também podem ser prejudiciais, mas, seguindo as estratégias abordadas anteriormente, para que eles sejam bem-criados, fortalece o relacionamento entre empresas e a parceria pode ser muito duradoura.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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