Identidade visual na área médica: Entenda sua importância!

identidade visual para area medica
Rate this post

 

Identidade visual é um conjunto de elementos que comunicam ao público informações sobre a marca, como as suas ideias, os seus valores, a sua missão e o seu propósito, além de ajudar a divulgar os produtos e serviços.

Pessoas em empresas são marcadas por características que as distinguem dos demais, como o nome, a aparência e a personalidade. É por meio desses atributos que as pessoas são lembradas e reconhecidas.

Ter uma identidade bem definida não é importante apenas para os seres humanos mas também para os países, governos e, claro, as empresas. Dificilmente algo ou alguém seria reconhecido sem uma imagem.

Uma boa identidade visual é fundamental para as estratégias de qualquer negócio e, por isso, deve ser uma prioridade. Se ela for bem trabalhada, fica mais fácil encantar e converter os clientes.

Mas isso não se aplica apenas a empresas, como lojas e fábricas. Os consultórios médicos, clínicas, hospitais e profissionais do ramo também precisam de sua identidade visual.

Neste artigo, será possível entender o seu conceito, o que é a identidade visual para médicos, por que criá-la e por que investir nessa prática.

Além de, também, entender qual é a sua importância e como fazê-la do jeito certo.

 

Conceito de identidade visual

Identidade visual nada mais é do que a união entre vários elementos gráficos e visuais que ajudam a criar uma imagem mais característica da empresa. Ela diz respeito, geralmente, à concepção dos seus valores e também à maneira como ela enxerga a sociedade.

As pessoas possuem características físicas e de personalidade, e existem aquelas que se destacam mais e que as fazem serem lembradas por outros indivíduos de seu convívio.

Existem algumas de que não gostamos tanto. O fato é, entretanto, que elas fazem parte de um conjunto que forma a personalidade. 

Todos os membros da sociedade, incluindo uma empresa de controlador de acesso estacionamento, possuem nome e uma imagem exclusivos.

Para que uma marca seja reconhecida de maneira positiva e tenha sucesso em seu nicho, é fundamental definir sua identidade e destacar dela as melhores qualidades. É assim que a empresa se torna única e interessante para os consumidores.

Ela será lembrada nos momentos de compra e vai influenciar as tomadas de decisão. Existem vários aspectos que formam a identidade visual, e quando se trata de negócios do ramo de saúde, ela precisa ir além dos cartões de visita.

É necessário pensar nela como a personalidade da organização e como o modo como ela se expõe ao mundo. Quanto mais caprichada e compreensível for a estratégia, mais espaço a empresa vai ganhar no dia a dia do consumidor.

Existem organizações que trabalham também a identidade visual que chegam a ser reconhecidas apenas por suas cores. Dentre os elementos que a compõem estão:

  • Logomarca;
  • Tipografia;
  • Paleta de cores;
  • Materiais de divulgação.

Recentemente, os elementos usados nas redes sociais também passaram a fazer parte da identidade visual, por meio das imagens usadas nas publicações, vide capa e avatar.

 

O que é identidade visual do médico

Até aqui, ficou claro que as empresas, como um fabricante de cobertura de vidro para terraço, precisam estabelecer uma boa identidade visual, mas os profissionais da saúde também precisam trabalhá-la.

Quando aplicada na medicina, o médico gera mais proximidade e é facilmente identificado pelos pacientes. O objetivo da saúde para esses profissionais é os tornar mais reconhecidos, de modo que as pessoas saibam identificá-los pelo logotipo.

Isso acaba por aumentar a credibilidade entre os pacientes e lhes trazer mais vantagens em relação aos concorrentes.

A identidade visual na área médica é formada por elementos como tipografia, logomarca, paleta de cores, uniforme de funcionários, receituário, cartões de visita e outros elementos que também estão presentes nos canais digitais.

 

Por que criar uma identidade visual?

Os profissionais da saúde precisam criar uma estratégia para divulgar seus serviços e a rotina dentro dos consultórios. Isso é importante para gerar identificação com as pessoas, tanto aquelas que já consultam o médico quanto aquelas que não conhecem a clínica.

Antigamente, enquanto as empresas podiam investir em várias estratégias para destacar seu negócio, como um totem iluminado na fachada, as clínicas médicas ficavam restritas à propaganda boca a boca.

Os pacientes encontravam os profissionais na lista telefônica, na relação de consultórios do plano de saúde ou por indicação. Mas hoje em dia tudo isso mudou, pois existem outros canais que ajudam a divulgar os serviços médicos.

Os profissionais podem utilizar o orçamento, segmentando-o para o seu nicho de atuação. É o caso, por exemplo, de uma clínica ginecologista que vai direcionar suas estratégias de marketing apenas para mulheres.

Mas antes de investir em qualquer estratégia de divulgação, primeiro é necessário fortalecer o nome e a marca do negócio, e a melhor maneira de fazer isso é por meio da identidade visual.

Todas as ações de marketing criadas por um fabricante de divisória de ambiente com porta de correr são baseadas em sua identidade visual, e sem ela, não haveria como fazer uma boa divulgação.

 

Por que investir?

A identidade visual é um conceito que está relacionado aos objetivos, aos valores e à missão da empresa, e é responsável por atrair, em um primeiro momento, os clientes e, também, por marcar a memória das pessoas.

O médico precisa estar atento às estratégias de marketing e ao modo com o qual ele desenvolve sua identidade visual. O propósito da sua criação é padronizar e elaborar o perfil gráfico da empresa, independentemente de sua área de atuação.

Isso envolve estudos que avaliam a tipografia, mensagens, cores e símbolos que serão transmitidos visualmente ao público.

 

Importância da identidade visual

A identidade visual é importante, porque funciona como uma ferramenta que gera identificação, reconhecimento e tradução de conceitos por meio da combinação de símbolos.

Ela já é utilizada por empresas dos mais variados setores, inclusive profissionais da área médica, como uma clínica de fisioterapia domiciliar para idosos.

Por meio dela, os médicos conseguem explorar melhor as possibilidades de comunicação e mostrar sua especialidade.

A identidade visual é indispensável, porque trabalha como uma âncora de memória gerando gatilhos nos pacientes, que sempre vão se lembrar da clínica.

Se eles tiverem uma boa experiência durante a consulta, a identidade vai ajudar a fidelizá-los e ainda os estimular a indicarem outras pessoas.

Os profissionais que querem mostrar credibilidade precisam se preocupar com essa questão, visto que ela é fundamental para conquistar a confiança dos pacientes e imprimir um aspecto profissional na clínica ou no consultório.

Por fim, a identidade visual ajuda a companhia a se destacar entre os concorrentes e se diferenciar de outras clínicas e estabelecimentos médicos.

 

Como fazer uma boa identidade visual

Para criar a identidade visual perfeita à área médica, é necessário trabalhar com algumas estratégias. Que são estas:

Entender o negócio

Assim como uma empresa especializada em serviço de paisagismo, a primeira coisa que o consultório precisa fazer é entender o seu próprio negócio.

Isso quer dizer que é necessário conhecer o público-alvo e saber se a identidade visual será criada para um consultório, uma clínica ou um hospital.

Ter ciência dessas informações é importante à criação de uma boa estratégia na área médica, para que se possa utilizar melhor as cores, símbolos e outros elementos que costumam variar de acordo com o público que se busca atingir.

Definir as cores

As cores são muito importantes para a formação da marca, e dependendo do tom usado, é possível transmitir sentimentos e sensações diferentes.

O azul representa saúde, tranquilidade e confiança, e em virtude disso costuma ser muito usado na área médica, principalmente dentro dos hospitais.

Uma empresa de pin metálico personalizado pode usar muitos outros tons, da mesma forma como os profissionais da saúde também o podem.

Mas é interessante procurar conhecer um pouco mais deles antes de definir a paleta de cores.

Criar um logotipo

O logotipo é um elemento que não faz parte apenas da identidade visual. E isso porque costuma ser a primeira coisa que as pessoas enxergam quando se deparam com o negócio.

O símbolo deve estar relacionado diretamente ao trabalho realizado pelo profissional, além de ser versátil e de facilitar a aplicação da marca em qualquer lugar.

Muitas vezes a porta para receber novos pacientes costuma ser o logotipo e, assim sendo, é imprescindível trabalhá-lo de maneira criteriosa e minuciosa. Isso vai torná-lo mais impactante e significativo aos pacientes.

Padronizar a identidade visual

Assim como uma empresa de instalação de tela de proteção para crianças, os profissionais da saúde precisam de padronizar a identidade visual para que os pacientes se sintam conectados com eles e consigam associá-los à identidade do consultório.

O uso de elementos significativos e bem elaborados nos receituários, nas redes sociais e em outros meios ajuda a gravar a clínica na mente dos pacientes.

 

Considerações finais

Sem a identidade visual, com o mundo que conhecemos hoje, não seria fácil reconhecer uma marca. 

Dificilmente poderíamos distinguir um produto do outro e um profissional do outro, devido a isso ela precisa ser muito bem trabalhada.

Neste artigo, pode-se conhecer um pouco mais do assunto e saber de que maneira trabalhar sua identidade visual a fim de que se alcancem bons resultados na área médica.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Agência de marketing digital em SP , especializada nos mais modernos recursos de marketing digital do mercado. Possui uma equipe altamente gabaritada , com anos de experiência em marketing e marketing digital. Uma equipe que veste a camisa de verdade e está acostumada a buscar resultados surpreendentes para clientes do mais variados segmentos. Marketing Digital para médicos, advogados, pequenas e médias empresas de diversos setores do mercado.

Somos a M.SEO,  a sua agência de marketing Digital de SP.

Conheça nossos Principais serviços:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá Seja bem-vindo!!!
Desenvolvido por agência MSEO
Whatsapp
whatsapp