Você sabe a diferença entre Growth Marketing e Marketing Tradicional?

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Growth Marketing é uma estratégia que vem sendo cada vez mais comentada nos dias de hoje, assim como no caso do growth hacking. Mas no caso do growth marketing, essa ação é fundamental para o crescimento ágil do negócio.

Atualmente, as empresas têm acompanhado as transformações digitais e comportamentais que acontecem rapidamente e isso faz com que o marketing sofra mudanças frequentes na maneira como funciona.

Ao longo do tempo, vão surgindo termos, conceitos e formas de fazer marketing e empreender, e qualquer empreendedor que queira ver sua marca crescer no mercado e ocupar um espaço favorável, precisa compreender como tudo isso acontece.

Mais do que isso, deve investir em estratégias que ajudem no crescimento da marca e acompanhar as tendências do mercado.

O growth marketing é uma metodologia que atua diretamente no crescimento dos negócios que querem alcançar patamares mais altos de maneira exponencial. Qualquer organização que se encaixe nisso, precisa conhecê-lo.

Para entender um pouco mais sobre o assunto e esclarecer dúvidas, este artigo vai explicar o que é growth marketing, como ele funciona, qual o conceito de marketing tradicional e quais são suas diferenças.

 

Entendendo o que é growth marketing

Growth marketing, também conhecido como marketing de crescimento, é uma estratégia que mudou muito a gestão de vendas, bem como a aquisição e retenção de clientes.

Seu propósito é o crescimento exponencial das organizações e por isso faz parte do planejamento estratégico de startups. Com base nisso, fica claro que ele não serve para qualquer negócio, mas pode ser útil para os que desejam inovar.

Mesmo que seu foco seja o crescimento, aproveitando oportunidades como quando o cliente pesquisa informações sobre mola de compressão preço, ele não se resume apenas às estratégias de vendas.

Na verdade, para a metodologia, mais do que vender, o importante é reter clientes para que eles comprem mais vezes e a receita do negócio seja mais recorrente.

Por essa razão, o marketing de crescimento é considerado como uma ramificação do growth hacking, sendo que a maior diferença é que o growth marketing não se volta para a experimentação da mesma forma que o hacking.

Na verdade, seu propósito está muito mais relacionado ao crescimento ágil, retenção e aquisição, aspectos fundamentais para qualquer companhia.

 

Como o growth marketing funciona

O growth marketing funciona por meio de algumas etapas fundamentais no momento em que está sendo colocado em prática. São elas:

  • Identificar o público;
  • Conhecer os clientes em potencial;
  • Selecionar as plataformas cuidadosamente;
  • Criar bons conteúdos;
  • Testar regularmente.

Primeiro, uma empresa de coleta lixo hospitalar precisa analisar seu público-alvo para identificar suas características e pensar nas estratégias que vai colocar em prática.

Depois disso, vai procurar conhecer esse grupo de pessoas mais profundamente e buscar maneiras de estabelecer um relacionamento mais próximo com elas.

Uma forma de fazer isso é por meio de pesquisas de tendências para certas características demográficas e entrar em contato com o público por e-mail.

Quando a organização conhece seu público, então sabe quais são os melhores canais para conversar e com eles. Hoje em dia, existem diversas plataformas digitais, como no caso do Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, YouTube, entre outros.

Depois de definir quais serão os canais, chega o momento de criar bons conteúdos que serão veiculados neles, podendo ser publicações em blogs, envio de newsletter por e-mail, infográfico, vídeos e outros formatos de conteúdo.

A empresa só precisa se lembrar de que o tipo de material precisa estar de acordo com as características de seu público.

Também é necessário testar as estratégias regularmente, pois apenas por meio do acompanhamento de dados e testes é possível saber como está o andamento das ações.

 

O que é marketing tradicional?

Quando uma pessoa pesquisa informações sobre mola de compressão preço, vai encontrar entre os resultados de pesquisa os efeitos das estratégias de marketing digital.

Só que além das ações realizadas na internet, também existe o marketing tradicional. Trata-se de um conjunto de estratégias que são trabalhadas para divulgar uma marca, seus produtos e serviços em canais tradicionais.

Entre eles estão a televisão, o rádio, revistas, jornais, panfletos, entre outros formatos. Isso significa que todos os meios de comunicação que estão fora da internet são trabalhados no marketing tradicional.

Mesmo diante de um mundo cada vez mais conectado, as ações offline continuam sendo muito importantes, principalmente quando o público-alvo da marca é formado por pessoas mais velhas.

Essa audiência ainda assiste muita televisão e ouve muito rádio, aliás, é importante dizer que o rádio continua sendo um importante veículo de comunicação no Brasil.

Só que além do marketing tradicional, as marcas também podem investir no marketing digital e ele se tornou o principal caminho para divulgar produtos e serviços.

Isso se dá pelo fato de que as pessoas estão cada vez mais conectadas e quando alguém deseja comprar algum produto ou serviço, como aspirador cirúrgico veterinário, basta pesquisar na internet para encontrar o que deseja.

Assim sendo, ficou praticamente impossível para as organizações comercializarem suas soluções sem investir nas estratégias digitais, e entre os principais canais usados por elas estão as redes sociais.

Com base nisso, é correto afirmar que o marketing digital traz um conjunto de ações e informações que são feitas nos canais digitais, tendo como objetivo promover a marca e aquilo que ela oferece para o mercado.

No entanto, muitos confundem growth marketing com o marketing digital, mas é fundamental compreender suas diferenças para trabalhar com boas estratégias.

 

Diferença de growth marketing e marketing digital

Growth marketing reúne diversas estratégias que tem como objetivo proporcionar crescimento exponencial, com base em testes e hipóteses.

O marketing usado por uma loja de bateria estacionária 70 amperes, por sua vez, possui técnicas comprovadas no mercado. Isso significa que embora esses dois conceitos se complementam, não se trata da mesma coisa.

O growth une vendas, marketing e dados em um único lugar. O marketing, por sua vez, tem o propósito de comunicar e divulgar as soluções.

As empresas precisam se lembrar de que existe a necessidade de reinventar as estratégias constantemente, assim sendo, uma boa opção é trabalhar com a mentalidade de growth marketing nas estratégias de marketing.

Mas só é possível aplicar essa mentalidade se tudo for feito em cima de uma base sólida que permita melhorias que não prejudiquem a empresa de alguma forma.

Seguir esse conselho é muito importante porque só assim a corporação vai observar um crescimento significativo ao longo do tempo.

As ações de growth são testes constantes, por isso o negócio não deve ter medo de testar. Quando uma clínica de botox para empinar o nariz tem um serviço consolidado no mercado, tem mais chances de descobrir e se tornar pioneira.

Outro diferencial é que para investir em growth marketing, o negócio precisa estar preparado para crescimento exponencial. O objetivo da estratégia é exatamente isso, então quando acontecer, o gestor não deve se assustar com surpresas.

Na verdade, existe todo um planejamento por trás que prepara a organização para certos acontecimentos. Uma das coisas que ela vai fazer é investir em análise de dados, pois isso permite fazer um levantamento de pontos importantes e caminhos.

Entre os dados, é necessário incluir as necessidades dos clientes, como fazer para retê-los e quais são as estratégias mais eficientes para estabelecer um bom relacionamento com eles.

Um fabricante de tela solar preta também precisa de novas ideias e uma mentalidade diferente e inovadora. Não existe nenhum problema em buscar referências no mercado, mas é necessário saber que o que já foi feito está feito.

Pensar de maneira estratégica é muito importante para se destacar e acertar o alvo. Isso leva a outro trabalho importante dentro do growth marketing que é conversar com os clientes.

Quando a empresa deseja vender, precisa saber quais são as necessidades das pessoas e o que o negócio tem que o torna indispensável naquilo que faz.

Por meio de uma boa conversa com seu público, um fabricante de rufos de alumínio consegue compreender pontos que vão fazer toda a diferença em suas ações.

Só que antes de implementar qualquer tipo de melhoria, é necessário organizar tudo para pensar na maneira como as estratégias serão realizadas.

 

Considerações finais

O objetivo de qualquer negócio é crescer e alcançar um novo patamar no mercado em que atua, e é claro que as estratégias de marketing ajudam muito nesse sentido, porém, existem ações mais específicas.

O growth marketing reúne um conjunto de práticas que fazem toda a diferença, e embora não seja recomendável para qualquer tipo de empresa, suas ações podem trazer inovação para qualquer negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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