O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google, responsável por mensurar a performance do seu site e projetar diagnósticos importantes para serem analisados e incrementar a experiência do usuário.
Ela é gratuita e permite a integração com diversos outros softwares capazes de ampliar a visão do andamento do site da sua marca, seja ela uma empresa de estrutura metálica ou uma loja de salgados e doces.
Os dados que o Google Analytics capta e apresenta para você são diversos, capazes de proporcionar a compreensão do comportamento do público e ditar as próximas ações de uma campanha digital, por exemplo.
Se você deseja saber qual a importância do Google Analytics e como ele pode ajudar você a mensurar os resultados do seu site, fique conosco neste artigo e aprenda um pouco mais sobre essa ferramenta essencial para qualquer empreendedor digital!
Índice
É possível usar o Google Analytics em diferentes tipos de negócios. Do blog da empresa responsável por um projeto topográfico até para o e-commerce de uma pizzaria, essa ferramenta proporciona controle operacional de qualidade e fácil de mensurar.
Para tanto, o processo, após a configuração e instalação, será o mesmo. Você precisa ter em mente um objetivo a ser trabalhado pela plataforma. Deseja acompanhar quantos e-mails foram lidos? Quantas pessoas entraram em contato para pedir um orçamento?
São diferentes ações que o Google Analytics pode facilmente contabilizar e resolver. Há ainda a questão de quando a sua empresa funciona na parte online e na parte offline. Dessa forma, você não conseguirá contabilizar todos os processos.
Existem 5 tipos de conversões que o Google Analytics pode contabilizar. E, o que chamamos de conversão, ele entende como meta. Vamos conhecê-las rapidamente abaixo.
A ação de Destino é quando uma página é aberta. Um exemplo são as landing pages criadas pelo time da empresa responsável por essa área. Ou quando a página para realizar o cadastro é concluída.
Entender quanto tempo o usuário ficou no site é importante para saber as intenções daquele usuário. O Google Analytics consegue dizer se ele entrou e saiu imediatamente, se passou 5 minutos, 30 minutos e muito mais.
Diferente de abrir uma página só, é entrar em diversas páginas de uma só vez. Isso demonstra um interesse excepcional do visitante e uma possível conversão. Para tanto, é com o Google Analytics que você vai entender como tratar esse usuário.
O evento é o nome para o clique em algum botão da página. Nesse caso, temos diversas opções: desde a opção de requisitar um profissional da empresa, entrar nas redes sociais e outras possibilidades.
Voltada para os donos de e-commerces, a métrica de receita procura acompanhar os resultados das lojas virtuais. Ou seja, com ela, é possível entender qual o andamento do carrinho de compras da sua loja virtual, um número fundamental para análise.
Dentro de um blog ou site, você tem a chance de encontrar usuários que vieram de diversas fontes. Da campanha instalada no Facebook ou da URL de outro site. Com o Google Analytics, você consegue saber exatamente de onde vieram essas pessoas.
Ainda dentro de um blog, é possível identificar a origem da visita: se a pessoa estava no celular ou no notebook, por exemplo. Dessa forma, você consegue analisar de onde a sua audiência mais acessa e qual formato faz mais sentido ser aplicado.
E sabe a Persona? Aquele cliente ideal, com nome, ocupação, hobbies, idades e muito mais. É possível identificar a localização exata dele, também por meio do Google Analytics.
Esse tipo de dado, seja para um blog sobre automatização industrial ou curso de línguas, permite entregar uma estratégia mais direcionada sobre o conteúdo que vai ser produzido, além de outras campanhas possíveis.
Uma loja física possui a vantagem do cara a cara, saber na hora se o cliente está ou não satisfeito, quem entrou e quanto vendeu, não é mesmo? No e-commerce, isso não é difícil.
Com o Google Analytics para e-commerce você também consegue ter ideia do comportamento do público a fim de entender quais ações tomar dentro da empresa, seja ela voltada para a venda de galpões de lona ou roupas usadas, por exemplo.
É pelo Google Analytics que você tem acesso às páginas mais visitadas. Esse número pode ser ainda dividido em algumas taxas de minutos, que indicam quanto tempo ele levou em uma página, se ele saiu e voltou, e por aí vai.
Outra vantagem se encontra na análise de campanhas. Se você deseja saber quantas visitas e conversões uma campanha gerou no seu site de vendas de guilhotina industrial, basta configurar a ferramenta para coletar os dados específicos de URLs dessa campanha.
Você pode até ter diferentes ações nessa campanha, como envio de e-mail marketing, blog posts específicos e anúncios nas redes sociais. E, mesmo assim, conseguirá agrupá-los em um canto da ferramenta para obter os dados.
Dentro do e-commerce, você consegue saber quais produtos possuem o melhor desempenho e, com isso, ampliar o acesso a eles, com ofertas ou preços especiais.
Cuidar de uma loja virtual sem o auxílio do Google Analytics, é como navegar em um terreno desconhecido sem GPS. Você tende a ficar perdido, sem saber para qual lugar ir e qual ação tomar.
Agora que você entende quais as possibilidades do Google Analytics em diferentes modelos de negócio, é hora de saber como ele pode entregar os resultados. Aliás, é importante saber quais dados ele é responsável por coletar. Com ele, você consegue saber:
A principal atividade do Google Analytics é pegar os dados acima e transformá-los em relatórios. São diversos números e informações do seu público que sem a ajuda de uma ferramenta como essa, ficaria muito mais difícil de captar e compreender.
Com o Google Analytics ainda é possível obter dados em tempo real ou segundos após a entrada de um novo usuário no site. A qualquer momento você conseguirá saber o número e a localização das pessoas do seu site de sala comercial compartilhada, por exemplo.
Dessa forma, você vai entender melhor o seu público, podendo aplicar os dados obtidos dentro da sua estratégia de marketing digital. Aliás, é o momento de compreender como o Google Analytics pode influenciar nas estratégias do marketing digital?
As estratégias de marketing digital devem ser sempre monitoradas, para que se saiba qual o andamento dos projetos. E somente com o Google Analytics que você consegue, de fato, compreender como uma campanha está indo e o que precisa melhorar.
Com ela, você entende se os visitantes estão fazendo o que foi projetado no planejamento inicial. Se não, o quê estão fazendo? Como isso pode ajudar a campanha? Como corrigir esse problema?
O Google Analytics irá proporcionar as respostas para essas perguntas. Ele deve realizar o monitoramento do tráfego do seu site, observando quem entra, quem sai, quais foram os cliques e de onde essas pessoas vieram.
Tudo isso envolve o Marketing Digital. Afinal, o Marketing é o resultado das ações de divulgação do seu site e redes sociais, certo? Ou seja, qual é o alcance do seu website? As mensagens estão chegando no público desejado? O Analytics responde isso.
Quer saber quantas pessoas leram a newsletter sobre ensaio de dureza? Com o Google Analytics você consegue. O Retorno Sobre Investimento é uma das principais métricas do Google Analytics e que ajudam a monitorar uma campanha de Marketing Digital.
O ROI indica o resultado da campanha. Com ele, você deve saber qual foi o retorno que uma ação teve, seja em faturamento ou em cliques. O critério é estabelecido por você e pode ser desde o preenchimento de um formulário ou o clique de um anúncio.
O Google Analytics é a ferramenta mais completa de análise de comportamento de tráfego de websites que existe atualmente. Além disso, ele é gratuito. Você também pode investir e pesquisar por outros nomes para incrementar a sua pesquisa.
Se você deseja conhecer quantas pessoas entram no site, quantas estão abandonando, quais anúncios estão recebendo mais atenção, por onde e de onde as pessoas estão acessando o seu site sobre construção em steel frame, o Google Analytics é a melhor opção.
Com o Google Analytics bem definido e instalado no seu site, você conseguirá obter métricas e resultados compatíveis com a realidade concreta da sua marca.
Dessa forma, os responsáveis pela campanha de marketing digital e vendas poderão usá-los para trabalhar da melhor forma.
Conte também com a facilidade e gratuidade do uso da ferramenta, podendo priorizar seus custos para campanhas e eventos mais segmentados.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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