Usar o google para buscar respostas a praticamente qualquer pergunta se tornou uma prática tão comum que o nome do buscador se tornou sinônimo de sua função. “Dá um Google”, ou “Google isso aí” são expressões que se tornaram corriqueiras. Também pudera! O maior buscador do mundo recebe cerca de 40.000 pesquisas por minuto e 3,5 bilhões de buscas por respostas diariamente! Nesse universo digital repleto de gente buscando por coisas, é natural que os sites de e-commerce queiram se destacar oferecendo as melhores respostas. É nesse momento que as estratégias de SEO para e-commerce podem fazer muito pelas empresas, e o melhor: de graça!
Índice
Afinal, o que é SEO?
Antes de mais nada, convém fala sobre o que é SEO. Trata-se de uma sigla para a expressão em inglês ‘Search Engine Optimization’, ou simplesmente Otimização de Sites. SEO nada mais são do que técnicas empregadas visando fazer com que o acesso orgânico (não-pago) ao site seja potencializado e ele apareça entre as primeiras opções quando alguém fizer uma pesquisa relacionada a seu conteúdo no buscador.
É claro que a atração de público via anúncios pagos também faz parte da maioria das estratégias de marketing digital, e isso tem sua importância. Mas criar e manter um site baseado em estratégias de SEO para e-commerce visando atrair público de maneira orgânica significa que o portal continuará recebendo um fluxo constante de acessos mesmo sem a ajuda de anúncio pagos. Como fazer isso?
Principais Estratégias de SEO Para E-commerce
São muitos os aspectos que se deve levar em consideração quando o assunto é SEO para e-commerce. Selecionamos alguns dos principais pontos que se deve prestar atenção:
Arquitetura do Site: as técnicas de SEO para e-commerce devem ser pensadas desde a concepção do site. Seu site deve ser organizado, visualmente atraente e intuitivo. Também é fundamental que ele flua corretamente na versão mobile já que, segundo pesquisa recente da Mobile Time e Opinion Box, 82% dos brasileiros que compram online já realizam compras via celular. Sempre ofereça a opção de navegar por categorias na sua loja e-commerce e crie URLs (endereços de páginas) simples e amigáveis.
Use WordPress: ainda falando sobre como arquitetar seu site com técnicas de seo para e-commerce, especialistas recomendam a criação de seu site no WordPress, plataforma mais usada do mundo tanto para criação de sites quanto de blogs. Quando você cria um site no WordPress já tem a garantia de que trata-se de uma plataforma Google Friendly, ou seja, o buscador já reconhece – e valoriza – a estrutura do WordPress, dando preferência para ele na hora de ranquear buscas.
Títulos e Descrições: capriche nos títulos e nas descrições de seus produtos ou serviços. Seja objetivo, mas ofereça o máximo de informações possível de forma clara. Use palavras-chave nessas descrições. Se atente à qualidade das meta descrições, ou sejam aquelas duas primeiras frases que aparecem no buscador logo abaixo do título quando alguém faz uma pesquisa.
Use Elementos Visuais de Qualidade: imagem tem poder de persuasão. Coloque ótimas e variadas imagens de seus produtos/serviços, sempre em boa qualidade. Ao subir a imagem se atente ao título do arquivo, para que seja o mesmo do produto/serviço que ela está ilustrando. Se preocupe ainda em colocar legenda.
Atributo ALT: ainda falando de imagens, o atributo ALT text serve para descrever o conteúdo da imagem. É muito útil para ajudar pessoas com deficiência visual (e que fazem uso de leitores de tela) a compreender o conteúdo. Também são exibidos quando o navegador não consegue carregar o arquivo da imagem e é um dos fatores que o Google usa para tentar entender a imagem e atribuir sua relevância para a busca do usuário. Quando for escrever o conteúdo do atributo ALT, é importante descrever o que está na imagem de forma breve, clara e objetiva, usando a palavra-chave que se quer ranquear.
Redirecionando Páginas: se o usuário chegar até seu e-commerce e se deparar com um produto esgotado ou em falta (o que pode acontecer), você pode criar uma configuração que levará o usuário para uma nova página de produto. Todos as estratégias de SEO para e-commerce aplicadas na página serão transferidos para a nova página. Para fazer isso, use o chamado redirecionamento 301. A consultoria Neil Patel criou um artigo completo explicando melhor o assunto e ensinando como fazer.
Contrate um Especialista: todas as dicas dadas acima são apenas uma pequena porção de um universo muito mais amplo de estratégias de SEO para e-commerce que podem ajudar seu negócio eletrônico a prosperar e atrair cada vez mais clientes. Para executar essas e outras ações de modo organizado e focado em resultados, a melhor opção é contratar uma agência especializada em estratégias de SEO. A agência M.SEO é referência nesse assunto. Com um time de analistas qualificados e com ampla experiência na área de SEO, a agência tem a expertise necessária para ajudar seu negócio a aproveitar ao máximo as vantagens de se ter um site pensado visando atrair tráfego orgânico. Entre em contato e saiba mais.
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