O uso dos canais digitais para fazer marketing é muito mais do que uma tendência, se tornou praticamente indispensável para negócios que querem se destacar e obter sucesso. As possibilidades proporcionadas pela internet são muitas, tudo isso com custo inferior ao marketing tradicional, maiores possibilidades de realização de ações personalizadas e resultados facilmente mensuráveis. Apesar de estar em alta e ser bastante comentado, o marketing digital gera muitas dúvidas, especialmente por ser cheio de possibilidades. O que posso fazer pela minha empresa?
Índice
Quais os Melhores Canais? Quem Pode me Ajudar?
Um dos maiores objetivos de todo negócio – seja ele tradicional ou digital – é vender. Sendo assim, selecionamos 7 estratégias de marketing digital que poderão ser implementadas para melhorar as vendas de sua empresa.
Defina Sua Persona: por muito tempo o marketing trabalhou com o conceito de “público-alvo”. A evolução digital da área trouxe um conceito muito mais específico, o de persona. Trata-se de um perfil semi-fictício que representa seu consumidor ideal. Para se criar uma persona, é preciso entender a fundo seu público e usar dados reais sobre seus consumidores para traçar um perfil o mais subjetivo e íntimo possível (com nome, idade, profissão, principais gostos, principais desejos e necessidades, etc) dessa persona. Isso ajuda a elaborar uma comunicação mais direcionada. Não precisa se limitar a uma persona por empresa, pode criar quantas achar que necessita para englobar os mais diversos perfis de clientes de seu negócio.
Prepare Seu Site: uma das principais estratégias de marketing digital é investir em um site para sua empresa. O site é seu cartão de visitas perante o cliente. Ele deve ser bonito, objetivo, intuitivo e oferecer conteúdo e facilidade a seus clientes. No caso de e-commerces, todos os processos – desde a busca pelo produto ou serviço até a finalização do pagamento – devem fluir tranquilamente e sem percalços. Um único deslize – como travamento ou uma página sem informações claras – pode motivar o cliente a desistir da compra. Ah, nunca se esqueça de colocar as informações de contato num local de fácil acesso.
Segmente Suas Ações: a segmentação no ambiente digital é muito mais fácil de ser realizada do que no meio tradicional. O usuário digital quer sentir que a comunicação foi pensada para ele, levando em consideração suas necessidades. Nesse sentido, canais digitais (como o Google e as mídias sociais) permitem a criação de campanhas e anúncios altamente segmentados, visando atingir em cheio o cliente que mais tende a se interessar pelo que seu negócio pode oferecer. A segmentação se estende a praticamente tudo o que você for fazer na internet, desde um post para rede social até um artigo para seu blog: tudo deve ser pensado tendo em mente determinado público, ou melhor, determinadas personas.
Conteúdo Relevante: cada vez mais em alta, a criação de conteúdo de qualidade que “fisgue” clientes em potencial para seu funil de vendas vem se mostrando muito eficiente. É o que chamamos de Inbound Marketing. Através de seu blog ou site, preocupe-se em criar conteúdo que busque antecipar as necessidades de sua(s) persona(s), oferecendo respostas e soluções. Para que essa estratégia de marketing digital seja efetiva, convide o usuário a saber mais sobre o assunto e sobre seu negócio, tente obter algum dado dele (especialmente o e-mail) para que outras estratégias de nutrição e conversão possam ser aplicadas.
Use as Mídias Sociais: gratuitas, fáceis de usar e com grandes possibilidades de interação com o público, as redes sociais permitem que você tenha presença online, crie anúncios pagos personalizados, links patrocinados e redirecione usuários para sua loja online, seu blog ou seu site. O costume do usuário de buscar informações sobre a empresa nas mídias como Facebook ainda é muito forte. Manter uma página profissional e constantemente atualizada é uma estratégias de marketing digital muito importante.
Use o Budget com Sabedoria: o Google permite que você crie campanhas de marketing pagas, também permite que você posicione seu site dentre os primeiros resultados quando alguém fizer uma busca que envolva o produto ou serviço que você oferece. Facebook, Instagram, Twitter e outras mídias também oferecem a possibilidade de divulgação paga. O melhor é que essas estratégias podem ser ajustadas aos mais diferentes orçamentos e tendem a atingir públicos mais específicos. Embora esse tipo de estratégia seja uma parte importante das ações de comunicação de uma empresa, não podem ser a única. Você precisa ser encontrado mesmo quando não quer (ou não pode) pagar por isso. Por isso use com inteligência o orçamento disponível para atrair leads através de mídia paga, mas também para criar um marketing de conteúdo que atraia leads de maneira orgânica (não-paga).
Peça Ajuda de Quem Entende: realizar ações integradas de marketing digital com foco em vendas é um processo que precisa ser estudado, detalhado e só então executado. Depois disso ainda vem a mensuração de resultados, análise e o esboço de novas estratégias. A melhor maneira de fazer isso é contando com a ajuda de profissionais qualificados que entendem de todo o processo. Nesse sentido, a agência M.SEO será sua melhor companhia. Especializada em micro e pequenas empresas, conta com profissionais capacitados e focados em trabalhar visando resultados. Entre em , conheça nossas especialidades e saiba como podemos ajudar o seu negócio.
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