Boas estratégias de SEO são fundamentais para que o negócio consiga ter um bom posicionamento na internet e alcance os resultados que deseja.
Os dados estruturados nas páginas são fundamentais para que as estratégias de Inbound Marketing alcancem bons resultados e níveis de rentabilidade.
Esses dados são marcações presentes em um design atraente no gráfico do próprio texto da página. Eles ajudam a destacar aspectos do conteúdo, como links, tags e descrições.
Os motores de busca não avaliam apenas o conteúdo, mas o código-fonte do site, que nada mais são do que dados que podem ser lidos e usados, de acordo com os parâmetros das buscas.
Também podem ser exibidos como um tipo de descrição extra para o usuário, por meio de rich snippets. Embora para alguns pareça apenas mais uma forma de agradar o algoritmo do buscador, os resultados dessa ação estão muito além dessa condição.
Ela é importante até mesmo para construir o big data do negócio, melhorar o SEO dos conteúdos e facilitar as pesquisas para os usuários.
Neste artigo, será possível compreender qual é o conceito de dados estruturados para SEO, para que eles servem, como colocá-los em um site, a relação com a otimização de SEO, seus tipos e como obter dados estruturados.
Índice
Os dados estruturados são informações apresentadas por meio de um padrão já existente e que facilita a comparação e a interpretação das informações.
Quando o assunto é SEO, se encontram no código HTML e mostram detalhes sobre a página para os mecanismos de busca.
Um fabricante de barra de cobre para barramento utiliza os dados estruturados para ajudar o Google a entender o conteúdo de uma página.
Por meio deles, a plataforma é qualificada para aparecer em um resultado de pesquisa, por meio de elementos gráficos agregados, trazendo assim um resultado avançado.
É possível usar diferentes marcações que são aplicáveis à maioria das plataformas, como no caso de navegação estrutural em que as marcações são direcionadas para um tipo de site específico.
Por exemplo, se a marca tem uma plataforma e-commerce, o recurso de produto ou avaliação é mais interessante para atrair usuários qualificados para o canal.
Isso porque com as informações mais importantes expostas na SERP, o usuário vai acessar a página com a certeza do conteúdo e da informação que vai encontrar dentro dela.
Para utilizar a marcação no site, a primeira coisa que o proprietário da plataforma precisa fazer é seguir as diretrizes de dados estruturados do Google ou indicada pelo mecanismo de busca em que pretende alcançar um bom posicionamento.
Ao fazer isso, uma empresa de zeladoria consegue fornecer as informações de maneira mais clara, além de melhorar o posicionamento por meio de White Hat SEO.
Outra dica importante e que ajuda muito na implementação é usar uma ferramenta de Assistente de Marcação para Dados Estruturados do Google, voltada para webmasters.
Fazer a marcação de structured do jeito certo é fundamental para que o Google possa oferecer uma boa experiência de pesquisa aos usuários, colaborando com o internauta na inserção de informações relevantes na SERP, algo que valoriza o SEO.
Dentre os Markups de dados estruturados para o web site estão alguns elementos muito importantes, como:
No entanto, além de saber colocar os dados estruturados em um site, é fundamental saber de que maneira ele se relaciona com a utilização de SEO, visto que isso facilita sua aplicação.
Criar blog, vídeos e outros tipos de conteúdo são estratégias de SEO que estão presentes no planejamento de marketing de empresas do mundo todo. É uma ação que oferece excelente custo-benefício e ainda ajuda a fidelizar os clientes.
Uma empresa de sistema para recibo holerite online deve usar essa prática para melhorar suas estratégias de SEO e a criação de conteúdo.
Para entender como os dados estruturados são capazes de melhorar a otimização da página, primeiro é importante lembrar que essas ações agradam o Google e ainda facilitam a vida do usuário.
Para que a busca seja realmente bem-sucedida, o internauta precisa encontrar exatamente a informação que estava procurando e de maneira rápida. Assim sendo, quanto melhor for o filtro da máquina, melhor.
O computador trabalha por meio de informações quantificadas, e é exatamente aqui que entram os dados estruturados.
Os negócios podem trabalhar com diferentes tipos de dados estruturados, mas antes de implementá-los, é fundamental conhecer um pouco mais sobre eles.
Um fabricante de piano branco de cauda utiliza esse tipo de dado estruturado para expor suas principais características.
Dentre as informações que podem ser trabalhadas está o nome, endereço do estabelecimento, telefone de contato, localização geográfica, e-mail, entre outros.
Esse dado se refere à exibição de perguntas e respostas relevantes e que costumam ser enviadas pelos consumidores.
Dentro do site, um exemplo muito comum é a seção de dúvidas frequentes, e elas ajudam os visitantes a obterem as informações que precisam, sem precisar vasculhar a plataforma.
Os carrosséis se referem à exibição de listas de itens voltados para determinada finalidade, algo muito importante para o internauta.
Eles ajudam a visualizar e absorver informações de maneira mais simples para o usuário que buscou determinado termo.
São as informações passadas para o usuário sobre determinado assunto procurado, sendo muito comum e frequente em pesquisas realizadas nos mecanismos de busca.
Um fabricante de lavadora de vidro precisa otimizar sua página para que ela apareça entre os primeiros resultados de pesquisa, para satisfazer as necessidades dos usuários e para aumentar seu próprio tráfego.
Nesse sentido, para obter e aproveitar os resultados, é fundamental ter uma boa quantidade de dados estruturados, e algumas formas de consegui-los são:
Ter uma classificação para a resposta instantânea revelando todo o artigo na resposta pode fazer com que o site perca visitantes.
O ideal é oferecer respostas parciais ou informações adicionais para fazer com que os internautas acessem a página, gerando assim tráfego, leads e vendas.
Para classificar em um rich snippet específico, é muito importante ter certeza de que o conteúdo realmente é correspondente à classificação atual.
Isso diz respeito a blogs, páginas de perguntas frequentes, apresentação de slides, artigos e localização.
Uma das maiores preocupações das organizações hoje em dia, como no caso de uma empresa de limpeza de colchão a vapor, é garantir que os usuários tenham uma experiência de altíssima qualidade.
O site precisa de carregamento rápido, conteúdos de qualidade, produtos expostos em estoque, informações sempre atualizadas e navegação intuitiva.
As estratégias de SEO são capazes de fazer todas essas melhorias e por isso devem fazer parte do planejamento de marketing das organizações. Se elas não forem devidamente trabalhadas, dificilmente a marca terá bons resultados com a plataforma.
A marca precisa otimizar seu site com boas práticas de pesquisa orgânica, tendo em vista que o conteúdo não é classificado automaticamente e de maneira destacada nos rich results.
O site de um fabricante de forro para teto de isopor precisa seguir as diretrizes atuais de SEO para que consiga ter uma classificação realmente satisfatória.
Uma das coisas que mais aumenta a confiança no produto ou serviço é a avaliação com estrelas, por isso se tornou uma das estratégias de SEO tão fundamentais.
Os dados estruturados atraem avaliações com estrelas para a página de pesquisa, assim sendo, o negócio precisa conquistar avaliações positivas e genuínas, além de depoimentos de clientes satisfeitos.
Os snippets esperam conteúdos bem escritos e com boa estrutura, além da cópia do produto escrita de maneira diferenciada e que seja capaz de se destacar.
Inclusive, uma marca de fliperama caseiro deve trabalhar dessa forma para potencializar os resultados em pesquisas por voz, portanto, o material precisa estar sempre atualizado.
O conceito de dados estruturados vai muito além das informações relacionadas a eles, uma vez que interferem na experiência dos usuários. Além do mais, aprender sobre marketing digital não é uma coisa que acontece do dia para a noite.
A organização precisa contar com profissionais capacitados ou o próprio empreendedor deve dedicar tempo até que seja capaz de alcançar excelentes resultados para seus canais institucionais, principalmente o site e o blog.
Os dados estruturados favorecem a pesquisa orgânica e faz com que a página da marca seja encontrada por mais pessoas. Entender sobre eles faz toda a diferença na hora de elaborar uma estratégia inteligente e eficaz.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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