Nutrir o lead convertido pela empresa é um processo de marketing muito importante que se baseia no uso de segmentação de público e funil de vendas, para que esse potencial cliente avance na jornada de compra.
A estratégia vai desde o momento em que o consumidor descobre a marca até sua decisão de compra, e a partir do momento em que o negócio possui uma estratégia de geração de leads, ele precisa investir na nutrição.
Isso porque grande parte dos consumidores captados pela organização não está pronta para fazer uma compra, mas é possível investir em um trabalho que vai amadurecê-los e influenciar em sua decisão de maneira positiva.
Uma nutrição bem trabalhada envolve a segmentação do potencial cliente, compartilhamento de conteúdos relevantes, avaliação do engajamento e qualificação do lead para as vendas.
A nutrição acontece por meio do envio automático de conteúdos organizados de maneira estratégica para gerar valor ao lead de maneira personalizada. São materiais que costumam ser enviados por e-mail e outros canais.
Para entender um pouco mais, este artigo vai explicar o que é nutrição de leads, como fazer esse trabalho do jeito certo, como captar leads e como otimizar a nutrição.
Índice
A ideia por trás da nutrição de leads está relacionada ao processo de educar os potenciais clientes que chegam até a base de contatos do negócio para saber um pouco mais sobre os produtos e serviços.
Não se trata de uma sequência de e-mails comerciais que visam mostrar as qualidades da solução, mas o de conteúdos que contribuem para a compreensão do leads sobre formas de solucionar seu problema.
Para compreender as demandas desse público, uma clínica de exame admissional de sangue precisa se basear em alguns aspectos. Um deles é a persona e o outro é o tipo de conteúdo que faz as pessoas compartilharem suas informações com a marca.
Também é importante investir em um formulário de cadastro para que os usuários possam preencher suas informações.
O engajamento durante o envio de conteúdos por e-mail também ajuda a refinar a nutrição durante seu acontecimento, lembrando de que ela precisa ser construída em conjunto com os materiais que capturam os leads para o negócio.
Tudo precisa estar relacionado entre si, tendo como ponto de partida a persona da organização e suas necessidades, além de compreender as necessidades que podem mudar de acordo com a jornada de compra em que ela se encontra.
Para fazer a nutrição de leads, a organização precisa investir em algumas práticas e importantes, dentre as quais estão:
Com base nas informações coletadas sobre o perfil da persona, é possível desenvolver campanhas diferentes. Além disso, para um fabricante de saco de tecido personalizado cada envio é uma oportunidade de obter informações sobre o cliente.
Mas não se deve pedir muitas informações de uma vez, pois isso pode afastar o consumidor. O melhor a se fazer é ampliar o perfil de maneira progressiva, pedindo informações específicas a cada nova interação.
Outro fator que precisa ser considerado durante a segmentação é a etapa da jornada de compra na qual o cliente estava, tendo em vista que o objetivo da nutrição é avançar o lead pelo funil de vendas, sendo necessário saber onde ele começou.
Para ter certeza de que os conteúdos estão chegando no momento certo, é fundamental estabelecer um cronograma com a duração da nutrição e o intervalo entre os envios.
Não existe uma modalidade para isso, visto que na hora de calcular, é importante levar em conta fatores como o ciclo de vendas, tipo de persona e o produto.
Quanto maior for o valor, maior será o tempo de consideração, então a duração da nutrição será maior. Mas se o produto tiver um tempo de consideração menor, é possível reduzir o intervalo entre os envios e a duração da nutrição.
Para obter bons retornos com suas estratégias, um fabricante de lã de rocha precisa variar o tipo de conteúdo, investindo em opções como:
É importante ir avançando o cliente no funil para que possa entrar em contato de novo, ao passo que a organização deve estar pronta para a venda. A variação é fundamental porque cada persona vai se interessar por um tipo de conteúdo em momentos diferentes.
Aquela pessoa que demonstrou interesse em uma programação pode mudar de opinião rapidamente se não houver essa variação.
Existem algumas estratégias que ajudam a captar leads, e uma das mais usadas é a produção de conteúdo. Os materiais oferecidos pelas empresas restauração de fachadas são relevantes para atrair o público.
Uma boa estratégia de marketing de conteúdo ajuda a companhia a se destacar entre os concorrentes e permite que seja encontrada por mais pessoas.
Eles podem esclarecer dúvidas relacionadas ao segmento ou apresentar benefícios do produto e é assim que vão captar potenciais clientes. Se a qualidade for realmente elevada para os consumidores, é bem provável que comecem a seguir a marca.
Mas para colher resultados da produção de conteúdo, também é muito importante inserir um formulário de contato na página do site.
Para que os visitantes passem a integrar a base de leads da marca, o formulário pode ser inserido na lateral da página ou no fim dela e assim manter os usuários conectados com a organização, mesmo quando deixam a plataforma.
É necessário definir as páginas que serão usadas para captar contatos e uma das formas de fazer isso é identificar aquelas que recebem mais acessos.
Para uma empresa especializada em construção de piscina suspensa uma página que recebe muitas visitas merece receber um formulário de contato.
A única coisa que a marca precisa ter em mente é que ele precisa fazer sentido para a navegação do visitante. Por exemplo, seu propósito é incluir um formulário para enviar promoções, então ele precisa estar de acordo com a página.
Para potencializar ainda mais o alcance dos conteúdos, vale a pena investir em anúncios nas redes sociais e alcançar o público que a marca espera. Isso vai ajudar a promover os produtos e aumentar a base de leads.
Para otimizar a nutrição de potenciais clientes, é muito importante trabalhar de maneira estratégica. Um dos passos mais importantes é compreender profundamente como funciona o ciclo de vendas do negócio.
Para que o desenvolvimento do lead de uma empresa de conserto vidro iphone seja eficaz, é necessário entender onde essas pessoas estão no ciclo de vendas e na jornada de compra.
A empresa deve ver quais assuntos eles expressam interesse, pois isso ajuda a definir o cenário que vai determinar o fluxo de trabalho de comunicação.
O ciclo dos leads envolve atração, conversão, fechamento da venda e pós-vendas e cada parte desse ciclo traz uma oportunidade diferente de fornecer materiais úteis e que vão envolver as pessoas até que se tornem clientes.
Outro ponto fundamental é determinar o tipo de persona que o negócio pretende atingir. Antes de criar o e-mail que será enviado ou uma oferta de conteúdo, é fundamental saber para qual público ele se direciona.
Quando uma pessoa acessa o site de um fabricante de piso amadeirado externo antiderrapante, ela está esperando mais, e se ela compreende verdadeiramente o perfil de seu potencial cliente, ela saberá criar os materiais certos.
Se o propósito é configurar uma campanha de criar leads para atrair ainda mais potenciais clientes, a marca precisa ser um pouco mais específica.
Com metas bem determinadas vinculadas ao processo de vendas e personas, fica mais fácil direcionar um conteúdo alinhado com as metas e aprimorar os relatórios sobre o desempenho do negócio.
Por fim, outra coisa muito importante é mapear o conteúdo para encontrar caminhos lógicos que as pessoas percorrem dentro da jornada de compra desde o primeiro contato com a marca.
Uma empresa de limpeza apartamento novo também precisa determinar quais partes do conteúdo vão trazer liderança no processo de vendas, respondendo perguntas e objeções comuns.
Também é fundamental fazer um inventário do conteúdo que precisa ser criado para preencher as lacunas necessárias. Por fim, é necessário ajustar o conteúdo para uma persona específica.
Muito se fala sobre a necessidade de atrair leads, mas o trabalho não termina por aí, muito pelo contrário. É necessário investir em uma comunicação contínua com essas pessoas para que elas realmente amadureçam a decisão de compra.
É aqui que entra a nutrição de leads, enviando materiais de acordo com a etapa em que esses indivíduos se encontram na jornada. Ao longo do tempo, eles vão conhecer mais sobre a solução e se preparar para a aquisição.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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