Saber fidelizar seus pacientes é muito importante para qualquer profissional da saúde, clínica, consultório ou hospital. É uma forma de fazer com que as pessoas voltem a se consultar e fale bem sobre o atendimento para outros indivíduos.
Muito se fala sobre a importância de fidelizar clientes para as empresas, afinal, em um mercado competitivo, é indispensável oferecer produtos e serviços de qualidade e se destacar.
A área da saúde também é um setor de muita competição, visto que existem milhares de profissionais e estabelecimentos que oferecem seus serviços e eles também precisam atrair as pessoas e conquistar sua confiança.
Mas o sucesso de uma estratégia de fidelização depende da maneira como o paciente é tratado e do nível de satisfação com o profissionalismo e o atendimento recebido. Existem várias maneiras de fazer isso, desde o diagnóstico até a acessibilidade.
É necessário trabalhar com ações concretas que todos os funcionários do estabelecimento médico vão desempenhar, por exemplo, o tipo de atendimento da recepção e até a limpeza do local.
Para não errar nessa estratégia, este artigo vai explicar o conceito de fidelização de pacientes, por que fidelizá-los, a importância desse processo e como colocá-lo em prática.
Índice
Para o marketing, fidelizar é fazer com que o público de uma marca continue comprando com ela periodicamente, portanto, fazer com que as pessoas retornem.
Trata-se de um conceito muito popular, mas que mesmo assim não recebe a atenção que merece por parte de clínicas, hospitais, consultórios e profissionais. Só que a área médica aumenta ainda mais a relevância da fidelização.
Isso acontece porque garantir a satisfação do paciente é fundamental, pois isso vai fazer com que ele utilize os serviços do estabelecimento de maneira sistemática e recomende o local para conhecidos, amigos e familiares.
Por exemplo, os clientes fiéis de uma empresa de limpeza predial não cedem à concorrência e a mesma coisa acontece com os profissionais da saúde.
Fidelizar os pacientes traz muitos benefícios, visto que eles se tornam mais lucrativos e dispostos a pagar pelos serviços oferecidos. Também são mais receptivos em relação a novos serviços porque confiam no profissional.
Sem falar no fato de que as indicações são uma forma de vender, mas sem precisar investir para conquistar o público.
No caso das empresas comuns, conquistar um cliente novo custa até 7 vezes mais caro do que manter os compradores que já conhecem seus produtos e serviços.
O processo de atração ocorre dentro da jornada de compra, e para que o consumidor se convença a adquirir uma solução, é necessário muito trabalho e investimento.
A jornada de compra dos clientes de um fabricante de exaustor de caracol é a trajetória que eles percorrem, antes de comprar seu produto, indo desde o primeiro contato até a etapa do pós-venda.
No caso dos profissionais da saúde, ao invés de jornada do cliente, existe a jornada do paciente, que nada mais é do que o caminho percorrido pelas pessoas até que finalmente sejam atendidas pelo estabelecimento.
De forma geral, a jornada do paciente depende de algumas etapas que costumam fazer parte da rotina de clínicas e consultórios, como:
Cada uma dessas etapas exige tempo, investimento financeiro, trabalho humano e materiais necessários. Mas quando o estabelecimento fideliza o paciente, trabalha com alguém que já conhece os serviços e não precisa passar por essas etapas.
Como resultado, os gastos para atraí-lo novamente são muito menores, ao mesmo tempo em que os lucros aumentam.
Para uma empresa de motoboy para entrega, fidelizar pacientes é fundamental por diversas razões, pois além de fazer as pessoas comprarem mais vezes, consegue melhorar seus lucros e reduzir custos.
Ao mesmo tempo, a tecnologia mudou consideravelmente os hábitos de consumo das pessoas, que se tornaram muito mais exigentes em relação à qualidade dos produtos e serviços, e isso também se aplica na área médica.
As pessoas querem receber atenção durante o atendimento, por essa razão, o profissional da saúde precisa se preocupar com a experiência que elas terão em seu consultório.
Isso vai desde o agendamento da consulta até o pós-atendimento, mas é necessário saber como trabalhar as estratégias de fidelização.
A fidelização é uma ação que além de contribuir com o consultório médico, também melhora consideravelmente a saúde do paciente.
Quando uma pessoa confia no profissional, vai continuar o tratamento, de acordo com as orientações recebidas, nesse contexto, algumas dicas para fidelizar quem procura o consultório são:
Uma das dicas mais importantes é oferecer atendimento humanizado, um diferencial muito valorizado atualmente, principalmente na área da saúde, uma vez que lida com pessoas de vários perfis, com perspectivas e fragilidades distintas.
Para um fabricante de conversor de CC, a personalização é crucial, mas para os profissionais da saúde, é uma forma de valorizar o ser humano e estabelecer uma relação positiva.
Além da maneira como o profissional da saúde vai atender as pessoas dentro do consultório, é crucial que o ambiente seja acolhedor e que a comunicação esteja alinhada ao perfil do usuário e dos serviços oferecidos.
Além da humanização, é necessário inovar a forma como as pessoas são atendidas pelo estabelecimento, e isso deve ser trabalhado em todos os pontos de contato.
Por exemplo, se o paciente entrou em contato com a clínica por WhatsApp, ele precisa ser bem atendido e ainda ter a possibilidade de fazer agendamento online.
Não importa se a intenção é fazer exame ocupacional de retorno ao trabalho ou qualquer outro procedimento, qualquer que seja a necessidade, se puder fazer o agendamento online, a vida do paciente e da própria clínica será muito mais simples e fácil.
O respeito é algo muito importante nas relações humanas, e mesmo que pareça uma bobagem falar sobre isso, tendo em vista que se trata de algo óbvio, dentro de uma rotina agitada, algumas coisas podem passar batidas.
O médico é um profissional que está acostumado a lidar com diversas enfermidades, e pode acontecer de se esquecer da empatia.
É comum que o paciente tente entender a rotina desses profissionais, mesmo assim, são pessoas que precisam de atenção e sentir que os profissionais se importam. Algo necessário tanto durante uma consulta quanto para tratar uma enfermidade grave.
Quando uma pessoa procura uma empresa especializada em estudo de impacto de vizinhança simplificado deseja ser atendida com rapidez, mas sem perder a qualidade.
Para os pacientes, a rapidez é tão ou mais importante porque eles estão procurando uma solução para melhorar a saúde.
Isso faz com que reduzir a espera do atendimento seja primordial, mesmo porque, ninguém gosta de ficar muito tempo na sala de espera.
O estabelecimento precisa organizar o consultório e cuidar da agenda, de modo que os compromissos sejam compatíveis com a capacidade de atendimento. Assim, evita-se a sobrecarga de trabalho e os atendimentos cancelados.
Uma das melhores ferramentas para isso é a agenda informatizada, mas permite organizar melhor os horários, facilita a remarcação de consultas e ajuda a encaixar pacientes em horários vagos.
Uma empresa de jardinagem e paisagismo deve se manter em contato com os consumidores após a compra, mas uma clínica médica tem ainda mais motivos para se comunicar com os indivíduos.
Para melhorar a fidelização, é necessário reduzir a taxa de absenteísmo, e uma das formas de fazer isso é enviando lembretes de consulta.
Ao fazer isso, o estabelecimento mostra que realmente se importa com os pacientes e ainda consegue reduzir a taxa de absenteísmo consideravelmente. Basta usar um sistema que envia as confirmações por e-mail, SMS ou por WhatsApp.
É muito comum ver pessoas se queixando de que o médico nem ouviu o que elas falaram e já receitou uma medicação, e isso acontece porque os profissionais já estão acostumados a ouvir o que o paciente está dizendo.
Mas não é bom automatizar esse momento porque o indivíduo não entende o assunto, está com alguns sintomas e não sabe o que está acontecendo.
Mesmo que o padre não seja grave, é necessário ouvir com calma o que a pessoa está falando, para só então receitar o tratamento mais adequado.
Uma empresa de manutenção de portão automático consegue melhorar consideravelmente seus lucros e resultados ao investir em fidelização, e a mesma coisa acontece com os consultórios médicos.
Fidelizar pacientes é oferecer atendimento de qualidade, garantir a satisfação das pessoas, oferecer uma experiência positiva e ainda fazer com que esses indivíduos procurem novamente o estabelecimento e indiquem seus serviços para outras pessoas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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