Digitalizar tem sido a palavra de ordem que norteia o mercado nos dias atuais. Isso se dá, sobretudo, pela potencialidade que, por exemplo, as redes sociais podem trazer para a comunicação empresarial.
Comunicar-se com o cliente sempre foi um dos grandes pontos que o mercado tem demandado, mas nem sempre isso foi possível de forma tão simplificada.
Fosse a partir dos setores de televendas ou de atendimento ao consumidor, o máximo de proximidade que era possível ter com um cliente era através dos sistemas de telefonias.
Vender uma máquina de café da nestlé de forma remota só era possível a partir de algumas ligações.
Contudo, essa realidade tem mudado de maneira drástica e, nesse sentido, o e-commerce tem cumprido muito bem esse papel. Isso se dá por causa das potencialidades que as mídias digitais trouxeram para todas as áreas da vida cotidiana.
Hoje em dia, se um cliente quiser comprar insulfilm janela quarto basta que ele jogue isso em algum mecanismo de busca.
A empresa que fizer o melhor trabalho de marketing conseguirá atrair a sua atenção e, também, o seu clique.
É possível que essas atrações sejam feitas a partir de uma série de posturas que a marca deve tomar na web.
Desde otimização para SEO até a compra de links patrocinados, aparecer para o cliente é um dos fatores fundamentais.
Esse formato, por sua vez, funciona como um serviço de busca e entrega, onde o usuário irá procurar o que precisa e receber no conforto de seu lar.
É verdade que essa é apenas uma das muitas possibilidades e mudanças de paradigmas que as tecnologias digitais trouxeram para o mundo dos negócios.
Entretanto, é mais do que importante entender quais são os impactos desses novos mecanismos no universo da medicina. Alguns de seus principais são:
É certo que esses impactos ainda estão no início de seu curso e, portanto, podem se desdobrar em milhares de outras funcionalidades. No entanto, é importante estar atento às citadas acima.
Seja uma empresa que faz higienização poltrona ou uma clínica de otorrinolaringologia, aumentar a visibilidade nas redes é fundamental.
Isso pode até parecer um pouco frio quando o assunto é medicina, mas não é. Afinal, não há como um médico ser reconhecido se ele não aparecer.
Nesse caso, não há nada que possa incidir em vaidade. Na verdade, esse é um dos aspectos mais importantes para qualquer um que deseja se estabelecer para o seu público ou pacientes.
Além disso, a potencialidade de se criar uma política de conteúdo que pode ajudar em saúde preventiva, por exemplo, acaba sendo de grande valor.
Existem grandes médicos no Brasil que, via de regra, acabam sendo bastante publicitados por esse tipo de conteúdo nas redes. A avidez do público por conteúdos acaba sendo a força motriz de toda a relação no ambiente digital.
Se, porventura, uma empresa que vende elevador automotivo móvel tiver um bom conteúdo referente ao assunto, seu número de acessos pode ir às alturas.
Essa lógica funciona, também, dentro do ambiente da medicina e, nesse sentido, com mais credibilidade.
Outro ponto essencial, só que agora do ponto de vista do paciente, é a facilidade de se encontrar especialidades.
A maioria das pessoas já passou por algum problema insólito de saúde que acabou confundindo na hora de procurar um especialista.
Agora, com o advento das mídias digitais, esse tipo de abordagem acabou se tornando um pouco mais simplificada.
Hoje em dia, é possível encontrar um especialista em determinado tipo de problema com a mesma facilidade que se procura por um piso laminado instalado.
Índice
Antes de entender como as redes sociais podem ajudar na comunicação e atração de novos pacientes, é preciso compreender um dos desdobramentos das tecnologias digitais para a medicina.
Nesse caso, a telemedicina tem sido um dos fatores determinantes para a mudança de paradigmas dentro desses meios.
Ela consiste em uma série de adoções tecnológicas que permitem que o paciente e o médico não estejam sequer no mesmo espaço.
Esse tipo de comunicação é mediada por artifícios tecnológicos que vão desde coisas mais simples até as mais sofisticadas.
No último período, sobretudo por conta das dinâmicas pandêmicas, muitas consultas passaram a ser de forma online.
Ou seja, um paciente de sua casa entrava em contato com um especialista para explicar os seus quadros de saúde.
Diante disso, essa facilidade acaba sendo tão cômoda como buscar por pergolado decorado com plantas em ferramentas de pesquisa.
Entretanto, essa não é a única funcionalidade que a telemedicina tem trazido para essas relações.
Em maior medida, é viável encontrar exemplos de robôs usados de forma remota por médicos para cirurgias menos complexas.
Uma dinâmica tão corriqueira como a das redes sociais pode não ter a aparência de que pode ajudar na telemedicina, mas isso fica só no campo das impressões.
Na verdade, há uma grande potencialidade na atração de novos pacientes e na conscientização de medidas preventivas de saúde por esse meio.
Além disso, ao utilizar alguns desses recursos, é possível que o paciente passe a se sentir mais seguro.
Outro ponto essencial é a agilidade que as mídias sociais conseguem trazer em diversos processos.
Se, porventura, o paciente fez um exame em um laboratório e ele ficou disponível em formato digital, logo, ele poderá enviá-lo para seu médico.
Todo meio mercadológico tem as suas particularidades e, também, aspectos mais gerais que podem ser aplicados.
Com a medicina não é diferente. Há uma série de medidas que podem ser tomadas para elevar o grau de confiança do paciente no consultório ou no médico.
Assim como um usuário que procura por instalação de fechadura elétrica está, em grande medida, ávido por insegurança, a pesquisa por aspectos médicos seguem nessa mesma toada.
Seguir, portanto, algumas dicas para que essa relação seja nutrida de forma saudável pode ajudar.
Há, no ambiente digital, uma série de artigos sobre cada tipo de doença ou sintoma que o paciente pode sentir. Muitos deles, é verdade, acabam propiciando um autodiagnóstico que, via de regra, não é saudável para ninguém.
Por isso, garantir uma política de conteúdo focado em aspectos responsáveis pode ser um grande diferencial.
Explicar, por exemplo, alguns fenômenos comuns em uma gripe pode ajudar o paciente a se cuidar.
Além disso, um dos assuntos mais importantes que esse tipo de ação pode tratar é, justamente, a medicina preventiva.
Uma coisa é certa: ninguém gosta de colocar a sua saúde e, em última instância, a sua vida nas mãos de pessoas desconhecidas.
Por isso, garantir uma política de transparência nas mídias sociais pode ser um dos fatores preponderantes para essa relação. Isso pode ir desde a formação e especialização que aquele médico tem até as experiências profissionais.
Todas as informações acabam convergindo para um aumento gradativo da confiança do paciente naquele médico.
Uma vez atraídos para o ambiente daquele consultório ou médico, o paciente vai buscar estabelecer um contato.
Manter contato com o público pode trazer segurança e, em grande medida, fidelizá-los naquele ambiente. Afinal de contas, se há um acompanhamento de uma determinada doença, pode ser que no curso do tratamento surjam algumas dúvidas.
Se uma comunicação direta for estabelecida, o paciente passará a se sentir mais seguro quanto às medidas que está tomando.
Além disso, se algo saiu do esperado para aquele problema, o médico conseguirá averiguar se há a necessidade de uma consulta presencial ou de algum exame novo.
O contato direto, portanto, acaba sendo a cereja do bolo de uma boa relação digital que a medicina tem estabelecido.
As tecnologias digitais vieram para causar uma verdadeira revolução em diversas instâncias da vida cotidiana. Com a medicina isso não foi diferente. A partir de mecanismos de digitalizações de comunicação, os consultórios se digitalizaram, também.
Esse tipo de perspectiva tem, em grande medida, evitando deslocamentos e facilitado o acesso à medicina. Por isso, entender os benefícios da telemedicina e como as redes sociais podem ajudar nessa equação acabou se tornando necessário.
Essa relação é muito promissora, uma vez que a capacidade de comunicação desses meios pode ser grande aliada na hora de se comunicar com um paciente.
No entanto, é preciso conquistar a confiança desse público e só através de algumas posturas que isso será possível.
A produção de conteúdos relevantes, as especificações do currículo daquele profissional e, por fim, a definição de canais de comunicação direta podem ajudar a estabelecer segurança e, consequentemente, uma maior atração de pacientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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