As empresas sabem que existem muitos benefícios do SEO para a divulgação de uma marca ou produto. Essa prática é de enorme importância para comércios que atuam no meio online.
Dado que, na prática, o SEO é um grupo de estratégias cujo foco é fazer o site alcançar um dos primeiros resultados nas buscas de modo orgânico. O posicionamento alto nos buscadores ajudam na divulgação e relevância de uma marca.
O SEO é uma das técnicas mais usadas na atualidade, até o site de um dermatologista especialista em cicatriz pode fazer a implementação dessa metodologia de marketing e sentir uma diferença enorme nas visitas, engajamento e até um aumento de pacientes.
Isso acontece porque o foco do SEO é de fato levar o site para as primeiras posições dos mecanismos de busca, a meta real é vender.
Então, ao usar uma das técnicas do SEO, uma empresa que trabalha construindo bueiro simples, vai conseguir visitas no site e a partir delas aumentar o número de clientes.
As pessoas podem se perguntar a razão de tudo isso, mas é algo muito simples. Quanto melhor classificada for uma determinada página nos mecanismos de busca, maiores serão as chances do site ou da landing page serem encontrados por algum cliente em potencial.
A partir dos fatos apresentados, percebe-se que o SEO é uma das ferramentas mais importantes para um negócio. Pois, a empresa que a utilizar de forma correta, vai obter resultados ao longo prazo e esses resultados demoram a reduzir.
E esta é uma das razões para que as empresas comecem a usar o SEO. As empresas vão ter que trabalhar muito para deixar tudo bem estruturado, porém, com o passar do tempo as estratégias terão efeito no número de vendas que foram realizadas.
Então, se um negócio tem tido reuniões com os times de marketing, conteúdo e alguns outros para tentarem implementar o SEO, não deve esperar muito. Os investimentos trarão resultados melhores para a empresa, do que se ela acabar escolhendo outros meios.
E sabe-se que, todas as estratégias de SEO criadas têm como único foco dar ao site uma maior visibilidade, elevando assim as possibilidades das pessoas conhecerem a marca.
Dessa forma, fica evidente que uma clínica que realiza ecocardiograma pet, deve investir muito na implementação desse método do marketing digital. Para que a empresa tenha resultados é necessário que a estratégia de SEO seja muito bem feita.
Índice
O SEO é o conjunto de estratégias de otimização de sites, blogs e páginas da web que visam aperfeiçoar o posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos. É a sigla de Search Engine Optimization, que significa a otimização para mecanismos de busca.
A cada segundo, milhões de buscas são realizadas nos buscadores, especialmente no Google, que é o mecanismo de pesquisa mais utilizado do mundo.
Os usuários querem responder às dúvidas mais variadas no seu dia a dia, desde o hotel mais bem avaliado para a próxima viagem, até encontrar um bom local para alugar quarto.
Em cada procura feita, o mecanismo tenta organizar os conteúdos em um ranking que oferece os melhores resultados nas primeiras posições.
Os números mostram que os usuários sempre confiam nesse julgamento do buscador, dado que, os três primeiros links recebem cerca de 30% dos cliques e só 0,78% dos usuários costumam clicar em algum site da segunda paǵina de pesquisas.
Então, cada busca vai representar uma chance para a empresa oferecer a melhor resposta para o que os usuários estão buscando.
Assim, o site de uma empresa de limpeza profissional, tem mais chances de obter visibilidade e cliques, receber mais tráfego orgânico e ter muito mais resultados com a presença online.
Mas, para isso, a empresa deve provar ao mecanismo que tem a melhor resposta e que ela merece aparecer entre as primeiras posições da SERP, Search Engine Results Page, que é a paǵina do mecanismo onde são mostrados todos os resultados que o usuário necessita.
E isso não significa só ter o melhor conteúdo, mas também ofertar uma ótima usabilidade, ganhar autoridade no mercado e oferecer uma ótima leitura das páginas ao mecanismo.
O Google e os mecanismos de busca funcionam para pegar, organizar e mostrar informações valiosas para responder às buscas dos usuários. Para realizar isso, eles passam por três processos iniciais, incluindo:
Os mecanismos de busca vão depender de um time de web crawlers, também conhecidos como spiderbots ou simplesmente bots, para achar conteúdos novos na internet. Os web crawlers auxiliam a descobrir e agrupar os dados necessários para indexar uma página.
Refere-se ao processo onde os mecanismos de busca guardam e organizam as páginas que foram coletadas na internet.
Assim que os web crawlers acham informação no site, como palavras-chave e conteúdos novos, eles vão adicionar aquela determinada página no índice de buscas.
E quando os usuários consultam informações valiosas, o mecanismo de busca vai procurar o site indexado.
As páginas da web do índice de procura, então, vão ser exibidas nos resultados de busca, ranqueadas dos conteúdos mais valiosos para os menos valiosos.
O SEO melhora a presença na internet ao fazer com que o site seja mais chamativo para os mecanismos de busca. Em outras palavras, ele serve para determinar o quão bem o site vai passar por uma sequência de passos, desde o crawling até o ranqueamento.
Para ter o tráfego orgânico que é tão desejado, é fundamental que o conteúdo publicado no blog seja valioso para alguém.
Como qualquer tipo de estratégia de marketing, tudo se inicia com planejamento, de quais resultados se quer atingir com o SEO, os leads que se deseja alcançar e que tipo de conteúdo serão criados.
É isso que vai fundamentar o caminho para o sucesso dessa estratégia. Além disso, a empresa também deve compreender que uma estratégia de SEO de modo geral tem resultados no médio e longo prazo.
Não se deve esperar um resultado imediato, como pode ocorrer com anúncios e links patrocinados. Apesar disso, o SEO costuma dar um resultado mais sustentável ao longo do tempo. Ressaltado isso, a seguir os primeiros passos para começar o SEO:
O primeiro passo da estratégia é dizer quais são as metas ao otimizar o site, blog ou loja virtual. Para isso, é necessário saber o que o SEO tem capacidade de oferecer, por exemplo:
Deve-se buscar sempre alinhar essas metas de SEO aos maiores objetivos da marca. Se a empresa que vende argola de metal para cortina deseja elevar o brand awareness, por exemplo, o SEO pode ajudar com isso ao deixar o site da empresa nas primeiras posições.
A persona é a descrição de uma pessoa imaginária que representa o cliente ideal da marca, com dúvidas, dores e desejos reais, que a empresa pode ajudar a resolver. Ela deve ser criada com base em dados reais, por meio de estudos, questionários e entrevistas.
Para iniciar uma estratégia de SEO, é preciso contar pelo menos com algumas ferramentas simples. Elas auxiliam a fazer um diagnóstico do cenário atual, embasar o planejamento, realizar as primeiras otimizações e iniciar o acompanhamento dos efeitos de cada ação.
O SEO é uma das bases da estratégia do marketing para fazer com que uma empresa que vende filtros de óleo industriais tenha um maior destaque no meio digital, alguns dos benefícios que o SEO pode trazer são:
A marca de um negócio de qualquer segmento vai crescer após a implementação do SEO como uma das estrateǵias de marketing digital.
Por fim, sabe-se que trabalhar com o search engine optimization engloba vários fatores e práticas. As estratégias de SEO estão se desenvolvendo de forma constante para sempre acompanhar os dinâmicos algoritmos dos mecanismos de busca.
Por isso, o site de uma empresa que vende filme stretch colorido, com um SEO bem implementado, tem uma possibilidade alta de ser mostrado no topo dos resultados de busca e ter uma taxa de crescimento significativa no seu tráfego.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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