Com a integração das ferramentas digitais no mundo do marketing, algumas perspectivas surgem com maior clareza. Nesse sentido, entender como funciona uma estratégia de automação de marketing é crucial.
Do ponto de vista do aumento do tráfego de um site, é quase impossível gerenciar todos os potenciais clientes de forma qualificada. Diante disso, faz-se necessário o uso de algumas ferramentas para esse controle.
A prática por meio do CRM pode ser uma maneira de garantir que esses leads sejam triados para uma comunicação mais confiável.
Para isso, é importante entender todas as etapas da jornada do cliente e isso diz respeito a cada momento em que o potencial cliente estiver, pois é necessário ter uma estratégia bem definida para conseguir se comunicar adequadamente com ele.
Porém, se o tráfego de usuários no site de uma empresa de limpeza de vidraças em altura aumentar consideravelmente, será necessário realizar a categorização de forma manual sem o uso de mecanismos de Inteligência Artificial, por exemplo.
Mas, de modo geral, a automação de marketing agiliza diversos processos de forma a ganhar tempo e aumentar a produtividade das equipes responsáveis pela área. Contudo, é importante entender quais seus reais benefícios e como essas automações funcionam.
Índice
A automação de marketing faz uso da tecnologia para tornar algumas atividades de marketing mais rápidas e eficientes através da automatização. Algumas dessas ações são:
Dentre todos, esses exemplos são os mais comuns para a utilização de automações. Elas podem ser realizadas através do uso de ferramentas de automação de marketing que permitam a programação de determinadas ações e ativação por meio de gatilhos.
A ativação por meio dos gatilhos são compreendidas pelo software através de sua configuração e não necessita que alguém realize alguma ação pré-estabelecida.
É possível que, por exemplo, uma companhia de portaria terceirizada programe o envio de um e-mail de boas-vindas para todos os leads que se tornarem clientes. O e-mail será enviado automaticamente, sem a necessidade de uma ativação manual.
Conforme as mudanças no comportamento e hábitos de compra dos consumidores, se tornou essencial que as empresas que desejassem se manter no mercado também se atualizassem em seus métodos.
Afinal, hoje em dia não basta apenas um anúncio bem criativo para converter um consumidor em cliente logo de cara.
Se faz necessário uma conjuntura de ações estratégicas dentro dos diversos canais de comunicação, um plano de marketing bem estruturado e, com a união de tudo, convencer os leads a comprar algo se torna algo mais natural.
Dentre a realização de todos os tipos de estratégias de uma assistência técnica que faz troca de tela notebook lenovo, o processo de automação vem como uma forma de agilizar e escalar as ações de marketing.
Existem diversos tipos de softwares de automação de marketing. As opções vão desde sistemas para gerenciar estoques, até fazer precificação, distribuição de conteúdo, fazer gerenciamento de receita e muito mais.
No entanto, para uma corporação que trabalha com controle de acesso automatizado escolher qual será mais útil para auxiliar em seus processos, precisa primeiro entender quais são os tipos e quais suas funcionalidades.
O primeiro e mais comum dentre as empresas é o CRM. Trata-se de um software de gerenciamento de relacionamento com o cliente que faz a automatização dos processos de vendas e cuida da organização de dados, pedidos e produtos dos clientes.
A automação de força de vendas que é responsável por automatizar os processos de vendas, fazer o gerenciamento de dados e sumo das métricas, o que é útil para empresas que vendem produtos como máquina de café expresso e cappuccino profissional.
Outro muito utilizado é a automação de marketing por e-mail que facilita a configuração de formulários para gerar leads, além de gerar relatórios com uma variedade de informações relevantes para acompanhar a taxa de sucesso dessa estratégia.
Também existem ferramentas de automação para as redes sociais que automatizam a publicação de conteúdos, agendamento de publicações, monitoramento de mensagens e acompanhamento das métricas.
Além disso, é possível utilizar ferramentas de automação para gerenciar leads. Essas ferramentas automatizam a geração, qualificação e potencial dos leads em campanhas de vendas ou marketing.
Sendo assim, uma clínica de estética e beleza, por exemplo, pode usar a automação de gerenciamento de leads interessados em camuflagem de estrias vermelhas ou outros procedimentos do tipo e, assim, aumentar sua taxa de conversão.
Ainda nesse exemplo, existem ferramentas capazes de automatizar grande parte do processo de criação de anúncios e estratégias de lances nos canais digitais, como campanhas de tráfego pago nas redes sociais ou até no Google.
Com isso, a mesma clínica pode criar boas campanhas de anúncios sobre cílios clássico fio a fio sem muito esforço e ainda analisar o desempenho em tempo real graças à facilidade de compreensão dos dados que as ferramentas de automação geram.
As automações, inclusive, ajudam no processo de fidelização do cliente, pois há ferramentas que automatizam componentes essenciais para promover e administrar programas de fidelidade.
Quando se trata da automação de marketing, as empresas podem implementar diversos métodos e utilizar ferramentas que ajudam a atingir os objetivos, seja aumentar a produtividade, melhorar a comunicação, economizar tempo, entre outros.
Contudo, os benefícios são diversos e alguns deles se destacam para acelerar os resultados das organizações. São eles:
Os clientes em potencial que ainda não tomaram uma decisão de compra, mas já sabem que têm uma necessidade e estão procurando atender, merecem uma atenção especial.
Os leads que não estão no momento ideal para comprar, porém muito próximo, precisam de um relacionamento mais próximo com a empresa.
Por causa disso, a automação de marketing permite que o relacionamento direto com o cliente seja facilitado devido às ferramentas de disparo de e-mails, publicações de conteúdos em blogs e redes sociais.
O marketing automatizado também melhora o atendimento ao cliente automatizando o processo de interação com seu público.
Um exemplo disso é o uso de ferramentas conversacionais como chatbots, SMS e WhatsApp em uma salgaderia que pode proporcionar um atendimento mais eficiente e rápido em canais de fácil acesso aos clientes.
Com isso, os pedidos de bolinho de presunto e queijo pelo qual a salgaderia era muito conhecida aumentaram muito.
Ademais, existem plataformas de atendimento que permitem consolidar todos os seus canais de comunicação com o cliente em um só lugar. Como resultado, é possível simplificar o serviço e garantir maior produtividade.
Usando ferramentas de automação de marketing, os leads podem ser segmentados por diferentes critérios e comunicados adequadamente para cada um.
Assim, é possível ajustar a estratégia e enviar mensagens personalizadas para cada público para melhor atender aos seus interesses. Desse modo, a relação entre a corporação e a liderança será fortalecida de modo muito mais eficaz.
Toda customização e automação das estratégias de uma empresa dependem de ter as ferramentas certas para serem executadas e devem ser escolhidas de acordo com os objetivos a serem atingidos. Essas ferramentas são:
Cada uma das ferramentas citadas servem para propósitos diferentes, e para escolher bem é preciso entender a fundo quais suas funções e como elas podem servir para a companhia atingir seus objetivos de forma mais eficiente.
O processo de automação de marketing pode parecer bem complicado devido a tantas informações e opções de ferramentas disponíveis, cada uma com suas funcionalidades e recursos diferentes.
Entretanto, é possível ter mais sucesso com esses processos seguindo algumas dicas simples que irão facilitar muito a forma de aplicar as tecnologias ao negócio.
O momento de implementar a automação é a hora exata para revisar as estratégias de marketing e se certificar de que tudo está alinhado.
As reuniões entre as equipes de marketing e vendas são fundamentais para esclarecer o que é um aumento, otimizar o SEO, trabalhar em novos conteúdos e outras ações.
Tudo pode ser revisto de tempos em tempos com novos relatórios em mãos, especialmente porque no mundo digital o jogo nunca é vencido.
Com base na melhor definição de lead para a etapa do funil, o próximo passo é customizar cada conteúdo para que eles agradem e alcancem os contatos certos.
Sendo assim, cada mensagem, e-mail e qualquer contato com os clientes e público-alvo deve ser personalizado de acordo com cada interação.
Seja para conseguir mais vendas, reconhecimento de marca ou outros objetivos, os clientes sempre serão a chave para atingi-los.
Portanto, ao escolher qual automação deverá ser implementada, é fundamental que a empresa tenha o seus clientes como foco principal para direcionar as tomadas de decisões da forma mais assertiva possível.
A automação de marketing possibilita que os negócios diminuam o tempo gasto com ações repetitivas dos profissionais. Com isso, abre portas para as equipes pensarem e desenvolverem melhores conteúdos, soluções e estratégias.
Ao realizar a automação de marketing, será possível ter muito mais sucesso no que diz respeito a campanhas, comunicação e outros aspectos que afetam diretamente o desempenho da empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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