Anúncios pagos: como criar campanhas eficientes no Google Ads e Facebook Ads

Anúncios pagos
Rate this post

Anúncios pagos, também conhecidos como tráfego pago, são campanhas que as marcas criam em plataformas como Google e Facebook para que sejam visualizadas pelos usuários que acessam esses canais.

É uma excelente estratégia para quem quer se destacar, por isso é conhecida como conteúdo publicitário e ajuda a organização a aparecer entre as primeiras posições nos resultados de pesquisa, no caso do Google.

No caso do Facebook, é uma forma de levar a marca ao conhecimento de um público específico, por essa razão qualquer empresa que esteja desenvolvendo uma estratégia de posicionamento na internet deve investir nesses canais.

Existem várias opções disponíveis, mas, de fato, o Google e o Facebook são os mais procurados. É muito importante saber como essas estratégias funcionam para criar campanhas coerentes e que ajudam a alcançar um propósito.

Embora as estratégias orgânicas estejam em alta e sejam muito importantes para a divulgação de uma marca, é importante investir nos anúncios pagos.

Este artigo vai mostrar se é melhor anunciar no Google ou Facebook, qual dos 2 traz mais resultados, como fazer uma boa campanha no Google Ads e como desenvolver um anúncio eficaz no Facebook.

Qual é a melhor opção?

Tanto o Google quanto o Facebook possuem suas plataformas de anúncios e muitos empreendedores não sabem qual delas escolher. Por isso, fica a pergunta de qual seria uma possível melhor opção.

Na verdade, tudo vai depender do objetivo do negócio. Por exemplo, se a ideia é atrair leads qualificados, ou seja, pessoas que já têm um interesse de compra, ou caso a marca queira criar campanhas de retargeting, a melhor opção é o Google Ads.

Por outro lado, uma empresa de tratamento de piso granilite pode usar o Facebook para aumentar seu reconhecimento de marca e atrair potenciais clientes no topo do funil.

Quem traz mais resultados?

Além de pensar sobre a melhor opção, muitos querem saber qual dessas duas plataformas traz mais resultados. Ambas têm tanto poder de impacto nos usuários de tal maneira que cabe à marca direcionar adequadamente suas estratégias.

O Facebook Ads possui uma audiência potencial acima de 2,4 bilhões de usuários, enquanto isso o Google Ads consegue trabalhar com uma rede formada por cerca de 2 milhões de sites e aplicativos.

A boa notícia é que as organizações podem aproveitar o potencial das duas plataformas desde que saibam combiná-las e elaborar boas estratégias.

Como fazer campanhas no Google Ads?

Para criar uma boa campanha no Google Ads, a marca precisa seguir um passo a passo com as seguintes ações:

Traçar um objetivo

Não se deve criar um anúncio no Google pensando apenas em vender, depois é necessário estabelecer uma quantidade para analisar o desempenho da estratégia. É assim que uma auto escola perto de mim vai mensurar os resultados.

Também é necessário definir um tempo para conquistar o aumento das vendas, e ter esse tipo de planejamento vai determinar o quanto o negócio tem que investir.

Mais do que ter grandes metas, é necessário poder direcionar os investimentos, e para isso, deve-se traçar objetivos e criar estratégias para realizar tudo o que foi planejado.

Conhecer o público

A marca precisa ter acesso ao máximo de informações possíveis sobre seu público, e por meio do Google Analytics, ela consegue descobrir informações como:

  • Número de visitantes;
  • Origem dos visitantes;
  • Permanência no site;
  • O que as pessoas procuram;
  • Por onde acessam;
  • O quanto gastam.

Quanto mais informações forem recolhidas, mais fácil será criar uma campanha que fale exatamente aquilo que o público quer ouvir.

Traçar uma estratégia

Para alcançar os objetivos, não basta aparecer em primeiro lugar ou estender o tempo da campanha. Com base em todas as informações coletadas, a corporação vai criar uma estratégia que faça sentido para seus resultados.

Uma empresa especializada em projeto galpão metálico pode usar diversas fórmulas para aumentar as vendas ou melhorar o tráfego da página, mas tudo vai depender de um estudo do comportamento do público.

Indicar palavras-chave negativas

A plataforma de anúncios do Google permite adicionar palavras-chave negativas na segmentação, ou seja, determinar aqueles termos que devem ser excluídos dos resultados na campanha que está sendo desenvolvida.

Ao criar essa lista de palavras, os anúncios serão exibidos para as pessoas que estão procurando esses termos ou acessam sites que os utilizam.

Por exemplo, se uma marca está anunciando bateria de celular, pode bloquear instrumentos musicais, bateria de relógio, entre outros termos que confundem a busca e desperdiçam os investimentos.

Trabalhar as etapas do funil

Não se deve configurar os mesmos anúncios para pessoas que estão no topo, meio ou fundo de funil. É indispensável ser estratégico e criar anúncios diferentes para cada estágio da jornada de compra.

No caso de uma empresa de limpeza de colchão em Osasco, em cada etapa seus leads apresentam níveis diferentes de consciência, e um anúncio que é convincente para alguém que está no fundo do funil não tenho mesmo perfeito para quem está no topo.

Usar boas palavras-chave

As palavras-chave usadas na segmentação são escolhidas por alguma razão plausível, com isso, a marca precisa saber quais delas podem ser inseridas no título ou na descrição do anúncio.

Ao trabalhar termos relevantes, a campanha se torna mais apropriada e oferece exatamente aquilo que as pessoas estão procurando.

Considerar a geolocalização do público

O anúncio pode ter uma variação de resultados, considerando a região onde será veiculado. Cada local possui suas particularidades, comportamentos e culturas e tudo isso gera impactos nas campanhas.

Por exemplo, no Google Ads, é possível ajustar os lances considerando a geolocalização, o que permite ao negócio analisar os números, tendo como base suas estratégias para otimizar regiões que aumentam ou diminuem o lance.

Acompanhar o desempenho

Um anúncio sobre clínica veterinária mais próximo de mim só terá um bom desempenho se for devidamente acompanhado.

Mensurar os anúncios ajuda a definir qual é o melhor caminho para a marca e identificar o que precisa ser ajustado.

Como anunciar no Facebook?

Para criar campanhas eficazes no Facebook, também existem algumas práticas importantes que os anunciantes devem seguir. São elas:

Estabelecer uma mensagem clara

Hoje em dia, as pessoas percorrem o conteúdo rapidamente, então a organização precisa ter a capacidade de chamar a atenção dos usuários logo no primeiro momento.

Para fazer isso, é fundamental criar uma mensagem impactante para transmitir exatamente aquilo que a organização deseja. Ela também precisa ser objetiva e estar de acordo com o propósito que o negócio quer alcançar.

Criar uma chamada para ação

A chamada para ação (CTA) de um anúncio sobre bloqueador de rastreador veicular tem o objetivo de alcançar uma ação final.

Pode ser um clique, uma condução de compra, agendamento ou até mesmo saber um pouco mais sobre os produtos e serviços.

Mas para que o usuário faça exatamente aquilo que a marca espera, é necessário que exista um incentivo por parte do anunciante, e ele acontece por meio do CTA.

São frases usadas como “baixe agora”, “saiba mais”, entre outras do tipo, desde que sejam condizentes com o conteúdo do anúncio.

Usar textos animados

As animações ajudam a prender a atenção das pessoas, e não se trata de ilustrações elaboradas, muito pelo contrário. Elementos simples como textos animados, GIFs, vídeos mobile, bumerangues e textos animados caem muito bem.

Um laboratório de exame clínico ocupacional pode usar essas animações para agregar valor e tornar o anúncio mais atrativo.

Pensar no mobile

As pessoas acessam as redes sociais pelo celular, então faz todo sentido que o anúncio no Facebook seja pensado para os aparelhos móveis.

É muito importante pensar nisso na hora de criar as campanhas para que elas possam ter um bom desempenho nesses dispositivos e consigam atrair a atenção dos usuários.

Investir em storytelling

As pessoas gostam de histórias e se conectam com elas, e os consumidores exigem mensagens humanizadas em todas as plataformas por onde passam.

O storytelling é uma estratégia que ajuda a criar proximidade com o público, constrói uma narrativa e chama a atenção da audiência.

Uma empresa de laudo de transferência DETRAN pode trabalhar com o formato carrossel, fazer vídeos, stories, entre outras possibilidades que funcionam bem e que ajudam a conquistar o público.

Considerações finais

Tanto o Google quanto o Facebook são excelentes opções de anúncios pagos para os negócios, independentemente do segmento de atuação ou do tamanho da empresa.

As pessoas usam o Google para pesquisar tudo o que precisam, e o Facebook é a maior rede social do mundo.

Criar anúncios nesses sites é ter acesso a boas oportunidades de divulgar os produtos e serviços, conquistar leads e aumentar as vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Agência de marketing digital em SP , especializada nos mais modernos recursos de marketing digital do mercado. Possui uma equipe altamente gabaritada , com anos de experiência em marketing e marketing digital. Uma equipe que veste a camisa de verdade e está acostumada a buscar resultados surpreendentes para clientes do mais variados segmentos. Marketing Digital para médicos, advogados, pequenas e médias empresas de diversos setores do mercado.

Somos a M.SEO,  a sua agência de marketing Digital de SP.

Conheça nossos Principais serviços:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá Seja bem-vindo!!!
Desenvolvido por agência MSEO
Whatsapp
whatsapp