Personalização na era digital é uma estratégia que visa adaptar diferentes tipos de conteúdos para os consumidores, tendo como base suas informações pessoais.
Isso é possível porque, hoje em dia, as empresas possuem uma boa base de dados, e é com base neles que conseguem desenvolver estratégias e abordagens compatíveis com as necessidades dos consumidores.
Um exemplo clássico disso é o uso do nome do cliente em um e-mail ou anúncios com produtos recomendados, de acordo com o histórico de pesquisa ou as últimas compras.
As organizações podem obter uma série de informações que vão ajudar a estruturar sua comunicação e melhorar a jornada de compra para o cliente. Essas práticas se baseiam em informações sociais e demográficas, como nome e localização.
Outros dados que ajudam a personalizar a empresa na era digital são: gênero, idade, frequência de visitantes, histórico de compras e comportamento nas páginas.
Essas informações ajudam a mapear o que é realmente relevante para a estratégia, fazendo com que a empresa ganhe força em seu mercado de atuação.
Este artigo vai explicar como a personalização está impactando o marketing, por que ela é tão importante, quais são as melhores estratégias para implementá-la, onde é mais eficaz no marketing e alguns exemplos de personalização.
Índice
A personalização na era digital gera muitos impactos no marketing porque se tornou uma estratégia essencial para conquistar e envolver os consumidores.
A quantidade de dados disponíveis é cada vez maior, e com isso as organizações têm a oportunidade de oferecer boas experiências, atendimento personalizado, entre outras ações que geram impactos positivos para os consumidores.
Até mesmo uma oficina mecânica mais próxima de mim consegue se comunicar de maneira direcionada com seus clientes. Tudo isso é baseado em informações como:
A partir desses e de outros dados, a organização consegue criar mensagens e ofertas personalizadas que trazem resultados positivos. Um deles é o aumento significativo no engajamento, pois as pessoas se sentem mais valorizadas e compreendidas.
A personalização também cria hard exclusividade, aumenta a fidelidade e faz o cliente se sentir mais satisfeito. Consequentemente, as taxas de conversão também melhoram, pois a empresa é capaz de entender as preferências e necessidades das pessoas.
No marketing de conteúdo, os materiais se tornam mais relevantes e conseguem influenciar as tomadas de decisões dos consumidores, seja para comprar um produto ou serviço ou se inscrever em uma newsletter.
Ao longo do tempo, essas estratégias criam conexões emocionais entre a empresa e o cliente, trazendo mais confiança e credibilidade.
De maneira geral, um buffet para festa de criança deve investir na personalização dentro do marketing moderno para que possa se antecipar às necessidades do público-alvo.
Com base nos padrões de comportamento, histórico de compras e preferências demonstradas na internet, fica mais fácil prever produtos e serviços que são interessantes para determinado consumidor dentro de um período.
Uma companhia vai fazer recomendações relevantes, antes mesmo que o cliente se dê conta de suas necessidades. Essa estratégia é uma abordagem proativa que favorece a experiência de compra, aumentando a satisfação e a confiança.
A personalização no marketing digital é impulsionada pelo uso de dados de maneira estratégica, uma prática que garante experiências relevantes.
No entanto, é fundamental se atentar às leis de proteção de dados e garantir que a empresa tome ações claras, sem extrapolar os níveis de privacidade.
Existem algumas boas práticas que ajudam a implementar a personalização no marketing, e entre as mais utilizadas estão:
Se o visitante acessou a página de vendas e não realizou nenhuma compra, a marca pode entrar em contato com ele por e-mail para lembrar os produtos que foram visualizados.
Basicamente, um buffet de massas casamento também pode enviar um e-mail de boas-vindas para o usuário que acabou de se cadastrar. Da mesma forma, uma loja de roupas pode confirmar o pagamento ou informar o cliente sobre a entrega.
Independentemente do conteúdo da mensagem, também é muito importante chamar o contato pelo nome, pois assim ele vai perceber que determinado e-mail foi feito exclusivamente para ele.
Hoje em dia, dirigir-se da mesma forma para todos os clientes é um erro, tendo em vista que cada pessoa possui suas próprias necessidades e interesses.
Para conquistar a mente e o coração dos consumidores, é muito importante falar com eles de maneira personalizada. As redes sociais ajudam muito nesse processo, como no caso do Facebook, onde é possível escolher alguns critérios.
Nessa plataforma, a corporação pode basear sua comunicação de acordo com a idade, localização e interesses dos usuários.
Uma clínica especializada em labioplastia com laser pode adaptar seu site para que cada visitante tenha uma experiência positiva durante a navegação.
Da mesma forma, uma loja de roupas pode seguir o processo, organizando a gama de produtos por coleção, estampas, entre outras possibilidades.
O conteúdo do site também pode ser direcionado para os clientes, utilizando frases como “selecionados para você” ou qualquer outra expressão que o cliente falaria diante do produto que deseja comprar.
Onde a personalização é mais eficaz?
No campo do marketing, a personalização pode ser mais eficaz na apresentação de novos produtos. Uma das melhores estratégias para fazer isso é o remarketing, visto que as compras pela internet são muito dinâmicas.
Por causa disso, é muito comum que os consumidores coloquem produtos no carrinho e não finalizem a compra. Por meio do remarketing, a loja vai avisar o cliente para voltar ao site e finalizar o processo.
Porém, mesmo que o consumidor realmente não esteja interessado em comprar a solução, uma marca de mini aparelho auditivo pode apresentar outros produtos com base nos gostos pessoais e nos interesses que o visitante deixou registrado no site.
A personalização também pode ser aplicada de maneira mais eficaz durante as interações com o público, tendo em vista que a comunicação é fundamental para as estratégias.
O negócio precisa saber como e quando falar com os consumidores, mantendo um registro com todo o histórico de comunicação e as necessidades do cliente.
É interessante enviar e-mail durante as datas comemorativas, mas tomando cuidado para que elas façam sentido para o cliente. Por exemplo, não é muito adequado enviar um e-mail de Dia dos Namorados para alguém que está solteiro.
Além do mais, é necessário estar sempre por perto porque isso aumenta a capacidade de atendimento. Na internet, a organização consegue fazer isso pelas redes sociais e pelo e-mail marketing.
Entretanto, uma loja conserto celular também pode promover eventos offline, entre outras estratégias que ajudam a se aproximar dos consumidores.
Existem algumas empresas que souberam fazer a personalização do marketing de maneira exemplar, e uma delas é a Dove.
Essa marca teve muito sucesso com a campanha “Retratos da Real Beleza”, trazendo uma visão diferente daquilo que é considerado como padrão de beleza na sociedade.
O propósito da ação foi aproximar a marca de pessoas reais e fora dos padrões, baseando-se em histórias verdadeiras contadas por mulheres e que conseguiram gerar uma conexão maior com os telespectadores.
O Burger King conseguiu unir perfeitamente os ambientes online e offline nas campanhas de Halloween.
Levando em consideração que enquanto alguém está procurando informações sobre cirurgia ortopedica no fêmur agendar, outras podem se interessar por promoções inusitadas.
Sabendo disso, o restaurante criou uma campanha para que os clientes fossem até os restaurantes drive-thru montados em vassouras para ganhar um sanduíche. O sucesso foi muito grande e o Burger King distribuiu 140 mil lanches.
A repercussão nas redes sociais foi muito grande por meio do compartilhamento de fotos, viralizando a campanha.
O Banco Itaú também lançou uma campanha bem sucedida conhecida como “Leia para uma criança” e, no final de 2021, aumentou sua visibilidade com a bebê Alice e a atriz Fernanda Montenegro.
Alice é uma criança que ficou famosa na internet por falar palavras difíceis com dois anos de idade, e na campanha, conversa com a atriz mencionando palavras como respeito, amor, esperança e humanidade.
Nesse contexto, uma corporação que realiza delivery de verduras pode se inspirar em campanhas simples como essa para se aproximar ainda mais do público e aumentar sua repercussão.
Uma das exigências do consumidor moderno é se relacionar com empresas que ofereçam produtos e serviços de acordo com suas necessidades.
A personalização do marketing ajuda a criar uma abordagem direcionada e que trata cada cliente, de acordo com aquilo que ele precisa.
Isso faz com que as pessoas se sintam especiais e únicas para a empresa, proporcionando uma experiência muito melhor.
Qualquer setor e tamanho de negócio pode trabalhar dessa forma e conquistar resultados surpreendentes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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