Marketing Digital significa promover marcas, produtos e serviços nos canais digitais. Atualmente, é uma das principais formas pelas quais as organizações se comunicam com a audiência diretamente e de maneira personalizada.
A melhor maneira de conceituar marketing digital é considerar que se trata de qualquer esforço feito dentro da internet para divulgar produtos e serviços e se comunicar com os consumidores.
Isso se dá por meio de vários canais, usados pelas companhias para solucionar dores e desejos de seus clientes e potenciais clientes. Mas, ao contrário de muitas estratégias do marketing tradicional, o digital é financeiramente mais acessível.
Uma de suas principais características é o fato de ser muito democrático, visto que cada um pode fazer boas estratégias, com os meios que possui e mesmo assim obter excelentes resultados.
Em outras palavras, é possível fazer excelentes campanhas de marketing digital, mesmo com poucos recursos financeiros, desde que exista conhecimento e planejamento por trás.
Dito isso, este artigo vai apresentar as principais estratégias de marketing digital, como fazer de maneira eficiente, qual é a melhor ação, qual é o conceito de audiência em marketing digital e quais são os seus pilares básicos de funcionamento.
Índice
Para começar a investir em marketing do jeito certo, o primeiro passo é conhecer suas principais estratégias. São elas:
Marketing de conteúdo é a criação e distribuição de materiais ricos e relevantes, com o propósito de atrair pessoas para o site, gerar leads e converter.
Uma clínica de cuidador de deficiente físico pode criar conteúdos em vários formatos, como artigos, imagens, ebooks, podcast, entre outros.
Já o marketing nas redes sociais promove a marca nessas plataformas e tem o objetivo aumentar os visitantes, cadastros nas plataformas do negócio e atrair potenciais clientes.
O e-mail marketing é usado para estabelecer uma comunicação entre a marca e os consumidores, a fim de aprofundar o relacionamento com essas pessoas que se cadastraram para receber e-mails.
A empresa vai enviar materiais de qualidade, eventos, promoções em outras ações que ajudam a criar um relacionamento e a realizar vendas.
Quanto aos anúncios pagos, são ótimas estratégias para conseguir cliques e visualizações dos anúncios. As pessoas são atraídas para uma página de vendas ou podem conhecer um pouco mais sobre a empresa.
É possível usar diferentes plataformas para trabalhar os anúncios pagos, como o Google, Facebook e Instagram. Todas são muito eficientes e podem ser usadas por qualquer tipo de negócio.
SEO é uma sigla para Search Engine Optimization (Otimização para Motores de Busca) e é um conjunto de estratégias que melhoram as páginas e seus conteúdos para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.
Quando uma pessoa pesquisa, por exemplo, sobre muro de arrimo pré moldado preço, vai encontrar entre os primeiros resultados as empresas que investiram em otimização em suas páginas.
São visitantes orgânicos e atraí-los é fundamental para melhorar a visibilidade do negócio e economizar com anúncios pagos.
Já o marketing de afiliados é uma forma de promover os produtos de outra empresa para ganhar comissões pelas vendas, e o proprietário da plataforma trabalha como se fosse um revendedor online.
Por fim, o web analytics faz uma análise de dados para saber quais são os resultados que as estratégias estão trazendo para o negócio.
Medir as ações de marketing é fundamental para fazer valer o investimento e alcançar os resultados que a empresa espera. Inclusive, poder fazer essa análise é um dos maiores benefícios de investir em marketing digital.
Para fazer marketing digital com eficiência, primeiro a empresa precisa definir seu diferencial compreendendo seus pontos de vantagem em comparação com a concorrência.
Uma empresa de atendimento extra hospitalar, por exemplo, deve definir o que faz de melhor e deixar o público perceber essa característica.
Também é necessário definir o público-alvo, visto que as ações serão direcionadas para essas pessoas, e é necessário saber como elas se comunicam, onde procuram informações e quais são seus hábitos de consumo.
A partir disso, o negócio vai criar conteúdos relevantes e que falam sobre assuntos de interesse de sua audiência. Os conteúdos podem variar em formatos e são direcionados para diferentes etapas do funil de vendas.
Todas essas ações precisam humanizar a marca, pois só assim ela estará próxima do público e vai transmitir confiança para os consumidores. É por isso que tantas empresas utilizam memes nas redes sociais e adotam um tom bem humorado.
Por falar em redes sociais, é necessário equilibrar a frequência das publicações, de modo a manter o perfil sempre atualizado, mas sempre com materiais de qualidade e dentro de um calendário com datas pré-determinadas.
Para uma empresa de controlador de acesso 12×36 a melhor estratégia de marketing digital é aquela que está relacionada ao seu objetivo.
De qualquer forma, é imprescindível que os conteúdos sejam criados de acordo com a audiência, seus interesses e o propósito da marca.
Deve-se enviar e-mail para os contatos cadastrados para estabelecer um relacionamento proveitoso e despertar o interesse pelos produtos e serviços.
Tantas estratégias orgânicas (SEO) quanto às estratégias pagas devem ser trabalhadas para equilibrar o orçamento e obter resultados.
A companhia precisa estar presente nas redes sociais que seu público utiliza e investir em marketing de atração para despertar o interesse do consumidor, gerar leads e transformá-los em clientes.
No marketing digital, o conceito de audiência se refere a pessoas interessadas pela mensagem da marca. São os visitantes que acessaram o site de uma clínica de acompanhante e cuidador de idosos ou que curtiram suas publicações nas redes sociais.
Conquistar audiência é fundamental para o sucesso do marketing digital, pois se o negócio não tiver pessoas interessadas, dificilmente vai alcançar seus propósitos e lucrar.
A busca pela audiência é um trabalho inicial, mas deve ser uma preocupação constante ao longo de todo o planejamento de marketing.
Ela pode ser conquistada tanto por meio de estratégias orgânicas quanto por meio de anúncios pagos, mas o negócio deve se esforçar para manter essas pessoas interessadas.
Para construir estratégias realmente eficazes, a organização precisa saber quais são os pilares básicos do marketing digital. Conhecidos como 4 Ps, estão relacionados ao preço, produto, praça e promoção.
Preço, como o próprio nome sugere, é a precificação, ou seja, o quanto a empresa vai cobrar por seu produto ou serviço. É a quantia que o consumidor precisa pagar para ter acesso a uma solução.
Para definir seu preço, uma empresa de cuidador precisa considerar a percepção de valor de seu produto para que o consumidor se disponha a pagar.
Quanto ao produto, é aquilo que satisfaz as necessidades dos consumidores, resolve um problema e traz benefícios para o dia a dia, e tudo é criado em torno dele.
Um produto que precisa ser baseado em qualidade, características, design, embalagem, serviços agregados, entre outras questões. É necessário conhecer seu ciclo de vida e seu comportamento no mercado.
Praça se refere aos canais de distribuição e pontos de vendas onde um produto é vendido para os consumidores. Também está relacionada aos locais de estoque, além do planejamento de frete e logística.
Uma casa de repouso para deficientes é o lugar onde ela oferece seus serviços, mas uma marca de absorventes pode vender seu produto em diferentes pontos de venda, como supermercados, farmácias e lojas de produtos de higiene e beleza.
Definir a estratégia de distribuição depende do tipo de produto ou serviço, da logística disponível, dos custos envolvidos, intermediários, tempo de entrega e opções de canais de venda.
Por fim, a promoção é a maneira como a marca vai estimular a demanda por seu produto com o público-alvo. Seu conceito está relacionado à propaganda, promoção de vendas, publicidade, redes sociais, merchandising, blog, entre outros.
Trata-se da maneira como um atendimento home care fonoaudiologia vai promover seus serviços para o público de modo a despertar o interesse da audiência e criar expectativas sobre a solução.
Ter esse entendimento inicial sobre marketing digital é muito importante para começar a trabalhar as estratégias. Tudo isso deve ser feito de maneira assertiva para que o negócio realmente consiga impactar o público certo e alcançar bons resultados.
No início, pode ser um pouco difícil colocar tudo isso em prática, por isso é fundamental contar com uma ferramenta de automação para que todas as ações sejam bem trabalhadas.
Também é fundamental que o negócio conte com um profissional de marketing ou uma agência para guiar suas estratégias, e, com isso, é possível promover os produtos e serviços como realmente deve ser feito.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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