Marketing digital: Como reconhecer a necessidade do seu público alvo?

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Marketing digital: Na hora de fazer uma pesquisa de mercado, saber identificar com exatidão o público-alvo a ser atendido é bastante importante.

A base do marketing digital é a comunicação: quanto mais genérico for a parcela de pessoas que você pretende alcançar, menos assertiva será a comunicação

É por isso que, na atualidade, muitas marcas preferem trabalhar com públicos bem segmentados e até mesmo específicos.

Conhecer o público-alvo significa compreender profundamente as necessidades, interesses e preferências dele – e traduzir tudo isso em um produto ou serviço de excelência.

Leia o texto a seguir para entender o cenário atual do marketing digital, como é importante trabalhar a definição do público-alvo e os benefícios disso.

 

O marketing digital hoje

Estamos em 2022: o marketing feito na web evoluiu muito e segue evoluindo, no ritmo do progresso tecnológico.

A internet se transformou em um ecossistema com dinâmicas muito próprias. Pessoas navegam por dezenas de sites todos os dias, com objetivos variados.

Alguém pode entrar no marketplace do Facebook e pesquisar por móveis em metal, por exemplo.

O Google é uma grande janela para o mundo e, como tal, é utilizada por várias razões – e não só para entretenimento!

O ponto é que, hoje em dia, a internet é uma grande resolvedora de problemas. As pessoas a utilizam para tirar dúvidas, se informar sobre novos produtos e aprender.

Diante de uma gama de intenções tão grande, a definição do público-alvo agora passa por questões e dados mais específicos.

Vale mais a pena para a empresa de construção e reforma fazer uma pesquisa a respeito do comportamento dos clientes do que somente limitar o raio de atuação pela localização geográfica.

 

Por que é importante conhecer o público-alvo?

Como você já deve ter percebido, as características do público-alvo servem de base para todo o planejamento de comunicação da marca.

É importante destacar que essas características são variadas. Algumas informações que podem fazer parte da descrição de um público-alvo são:

  • Localização;
  • Redes sociais mais utilizadas;
  • Histórico de compras;
  • Gênero.

A ideia é traçar um perfil que reúna os atributos mais recorrentes entre os clientes da manutenção de elevadores. A partir disso, os esforços de marketing vão ficar bem mais eficientes.

O público-alvo também afeta a precificação de itens. A idade e a renda média dos consumidores tem que ser levados em conta nessa hora.

Quando uma empresa se interessa em compreender e explorar os desejos, sonhos, anseios e preferências da sua base de clientes, o relacionamento se torna mais duradouro.

Ele vai além da compra pura e simples: os clientes sentem que a fábrica de móveis planejados alto padrão está verdadeiramente melhorando a vida deles.

Vamos falar mais sobre os benefícios de um público-alvo bem definido – mas, antes, conheça as etapas que você deve percorrer para defini-lo com excelência.

 

Como definir um público-alvo?

A definição do perfil exato que a sua marca vai atender envolve algumas etapas bastante importantes para a saúde do negócio como um todo.

Acompanhe os tópicos abaixo com atenção e entenda como você pode fazer isso da melhor forma.

Marketing digital: Identifique as soluções que você oferece

Parece óbvio, mas é indispensável ter plena noção do tipo de soluções que o forro pvc modular proporciona ao público.

O estudo cauteloso e detalhado do produto que está à venda diz muito sobre o tipo de pessoas que ele pode atender de forma qualificada.

Portanto, tenha clareza no momento de trabalhar a divulgação de um serviço ou item para que a publicidade destaque as características dele que realmente vão chamar a atenção. 

Marketing digital: Conheça o mercado

Todo ramo profissional tem uma competição envolvida: reformas comerciais, estabelecimentos gastronômicos, empresas de dedetização…

Todos precisam lidar com a concorrência, em maior ou menor grau. Isso também faz parte da pesquisa de mercado, que citamos no início do texto.

Existem fatores sociais, ambientais, tecnológicos e culturais que impactam diretamente no desempenho de uma empresa e na sua estratégia de marketing digital.

Esteja sempre a par do que acontece no mercado em que você está inserido, tanto para se manter inovador, quanto para acompanhar o que outras equipes de instalação de calhas estão fazendo.

Marketing digital: Pesquise

Esse é o momento de levantar os dados de quem você pretende converter. Realize pesquisas para descobrir idade, renda, localização, ocupação, comportamento de consumo, estado civil e muito mais.

Isso pode ser feito por meio de questionários e formulários online. É importante trabalhar na elaboração deles para que os resultados recebidos sejam impactantes.

Uma boa estratégia é misturar perguntas mais fechadas (como “quantos anos você tem?”) com questões mais gerais.

Outra boa prática é comparar as respostas recebidas com dados já registrados da administradora de condomínios residenciais no Google Analytics, por exemplo.

Marketing digital: Organize os dados coletados

Depois que a pesquisa é finalizada, chega a hora de organizar o material coletado em relatórios.

Isso serve para, entre outras possibilidades, identificar recorrências e padrões de comportamento que sejam úteis para a empresa.

Existem softwares especializados nessa área, como o CRM e tecnologias de análise de dados.

Essa etapa é extremamente importante porque é a partir dela que novas estratégias de marketing podem ser alinhadas.

 

Quais são os benefícios do público-alvo?

Se você chegou até aqui e ainda não está totalmente convencido da importância de se dedicar à definição do público-alvo, não pare de ler.

Confira os principais pontos positivos de associar as estratégias de marketing digital a um perfil de cliente bem especificado abaixo!

Evoluir a comunicação

As marcas que conhecem o público a fundo tem condições de produzir landing pages, campanhas e postagens que falam diretamente com ele.

Como já apontamos antes, a concorrência no meio digital é grande – e o tempo que cada usuário dedica a um site só é inversamente proporcional a ela.

Então, não dá para se dar ao luxo de desperdiçar minutos de atenção de um lead que tem grandes chances de se converter em cliente.

O discurso da marca tem que estar totalmente alinhado às expectativas, opiniões e necessidades de quem chega até ela.

Melhorar a precificação

É claro que o preço é um fator de grande influência na decisão de compra – e o público-alvo também exerce impacto aí.

Isso não quer dizer vender o seu produto mais barato possível para potencializar as vendas, é claro.

O ponto aqui é chegar a um meio termo entre uma quantia que caiba no bolso das pessoas e dê margem de lucro para a empresa.

Vale a pena se informar a respeito da impressão que preços mais altos geram no público.

Por vezes, alguém pode optar por comprar um produto mais caro por conta do frete gratuito, por exemplo. Ou mesmo para se sentir mais diferenciado.

Aprimorar o atendimento

Se a marca tem mais consciência dos problemas que o público enfrenta, é claro que ela também saberá resolvê-los com rapidez e qualidade.

Nesse ponto, o conhecimento profundo do público-alvo também é uma ferramenta indispensável para personalizar e segmentar o atendimento.

Não tenha medo de ser um pouco informal ou tratar o cliente pelo primeiro nome, se o contexto permitir.

As pessoas apreciam marcas que se mostram acessíveis e à disposição para resolver qualquer questão.

Trabalhar nessa melhoria gera ainda mais proximidade ao relacionamento e, a longo prazo, influencia na fidelização.

Pensar em melhorias

Ninguém se mantém relevante no mercado sem desenvolver novos produtos ou melhorar aqueles que já existem.

Use os dados da sua base de clientes para pensar em formas de melhorar o que você já oferece.

As preferências das pessoas mudam conforme o tempo passa, assim como os objetivos e a reputação de uma marca.

Não tenha medo de investir em soluções novas que vão de encontro aos interesses de quem te acompanha.

A coragem de mudar e apostar em métodos diferentes do que já foi feito é, com certeza, um componente indispensável da receita para o sucesso.

Basear o marketing de conteúdo

A produção de material interessante especificamente para o ambiente digital é um dos nichos mais bem explorados.

Basta fazer uma pesquisa comum no Google que ele te entrega milhares de resultados, a grande maioria postagens de blog.

A veiculação e divulgação de conteúdo otimizado serve para uma grande variedade de motivos, desde manter os clientes informados a tirar dúvidas e até mesmo ensiná-los algo novo.

Pensando nisso, fica claro por que a definição cuidadosa do público-alvo tem impactos positivos no marketing de conteúdo.

A marca passa a compartilhar materiais que vão de encontro aos interesses e anseios da parcela de pessoas que ela monitora de perto.

 

Conclusão

O público-alvo faz parte de qualquer estratégia corporativa, começando na definição e produção de novos produtos e terminando nos esforços de pós-venda.

Agora que você reconhece a necessidade de pensar no público-alvo, pode concentrar recursos e conhecimento nessa área tão vital.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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