Sempre que um site é colocado no ar, o maior desejo é que as pessoas que o visitam possam atingir os objetivos que esperamos. Porém, muitas vezes esse objetivo pode ser ou não alcançado apenas devido a pequenas mudanças, como a cor de um botão, o CTA (Call-To Action) utilizado ou seu título, por exemplo. Uma excelente ferramenta para verificar qual é a melhor versão de uma página é por meio do teste A/B Google Analytics.
Há uma série de boas práticas que devem ser adotadas para a realização de um teste A/B Google Analytics, de modo que ele possa realmente oferecer as informações desejadas. Confira neste artigo quais são essas práticas e como elas podem ser benéficas para seu site!
Índice
Por mais que sejamos tentados a mudar vários detalhes de uma única vez, ao fazer isso não será possível identificar quais foram aquelas que deram os melhores resultados e quais não deram certo. Por isso, sempre mude apenas uma coisa por vez e implemente o que trouxe melhores resultados, pois assim você terá certeza de que o teste A/B foi feito da maneira correta.
Tudo o que envolve estatística deve apresentar um nível de confiabilidade. O indicado é que esse nível esteja em um intervalo que varia de 95% a 99%. É essencial que ele seja definido com muita cautela, já que determinará a quantidade de visitas que deverão ser feitas no site para realmente constatar que uma das versões trouxe melhores resultados do que a outra.
A determinação dos ganhos que se espera obter de uma melhoria é essencial. Se for necessário muito trabalho e envolver muitas pessoas para ter um ganho muito pequeno, pode ser que o esforço não compense.
Isso também é útil para que se possa determinar a quantidade de pessoas que devem visitar o site para verificar se as alterações surtiram efeito. Quanto maior for o índice de melhoria esperado, menos visitantes precisarão acessar a página e a implementação poderá ser feita em menos tempo.
Fatores externos podem influenciar bastante em um negócio e isso fica evidente quando os resultados são monitorados periodicamente. É muito importante fazer os testes simultaneamente para evitar que esses fatores sejam prejudiciais, já que os resultados obtidos através desse teste podem ser comparados com outro período histórico do site para definir a eficácia das modificações.
Esse período pode ser de uma semana ou de quinze dias, por exemplo, de acordo com o que for mais benéfico para cada negócio.
É preponderante que sejam definidos objetivos para que um teste A/B Google Analytics ofereça os resultados esperados. Esses objetivos variam de acordo com cada site e podem ser o preenchimento de um formulário ou o tempo de permanência na página, por exemplo.
A proporção de pessoas que acessarão a página original e a modificada devem ser determinadas de acordo com cada site. Se o tráfego for definido em 50/50, metade das pessoas acessará cada uma das páginas, por exemplo.
A proporção de 50/50 para um teste A/B é mais adotada por sites que não tenham uma quantidade muito grande de tráfego. Sites maiores geralmente adotam outras proporções, como 10/90, 20/80 ou 30/70, já que não há como saber se as modificações trarão os resultados esperados, que podem ser piores do que o da página original e causar uma queda nos acessos e no desempenho.
Ao seguir a todas essas práticas, com certeza o teste A/B Google Analytics trará resultados muito bons para seu site e garantirá uma série de vantagens:
Não perca mais tempo e faça do teste A/B Google Analytics uma constante em seu negócio!
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