7 Motivos Para Usar o Google Adwords

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 Motivos para usar o Google Adwords

A publicidade digital chegou para revolucionar as maneiras de se fazer negócios no mundo de hoje. As ferramentas disponíveis permitem que tanto pequenas quanto grandes empresas tracem estratégias de acordo com seus objetivos e seu orçamento. Mais do que isso, elas permitem que públicos cada vez mais segmentados sejam atingidos, aumentando os índices de efetividade das campanhas. Uma das plataformas mais usadas no marketing digital é o Google Adwords, ferramenta de criação de anúncios pagos do Google.

Como o Google Adword funciona

Qualquer um pode criar uma conta no Google Adwords, mesmo que a intenção inicial não seja lançar campanhas. Na hora de configurar uma campanha, o anunciante precisa definir a palavra-chave, o público-alvo, o orçamento médio disponível e o tempo de duração da campanha.

Quando um anúncio é configurado, sempre que alguém digitar no Google a palavra-chave adquirida pelo anunciante, o link para o site da empresa aparecerá entre as primeiras opções de busca acrescido de uma pequena etiqueta escrita “anúncio”.

Na prática, o anunciante só paga quando há interação do visitante com o seu link patrocinado. Isso significa dizer que o anunciante deve monitorar constantemente a campanha e pode retirá-la do ar quando ela atingir o orçamento programado ou o volume de interações desejado. O contrário também é verdadeiro: o anúncio pode sair do ar antes do previsto caso não esteja rendendo o retorno esperado.

O Google Adwords é uma ferramenta interessante para ser usada em complemento à outras estratégias, como as técnicas de SEO. Dessa maneira, a empresa terá muito mais chances de conseguir tráfego qualificado.

Motivos para usar o Google Adwords

Uma das coisas mais legais sobre o Adwords é que ele é democrático. Tanto grandes quanto pequenas empresas podem usar a plataforma e traçar estratégias para o crescimento de seus negócios. Outras vantagens são:

  • Segmentação: se antes da publicidade online o anunciante não tinha total controle sobre para quem seu anúncio estava sendo exibido (mesmo que ele tivesse um público-alvo em mente), graças à ferramentas como o Google Adwords a segmentação é possível e fácil. Como a plataforma trabalha à partir de palavras-chave, o que aparece para o usuário é resultado de uma pesquisa dele, ou seja, o anunciante estará dando ao público aquilo que ele procura. Além disso, a plataforma permite que o anúncio seja configurado para pesquisas em uma região específica, o que beneficia negócios locais.
  • Mensuração: o Google Adwords fornece uma gama de dados sobre os resultados da campanha – sejam eles bons ou ruins. Com esses dados em mãos, o anunciante poderá configurar anúncios cada vez mais certeiros e focados no que seu público procura.
  • Retorno garantido: o Google Adwords só exibe os anúncios para o público que procurou pelas palavras-chave em questão e só cobra pelos cliques obtidos. Isso significa que os índices de Retorno sobre Investimento (ROI) da empresa anunciante são garantidos. Mesmo que a campanha não atinja a quantidade de cliques estipulada, o anunciante sabe que todos os usuários atingidos estavam em busca de algo relacionado à palavra-chave estipulada, ou seja, são leads em potencial.
  • Rapidez: O Adwords traz resultados rápidos, diferente do SEO e das buscas orgânicas. Embora as duas estratégias devam ser usadas juntas, o Google Adwords pode ser muito útil para uma campanha sazonal, por exemplo, ou para o lançamento de algum produto/serviço – situações onde chamar a atenção do público de maneira rápida pode ser mais importante do que tentar atrair cliques orgânicos (o que é um processo demorado).
  • Controle de orçamento: quem configura e coloca uma campanha do Adwords no ar deve estar monitorando constantemente ela. Dessa maneira, se a campanha foi configurada com a palavra-chance correta, foco no público-alvo e segmentação geográfica bem pensada, as chances de sucesso são altíssimas. Quando isso acontece, o anunciante pode retirar a campanha do ar quando ela atinge o orçamento desejado ou pode aplicar mais investimento na campanha – tudo depende das estratégias da empresa. O Adwords é altamente flexível quando o assunto é controlar o orçamento da campanha.

Se destacar da concorrência: milhões de empresas estão na internet neste momento tentando atrair clientes, muitas delas possivelmente oferecem o mesmo serviço que sua empresa. Usar o Google Adwords para chegar primeiro aos seus clientes em potencial pode ser uma poderosa ferramenta para se destacar na multidão e vencer a concorrência.

Construção de marca: se sua empresa ainda não tem uma marca forte no mercado, o Adwords pode ser muito útil para ajudar nessa construção. Mas para que ele surta efeito em destacar sua marca, você precisa ter confiança de que o serviço/produto que oferece é de qualidade. De nada adianta investir numa campanha online e atrair diversos clientes se o serviço/produto deixa a desejar e os clientes não voltam a fechar negócio.

Assim como qualquer ferramenta de Marketing online, o Google Adwords deve ser usado em conjunto com uma série de estratégias da empresa. A ferramenta do Google ajudará sua empresa na busca pelos clientes ideais, mas isso é apenas o primeiro passo. A captação de leads e possíveis leads é a ponta do iceberg, o primeiro passo de uma série de outras estratégias que podem ser aplicadas visando tornar a sua empresa um sucesso de vendas online. Para conhecer todas elas e aplicá-las corretamente à seu negócio, conte com a ajuda de uma agência de marketing digital.

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