Investir no marketing de uma clínica médica é uma das formas de conquistar a atenção do público e atrair mais pacientes.
Isso depende das estratégias e ações colocadas em prática, como a escolha dos canais de divulgação das informações e a forma como a clínica se posiciona.
Todos esses aspectos exigem um plano de marketing, e o marketing digital é fundamental para captar leads, conquistar e fidelizar pacientes e fortalecer a marca para que eles se tornem uma autoridade em saúde.
Porém, o conhecido boca a boca ainda é uma estratégia importante. Ele funciona muito bem em todos os setores, até mesmo em uma empresa de carga e descarga, e no setor médico não seria diferente.
O marketing digital é a melhor maneira de realizar essa tarefa nos dias de hoje, mas as formas tradicionais de publicidade nunca devem ser esquecidas. Eles ainda podem trabalhar quando ingressarem na nova era digital.
O marketing de uma clínica médica vale a pena se o objetivo é chamar a atenção e construir uma imagem sólida junto ao público, dando-lhe confiança quando precisa de algo relacionado à saúde.
Além de conquistar novos pacientes, o marketing pode consolidar a confiança e a fidelidade de quem já conhece a clínica, criando um sentimento de pertencimento e identificação entre pacientes, assim como em clientes de assistência técnica samsung.
Através de um excelente marketing, a clínica facilita a comunicação com os pacientes e constrói uma relação de confiança.
Índice
O marketing digital é de suma importância na área da saúde. Diversas clínicas e consultórios têm investido nessa estratégia criando conteúdo, comunicando nas redes sociais e participando de campanhas no Google para atrair mais pacientes.
Hoje, as pessoas estão cada vez mais conectadas, e muitas delas já utilizam o Google Maps para localizar serviços etiquetadoras automáticas, e o mesmo vale para pesquisar serviços médicos ou pesquisam nas redes sociais avaliações clínicas ou consultórios.
As estratégias de marketing digital têm um potencial enorme. Quando bem planejadas, podem levar a uma posição de referência para qualquer tipo de negócio que queira se destacar independentemente do nicho, até mesmo uma barraquinha de crepe consegue.
Portanto, é vital aumentar a eficiência das consultas no consultório, encontrando a pessoa certa no momento mais oportuno.
Além disso, o marketing digital para clínicas médicas também é significativo porque pode ser utilizado de forma educativa, isto é, no sentido de informar a população sobre diversas doenças, como evitá-las e preveni-las.
Isso funciona da mesma maneira que uma empresa de decoração em realizar móveis projetados para cozinha pequena usa conseguir mais clientes e no marketing médico também funciona muito bem.
O marketing digital promove o profissionalismo dos profissionais de saúde, atrai pacientes para seus serviços ou oferece, por exemplo, um procedimento cirúrgico ou um exame. Como resultado, essas estratégias têm atraído a atenção de novos pacientes.
Então, é importante que os médicos façam isso com as fabricantes de porta de correr colorida e trabalhem tanto o marketing pessoal quanto o marketing das clínicas. Só assim conseguirão pacientes de forma mais consistente.
O primeiro passo é entender o público. Seus interesses vão ditar as estratégias de marketing de uma clínica.
É possível atrair novos pacientes identificando as personas. Esse é o perfil ideal dos pacientes, ficará mais fácil identificar tudo o que o público deseja, não apenas em uma oferta, mas na forma como ela ocorre. Para isso ocorrer, é preciso:
Essas características devem ser observadas e avaliadas, e esse conhecimento permitirá que a clínica planeje a forma de comunicação, os recursos visuais utilizados no site e o conteúdo informativo, que atrairá mais pacientes.
É vital lembrar o que é realmente popular, o que as pessoas mais gostam e quais são suas necessidades reais, afinal quem pesquisa na internet por espelho banheiro sob medida, com certeza em algum momento procura serviços médicos mais em conta.
Essas identificações, materiais de divulgação e anúncios podem ser criados, o que chamará a atenção da clínica. O marketing de clínicas é uma ferramenta poderosa para os médicos alcançarem seus objetivos profissionais.
A promoção de serviços atrai novos pacientes, o que aumenta o faturamento da clínica, como é o caso de uma loja de móveis planejados que oferece biombo escritório, por exemplo,e divulga os serviços na internet, isso atrai mais clientes em potencial.
A publicidade em medicamentos é regida pelo Código de Ética e a Resolução CFM nº 1.974/2011 estabelece normas nesse sentido.
Como resultado, a divulgação das informações da clínica deve aderir a padrões éticos, médicos e profissionais de saúde.
O Manual de Propaganda Médica é outro documento que deve ser consultado para definir estratégias de propaganda. Mas de modo geral, é possível seguir algumas dicas para começar a divulgar os serviços médicos. Essas são:
É crucial que uma conta do Google Meu Negócio seja criada para qualquer empresa física. Registrar, e configurar uma conta neste serviço do Google ajudará a clínica a aparecer na primeira página das pesquisas orgânicas do Google.
A partir daí basta focar em bons atendimentos e incentivar os pacientes a deixarem suas avaliações na conta para aumentar a relevância para o algoritmo e assim continuar aparecendo no topo das pesquisas.
A qualidade da assistência médica é o principal fator que aumentará a competitividade no mercado. Os pacientes satisfeitos falarão sobre a clínica, por isso, é importante estar com as melhores tecnologias disponíveis.
Por isso, sempre que possível, é importante que os médicos discutam os serviços que a clínica oferece, discutam sua reputação, descrevam suas habilidades e a tecnologia inovadora empregada em suas práticas.
Concentrar-se em software projetado especificamente para consultórios e clínicas médicas, é parte fundamental, pois softwares excelentes e interativos são uma das maneiras mais eficazes de promover uma marca com eficiência.
A satisfação do paciente é essencial para atrair novos pacientes para uma instalação médica ou consultório médico de qualquer especialidade.
A satisfação do cliente depende do máximo cuidado em todas as etapas do processo: antes, durante e após o tratamento. Todos os aspectos da jornada do paciente devem ser considerados cuidadosamente.
O marketing que utiliza conteúdo é uma nova tendência que está se tornando mais popular ao longo do tempo, normalmente é o carro-chefe das empresas em um futuro próximo.
Os visitantes do site podem vir por meio de anúncios ou por meio da otimização do mecanismo de pesquisa, dessa forma, as clínicas e médicos precisam investir na criação de conteúdo relevante para atrair potenciais clientes curiosos e converterem a longo prazo.
Afinal, é muito comum que as pessoas pesquisem sintomas, dores e outros casos na internet antes de procurar de fato um especialista, então a produção de conteúdo sobre assuntos mais pesquisados é uma boa forma de conseguir novos pacientes.
Mais um recurso tecnológico pode auxiliá-lo na retenção de pacientes e na atração de novos para um consultório. Isso é feito desenvolvendo um e-mail padronizado que é enviado no dia seguinte ao agendamento.
Pode ser agradecendo pela confiança depositada no consultório e especialista, e no fim do e-mail, é bom deixar o chamado CTA (call to action ou chamada para ação) pedindo que o paciente deixe uma avaliação e comentários sobre a experiência com a clínica médica.
Os pacientes devem participar das redes sociais para avaliar os serviços e atendimentos prestados por uma clínica ou consultório médico.
Os perfis nas redes sociais são eficazes e facilitam a comunicação com o público, além de promover interação e engajamento e servir como uma medida de como essa interação é construída.
Cada rede social deve ter uma estratégia única, pois cada uma tem um perfil e uma oferta diferente. A estratégia de marketing da clínica deve considerar quais redes sociais são mais adequadas para suas propostas.
Com isso, o marketing de clínicas médicas é de suma importância na área médica atualmente. O marketing digital permite que clínicas e consultórios atraiam novos pacientes e também mantenham os pacientes existentes em suas listas de contatos.
Basta implementar algumas das dicas citadas e com certeza os médicos já poderão ver resultados positivos na atração de novos pacientes e uma construção positiva da marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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