5 erros comuns cometidos pelo marketing médico!

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As estratégias de marketing são táticas à que aderem cada vez mais todos os nichos do mercado independentemente do seu segmento de atuação. Uma dessas estratégias é conhecida como o marketing médico.

O marketing consiste em um conjunto de atos planejados que uma empresa concebe a fim de se comunicar com o seu público e, também, a fim de maximizar as suas vendas e alcançar um público maior e mais plural.

Em casos como o marketing médico, o principal ponto é saber alinhar a expectativa que o paciente possui envolvendo os atendimentos do profissional a outras experiências obtidas anteriormente e ir além das propagandas tradicionais. 

Já que, por se tratar da área da saúde, os planejamentos são distintos de uma empresa especializada em limpeza de vidros, por exemplo, o marketing médico é constituído de um viés que destaca o diferencial que os serviços oferecerão aos pacientes. 

De modo que, a experiência que terão, será o que poderá garantir uma maior fidelização para a clínica ou consultório fazendo com que a divulgação a amigos ou a familiares ocorra de uma forma mais naturalizada. 

Portanto, se há o desejo de investir nesse formato, é fundamental que a empresa compreenda os encargos e benefícios que essas ações irão trazer e, igualmente, os erros mais cometidos para que possa evitá-los. 

Caso sejam bem compreendidos e apreendidos os ônus e os bônus dessa tática, o consultório, clínica e/ou hospital podem se tornar uma referência dentro da área de atuação, angariar novos pacientes e fidelizar os mais antigos clientes.

 

Por que investir no Marketing Médico?

Tanto uma empresa portaria virtual como um consultório médico podem encontrar porquês de investir nas táticas de marketing devido à oportunidade que estas proporcionam personalizadamente aos negócios.

Em se tratando de saúde, grande parte dos usuários acabam recorrendo à plataforma de busca para encontrar aquilo que desejam e, por conta dessa busca, a área da saúde observou que o marketing também poderia ser acoplado às suas táticas de divulgação.

Isso gera benefícios também aos profissionais, especialmente nos acessos novos que são oferecidos para as clínicas ou consultórios. Por isso, pode-se pontuar que o marketing médico proporciona:

  • Atração de novos pacientes;
  • Melhores experiências;
  • Bom custo-benefício;
  • Capacidade de se tornar referência dentro do área;
  • Fidelização;
  • Conteúdos educativos.

Atrair novos clientes é um dos pontos que leva muitos fabricantes de uniforme social para recepcionista, por exemplo, a aderir o marketing e, dentro do segmento de saúde, as chances de pacientes serem mais atraídos aumenta em boa porcentagem. 

Algo que é ainda mais intensificado quando a empresa tem uma clínica ou blog. Estes são dois dos responsáveis inextricáveis de um sucesso financeiro aliado a uma presença digital.

Eles podem garantir uma melhor experiência ao cliente de modo que ele se sinta mais contemplado e bem atendido pelo negócio, além de, igual maneira, ter uma experiência mais imersiva.

O custo-benefício que o marketing oferece é um dos motivos que o levam a ser realizado, já que se torna um investimento, envolvendo capital em boa parte dos casos, os quais trarão retornos com pacientes e, até mesmo, uma expansão pela divulgação natural que ocorre. 

Com um bom marketing digital, é possível que os negócios que estão iniciando dentro do mercado, tanto de banner de parede personalizado como na área da saúde, tenham a oportunidade de ganhar uma credibilidade pelas possíveis estratégias.

As quais não necessitam de um capital em larga escala para serem elaboradas ou monitoradas, algo positivo ao empreendimento que busca se estabilizar, mas que ainda não pode ter grandes gastos. 

Esse conjunto de ações, por seu turno, concebe ao negócio que o emprega a possibilidade de se tornar uma referência no nicho de atuação a que atendem; o qual é, nesse caso, o da saúde.

Fazendo com que a fidelização ocorra pela demonstração de segurança e relevância que a clínica ou consultório possuem e, igualmente, fazendo com que os objetivos e metas que foram traçadas sejam alcançadas mais rapidamente.

Outro ponto que torna o marketing passível uma ferramenta vantajosa e passível de ser frutuosamente utilizada é o seu foco precisado em conteúdos que são relevantes ao público-alvo e ao cliente potencial. 

Eles permitem aos negócios de saúde fincarem seus pés no mercado mais agilmente.

Os conteúdos podem ser de diferentes modos, desde conteúdos escritos, mídias audiovisuais ou, ainda, e-books ou outros conteúdos mais imersivos no segmento de atuação do negócio.

Não apenas para os que são pacientes e realizam aplicação de enzimas para estrias, mas também para os que possuem curiosidade ou desejam obter maiores conhecimentos sobre o assunto. 

Portanto, a importância e as vantagens que o marketing proporciona possibilita novos horizontes de resultados ao negócio fazendo com que haja, por sua parte, uma maior estabilidade dentro do mercado de atuação. 

 

Os principais erros cometidos no Marketing Médico

Em algumas estratégias de marketing, seja de uma empresa que realiza decoração em sala pequena planejada, seja uma clínica ou consultório médico, alguns erros que são cometidos podem acabar interferindo largamente no resultado desejado. 

Principalmente o segmento da saúde, o qual, diferente dos demais, não pode se submeter a alguns erros de mercado devido aos postulados austeros que tem o seu Código de Ética. 

Uma vez que o respeito estrito à ética médica não seja feito, o negócio de saúde pode incorrer em atos perigosos que envolvem mesmo vedações legais. 

Essas não as únicas falhas que impedem um consultório de, por exemplo, performar mal o seu marketing médico e, entretanto, ela é a primeira que se segue na lista, pois é a principal:

Não conhecer o Código de Ética

O Código de Ética Médica é um ponto muito importante para uma clínica ou consultório profissional ter o conhecimento antes de fazer determinadas práticas, já que são eles que regem as atividades dos profissionais. 

As condições de propaganda médica são distintas de uma empresa que fabrica móveis consultório psicologia, por exemplo, porque podem acabar gerando infrações consideradas graves caso sejam quebradas. 

Sensacionalismo ou informações falsas sobre algum assunto do campo ou sobre o profissional em si são exemplos do que não deve ser realizado de acordo com o código, que também protege pacientes, especialmente se expuserem a sua imagem.

Por isso, conhecer e saber bem o que pode ser feito como marketing de acordo com o Código de Ética é fundamental para não haver problemas. 

Não ter site funcional

Ter um site funcional é fundamental tanto para uma empresa que fabrica armário de parede para escritório, como, também, para um consultório médico.

Isso porque, nesse formato de site, é possível que informações mais detalhadas possam ser feitas envolvendo os serviços prestados pelo médico de modo que, por meio dele, é possível agendar consultas se houver a configuração bem-feita.

Não valorizar a experiência do paciente

Não valorizar a experiência que o paciente teve ao usar os serviços da clínica ou consultório pode ser visto como uma forma de erro dentro do marketing médico, especialmente porque essa falta de atenção faz com que não haja fidelização. 

Mesmo em se tratando da área médica, é fundamental que os pacientes estejam bem acolhidos e tenham uma boa experiência para que, dessa forma, as chances de recomendar o local para amigos e familiares cresçam em grandes percentuais. 

Focar somente nas redes sociais

Embora as redes sociais seja um dos pontos mais usados dentro do mercado para ganhar destaque, e até mesmo tenha estratégias de marketing voltadas para estas plataformas, é essencial que o foco não se concentre somente nelas. 

Ainda que possam ser usadas como um auxílio, o segmento de medicina, quando vai criar estratégias para ter visibilidade, deve contar com um site para que a seriedade do negócio seja algo que demonstre confiança aos pacientes. 

Visto que, pelas redes, há uma certa delimitação do que pode ou não ser falado ou feito, seja pelo tempo de algum conteúdo audiovisual, seja pelo limite de caracteres.

O site, por outro lado, pode ser melhor aproveitado em virtude da ausência de traços limitantes que prejudicam a qualidade do conteúdo.

E, também, por meio de um site, é possível que se ganhe destaque ao unir estratégias como SEO (Search Engine Optimization), que otimiza os motores de busca e permite que o site seja encontrado dentro de uma plataforma de busca.

Fazer autopromoção

Fazer uma autopromoção em se denominando como “o melhor” do segmento de atuação médica é um dos erros que pode gerar empecilhos, por isso é fundamental que seja evitado. 

Promover o que a clínica ou consultório pode realizar para o paciente é uma forma de fazer uma promoção de um modo mais assertivo dentro desse segmento, por isso ela deve ser priorizada. 

 

Considerações finais 

O marketing é um conjunto de táticas que oferece diferentes oportunidades aos empreendimentos, porque são por meio das suas ações e estratégias que um negócio pode obter destaque no seu segmento de atuação.

No caso do marketing médico, as chances de fazer com que os pacientes se fidelizem a um negócio são ainda maiores com os conteúdos relevantes que a clínica ou consultório pode criar.

Portanto, é fundamental que a clínica ou consultório saiba estruturar bem as estratégias de marketing digital a favor do seu negócio de modo a se proporcionar os resultados sempre positivos

E, também, ter o conhecimento dos erros mais comuns é algo que contribui para que não haja empecilhos envolvendo o Código de Ética, algo fundamental que deve ser seguido dentro da profissão médica.

Com os conhecimentos certos, é possível que qualquer empreendimento médico se torne referência do segmento específico de saúde que atua.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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