Storytelling: qual sua relação com estratégias eficazes de marketing?

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Na Internet, para se conectar com o público, é preciso estar em conformidade com seu código e linguagem. O que torna o storytelling uma das formas mais eficazes de marketing digital no momento.

Uma tarefa aparentemente simples, mas sem uma análise aprofundada da situação, tem feito com que muitas empresas falhem em suas estratégias de marketing.

A Internet é feita de pessoas, e para ter sucesso é preciso humanizar sua comunicação da forma correta e é justamente utilizando técnicas que contam histórias envolventes que as empresas terão mais sucesso em seu marketing.

Quando uma loja de persianas faz uso de técnicas de storytelling, acaba por gerar mais oportunidades de vender seus produtos através da Internet, já que a mesma possibilita atingir públicos muito maiores do que métodos de marketing tradicionais.

Para aprofundar sobre o assunto e entender como beneficiar uma marca através do uso da comunicação empática do storytelling, este artigo abordará sua definição e como aplicá-la da forma correta.

 

Saiba em que consiste o storytelling

As histórias são parte de toda a história humana, é através delas que as pessoas podem comunicar-se e desenvolver-se por meio dos conhecimentos passados de geração para geração.

Porém, antes de contar uma história, é crucial determinar os elementos básicos de linguagem, estilo e método de fazer isso da forma correta.

Ao dominar essas habilidades uma empresa refrigeração aumentará ainda mais suas chances de entreter e envolver seu público com o conteúdo produzido e assim conseguir se destacar da concorrência para ter melhores resultados.

Com isso, o storytelling surgiu como uma técnica de contar histórias de maneira coesa, onde elas tem começo, meio e fim. A narrativa é proposta para envolver o público e manter sua atenção até o final.

Ela também precisa ser memorável, ficar na memória por muito tempo de forma significativa para que cative genuinamente o público-alvo e dessa forma, crie mais chances para a marca ter engajamento, vendas e outros benefícios.

Por todas estas razões, o storytelling é uma estratégia muito comum em campanhas de marketing e publicidade de empresas que trabalham com transporte de cargas para pessoa física, embora não se limite somente a este segmento.

Utilizando uma técnica para prender a atenção do público, os responsáveis ​​pela técnica têm a missão de criar e comunicar uma mensagem de forma que tenha impacto nos consumidores. Ela pode conter elementos como:

  • Ambiente;
  • Personagem;
  • Conflito;
  • Mensagem.

O uso de cada técnica irá gerar conflitos em torno dos personagens, que também é um dos elementos que mais atraem a atenção do leitor, por isso deve ser bem refinada para despertar emoções.

Com o aumento do número de usuários de redes sociais e a crescente popularidade da Internet em ambientes sociais, a prática de contar histórias finalmente se aprofundou devido ao uso das mídias.

Dessa forma, como uma letra caixa com led interno acaba por fazer com que o projeto se destaque mais à noite através da iluminação, as marcas se tornam mais visíveis e memoráveis quando as empresas usam as técnicas de storytelling.

Além disso, existem diversas outras vantagens que podem beneficiar qualquer tipo de negócio, independente de seu segmento de atuação. Alguns desses benefícios serão vistos a seguir.

 

Vantagens de utilizar o storytelling

Como é um recurso que ajuda as empresas de cordão para credencial personalizado e muitas outras a vender e adquirir leads, o storytelling acaba por ser uma vantagem extraordinária para qualquer organização que o utiliza.

Um desses pontos fortes gira em torno da proximidade e grande apelo ao emocional que, em última análise, se constrói entre empresas e consumidores, mesmo em um formato B2B, Business-to-Business, que ocorre entre as empresas.

Alguns problemas internos, dificuldades superadas e até objetivos finais acabam se tornando a base para storytelling que engaja os consumidores e os engaja direta ou indiretamente com a estratégia, principalmente quando utilizada nas redes sociais.

Isso permite novas interações como comentários, mensagens privadas, curtidas e até mesmo compartilhamento na linha do tempo.

À medida que a demanda do consumidor aumenta, principalmente em termos de valor agregado do que consome, seja um produto ou um serviço, o storytelling acabará agregando valor às atividades que serão realizadas, atraindo assim esses públicos-alvo.

Um outro grande benefício do storytelling são as inovações de publicidade que ele permite, de forma que uma fabricante de calendário personalizado empresa possa se diferenciar entre os concorrentes do seu mercado.

Por fim, essa estratégia de marketing permite ser colocada em prática de forma muito rápida e que já causa um impacto positivo nos resultados logo no início. Portanto, é interessante usar as técnicas de contar histórias envolventes para se destacar.

 

Por que o storytelling é importante no marketing?

Quando se trata de comunicação, é preciso saber como prender a atenção do público que está ouvindo. Para isso, existem diversas formas de conseguir cativar o interesse e ter certeza de que a mensagem que se deseja passar está sendo ouvida.

A maneira mais rápida e simples disso é contando uma história. Através de um conto bem estruturado, é possível criar uma aproximação com o público de forma que seja possível divulgar um produto ou serviço de forma muito genuína.

É esse o objetivo do storytelling, que é muito utilizado no marketing, principalmente no digital, para criar laços fortes com os consumidores de uma marca a ponto de torná-los fãs, defensores e até embaixadores da marca.

Até mesmo uma companhia de câmera de rua é capaz de usar as técnicas de storytelling para associar seu produto ou serviço com uma história cativante que faça com que o público deseje ter aquilo que está sendo ofertado.

Quando somado a outras estratégias de marketing, contar histórias pode ser o trunfo de uma empresa quando o assunto é vender e fortalecer a percepção de seu negócio.

Além de serem mais propensas a atrair a atenção, as campanhas de marketing com boa narrativa criam memórias que podem aproximar as marcas dos consumidores, criando relacionamentos que vão além das simples transações de compra e venda.

 

Como construir um storytelling para a marca

Criar um bom storytelling pode ser uma tarefa complicada quando não se sabe por onde começar, e muitas marcas acabam perdendo muito tempo e recursos tentando vender algo de forma “invasiva” para seu público.

Por isso, contar com alguns passos simples para iniciar a construir uma comunicação adequada com o público é essencial. Alguns desses pontos são:.

Definir uma mensagem a ser transmitida

De um modo geral, contar histórias consiste em quatro elementos básicos: informação, cenário, personagens e conflito. A mensagem é a ideia que se deseja transmitir ao público de sua história.

É essa mensagem que vai diferenciar uma narrativa e impactar positivamente os clientes. Portanto, esse aspecto deve ser definido para que o storytelling seja eficaz e atinja os objetivos traçados.

O ideal é que as informações reflitam os valores e o propósito do negócio. Como resultado, os clientes poderão identificar as histórias que estão sendo contadas e se conectar com a marca.

Procure entender o que o público-alvo deseja

Um contador de histórias precisa entender os desejos e necessidades do público para se relacionar com eles. Que valores e necessidades o público tem, que tipo de conteúdo o público consome e o que desejam, são boas formas de iniciar.

Saber quais mídias e formatos usar nas narrativas da sua marca ajudará a identificar as melhores maneiras de capturar a atenção e a intriga do consumidor.

Ferramentas como o mapa de persona e empatia podem ajudá-lo a entender melhor a personalidade e os comportamentos do seu público. Isso ocorre porque eles fornecem informações sobre um escopo maior de informações do que apenas observações pessoais.

Conte a história da marca

Compreender a história por trás do negócio é fundamental para se conectar com o público. Faça como uma companhia de tecnologia que desenvolve robôs delivery e encontre inspiração para contar a história; explorar as motivações, objetivos e grandes eventos.

Para criar um forte vínculo emocional com os clientes e tornar a marca mais relacionável, inclua elementos da história, como lutas com conflitos e superá-los. Isso também mostra os principais elementos da narrativa e ajuda a consolidar a ideia na mente das pessoas.

Uma empresa pode contar sua história de várias maneiras. Eles podem usar texto para apresentar sua empresa, vídeos institucionais narrados pelos fundadores da empresa e postagens nas redes sociais.

Use a emoção do público a favor da história

Fornecer estruturas narrativas convincentes ajuda o público a se conectar uns com os outros. As técnicas de narrativa emocional ajudam a construir um vínculo mais próximo com o público e aumentar sua conexão emocional.

Para se conectar melhor com os consumidores, não use uma abordagem de vendas tradicional. Tente inventar histórias com as quais a maioria das pessoas possa se identificar.

Fornecer um desafio ou conflito em uma história é necessário para envolver o público e incentivá-lo a se colocar dentro da narrativa.

 

Considerações finais

Como dito ao longo do artigo, contar histórias é uma das formas mais antigas de comunicação e que ainda é muito popular hoje.

As histórias podem ser divertidas, educativas e até emocionantes. Dessa forma, utilizar as técnicas de storytelling pode ser a melhor forma de uma empresa se destacar, então comece seguindo os passos citados e gere mais valor para sua marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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