SEO para landing pages é uma importante estratégia para otimizar as páginas de conversão, mas é importante saber usar esse recurso do jeito certo para obter os melhores benefícios.
Não é possível falar sobre marketing digital sem considerar as metas que os negócios pretendem alcançar. Todos os profissionais da área precisam focar em resultados que trazem mais oportunidades de negócios para a corporação.
As landing pages, ou páginas de captura, como também são conhecidas, são fundamentais para o marketing de conteúdo, e é por meio delas que a marca consegue capturar dados de seus potenciais clientes.
Mas para que ela consiga atrair um bom número de usuários, é fundamental aplicar as estratégias de SEO, visto que elas otimizam o conteúdo da página para que ela fique bem posicionada nos resultados de pesquisa.
Usar suas práticas é a melhor forma de criar páginas de captura com bom desempenho e que sejam encontradas de maneira orgânica pelos usuários.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, leia sobre o conceito de landing page, o que é SEO, o que são as otimizações para landing page, por que investir nessa estratégia e como colocá-la em prática.
Índice
Landing page é uma página que ajuda a capturar informações de um visitante, por meio de um formulário. Quando o usuário chega até a landing page, é direcionado para o fluxo de nutrição.
Ele ocorre por meio do envio de e-mail, tendo como propósito engajar os contatos e despertar o interesse pelas ofertas da marca.
SEO é uma sigla em inglês para Search Engine Optimization, um conjunto de ações que são aplicadas nas páginas para melhorá-la e garantir que tenham um bom posicionamento nos resultados de pesquisa.
Para uma loja de persiana, essa ação é fundamental para aumentar sua visibilidade na internet, atrair mais visitantes para o site e aumentar as chances de conquistar clientes.
Quando um site é otimizado pelas estratégias de SEO do jeito certo, consegue alcançar as primeiras posições nos resultados de pesquisa do Google e em outros buscadores.
Alcançar esse propósito é fundamental porque 90% das pessoas clicam nos 3 primeiros resultados que aparecem na primeira página.
São ações que trazem melhorias, por meio do uso de palavras-chave vinculadas à página, aumentando assim as visitas e conversões.
O SEO é o recurso que aumenta o tráfego qualificado, potencializa as conversões nas páginas e promove status de autoridade sobre determinado assunto.
Independentemente de qual seja o objetivo da empresa, seu contato com as pessoas começa a partir do momento em que elas pesquisam informações na internet e encontra links do negócio nos resultados de pesquisa.
As landing pages que são elaboradas por meio de estratégias de SEO são otimizadas para que apareçam bem posicionadas nos mecanismos de pesquisa.
No caso de uma página de captura elaborada por uma empresa de rastreador veicular, ela se torna mais atraente para os algoritmos e aparecem entre os primeiros resultados.
Uma das principais características das landing pages é que elas são curtas, o que faz com que algumas pessoas considerem desnecessário otimizá-las.
É muito comum ver as páginas de captura sendo divulgadas por meio de mídia paga para alcançar seu objetivo rapidamente, e embora essa estratégia faça sentido, não é o melhor caminho.
As campanhas podem trazer resultados rapidamente, mas estar presente nos resultados de maneira orgânica é a melhor forma de continuar gerando leads, mesmo quando as campanhas terminam, por conta do SEO.
Os motivos para investir em SEO para landing pages são os mesmos para qualquer outra página. Em primeiro lugar, é por meio dessas ações que a página de captura vai aparecer bem posicionada no Google.
O site de um fabricante de talheres descartáveis ecológicos estará mais visível para o buscador, e conquistar um posicionamento privilegiado aumenta a quantidade de acessos, o que ajuda a melhorar as conversões.
Mesmo que o propósito dessa ação seja capturar informações sobre os leads, investir em SEO na landing page não deixa de ser uma maneira de tornar o negócio uma referência naquilo que faz.
Os motores de busca estabelecem algumas métricas para determinar a autoridade de um site em relação ao segmento abordado por ele. O consumidor moderno busca conteúdos relevantes e que possam solucionar seus problemas.
Isso tem tudo a ver com a landing page porque essa página oferece uma moeda de troca para obter dados dos visitantes, o que costuma ser um material de qualidade sobre assuntos de interesse dos leads, tais como:
Se uma empresa de plano de manutenção preventiva ar condicionado mostra toda a sua relevância por meio de uma simples página de conversão, consegue conquistar a confiança dos visitantes e se tornar uma referência.
Para aproveitar todos os benefícios que a estratégia oferece, é muito importante saber aplicá-la. Para isso, é necessário trabalhar o seguinte passo a passo:
A palavra-chave usada dentro da página de conversão é a primeira coisa que precisa ser pensada, e esse planejamento envolve a etapa em que a persona se encontra dentro do funil de vendas.
Se é alguém que está no topo ou no meio do funil, a página precisa oferecer materiais com dicas que ajudam a resolver algum problema.
Agora, se ela estiver direcionada para leads qualificados no fundo do funil, eles já estão interessados em saber um pouco mais sobre a oferta, por isso, uma empresa de monitoramento residencial comercial deve falar sobre serviço, preço, desconto, entre outros.
Independentemente de qual seja a etapa, o ideal é evitar palavras muito genéricas, como as head tail, visto que o negócio vai ter que disputar espaço com outros conteúdos mais aprofundados.
Conteúdo de qualidade é primordial e está diretamente relacionado com uma boa página de conversão. Mais do que produzir um excelente texto, ele precisa estar de acordo com os algoritmos dos buscadores.
Usar as palavras-chave certas em pontos estratégicos é muito importante, mas o foco sempre deve ser a relevância do conteúdo para a audiência, de modo que as pessoas tenham uma boa experiência ao consumi-lo.
Sabe-se que materiais com uma grande quantidade de palavras conseguem um bom ranqueamento, mas isso não se aplica às landing pages, uma vez que o excesso de texto pode prejudicar a conversão.
Se um lar temporario para idosos possui postagens no blog que falam sobre o assunto tratado na página de conversão, pode inserir um link que leve o usuário para esses conteúdos.
Link building é uma das principais estratégias de SEO, uma vez que o Google identifica que outras páginas estão apontando para ela.
Agora, se a intenção da marca é gerar conversões e cliques, é melhor fazer banners e inseri-los dentro dos posts para convidar os usuários para visitar e acessar a landing page.
A landing page precisa de uma imagem principal ou vídeo para um bom apelo de conversão. Tendo esse objetivo em mente, uma empresa de zeladoria e portaria deve investir parte do tempo na criação de páginas para a busca com conteúdo visual.
Mas antes de colocá-la no ar, é muito importante inserir um alt text que conte com a palavra-chave principal, pois isso vai ajudar muito no ranqueamento.
Os conteúdos precisam carregar rapidamente, e no caso das imagens, o melhor é comprimi-las usando ferramentas adequadas.
Cada vez mais as pessoas utilizam os dispositivos móveis para fazer pesquisas no Google, e como o objetivo do buscador é garantir a melhor experiência para os usuários, qualquer página que não seja responsiva perde posições.
Dentro do SEO, o design responsivo é imprescindível, por isso, a landing page de um fabricante de adesivos personalizados atacado deve contar com template mobile friendly.
O Google já avisou que um dos critérios para ranquear bem as páginas é o tempo de carregamento, que não deve ultrapassar 2 segundos.
Se o site demora muito para carregar, o usuário vai simplesmente procurar outra plataforma, e quando se trata de marketing digital, cada segundo é valioso para prender a atenção do visitante.
Para saber se sua página de conversão está carregando em velocidade adequada, conte com algumas ferramentas específicas. Se estiver demorando mais do que 2 segundos, é necessário fazer algumas melhorias.
Uma boa página de conversão precisa convencer o visitante a realizar uma ação específica, mas até ter acesso a ele, é necessário corresponder às expectativas dos buscadores.
O SEO para landing page ajuda justamente nesse sentido e deve fazer parte das estratégias de conversão dos negócios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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