O funil de vendas é um conjunto de passos e gatilhos que visa orientar as Personas (representações fictícias de quem é seu cliente ideal) na jornada de compras que elas percorrem em determinada organização e oferecer todo o suporte necessário. Assim, o cliente saberá exatamente quais passos deve seguir para que possa adquirir o produto ou serviço oferecido.
Um funil bem elaborado fará com que o processo seja previsível, intuitivo e escalável e tornará a tomada de decisões relativas ao planejamento e à estrutura da aquisição de clientes e de seu planejamento muito mais fácil e prática. Para colocar isso em prática, é essencial saber exatamente o que é funil de vendas.
Empresas que trabalham no ramo de Inbound Marketing, por exemplo, têm seu funil compartilhado entre as áreas de vendas e marketing e deixam cada uma delas responsável por determinadas etapas.
Índice
Na maioria das vezes, a jornada de compra representa as 4 etapas necessárias para chegar à aquisição de um produto ou serviço.
Essa jornada está presente em qualquer processo de decisão que é feito, embora fique mais nítido quando se trata de situações mais complexas.
A compra de uma roupa social para o trabalho é uma situação pela qual muitas pessoas já passaram na vida, talvez mais de uma vez. Logo, as jornadas seguintes já partirão do ponto de reconhecimento do problema, que é quando a pessoa vê que não tem uma roupa adequada para utilizar na semana que vem.
Depois dessa constatação, há um rápido processo de consideração do problema, onde a pessoa vê se realmente precisa de uma nova roupa social e se ela tem dinheiro suficiente para pagar por isso. Depois de analisados todos esses fatores, a pessoa toma a decisão se vai comprar a roupa ou não.
Além de ser uma jornada simples, não há muitos riscos ou impactos envolvidos nessa escolha. Caso a roupa não tenha ficado legal, a pessoa poderá dá-la de presente a um amigo, comprar outro modelo ou até mesmo ir até a loja e trocar por outro produto.
Mas, caso a jornada fosse mais complicada, como a escolha de um terno para um evento que pode mudar totalmente sua carreira profissional, provavelmente a tomada de decisões seria muito diferente. Ainda que se saiba qual é a função de um terno e como ele é usado, provavelmente seria necessário pesquisar quais são os tipos de terno disponíveis no mercado, quais as diferenças entre eles e qual modelo é o mais recomendado para aquela necessidade.
Basicamente, há 4 passos que são essenciais para a construção de um funil de vendas.
O CRM é uma das várias ferramentas que podem ser utilizadas em um funil de vendas de modo a torná-lo mais simples e eficiente. Seu significado é Customer Relationship Management (Gerenciamento de Relacionamento com os Clientes), processo que não depende diretamente do uso de uma ferramenta e sim de uma administração eficiente.
A implementação de uma ferramenta avançada e bem robusta não resolverá os problemas automaticamente. Para isso, é importante que os dados sejam tratados da maneira correta e por pessoas capacitadas e competentes, de modo a oferecer os melhores resultados possíveis.
Definir e compreender exatamente o que é funil de vendas é muito importante para que a aquisição de clientes seja feita da maneira certa e para que sejam traçadas estratégias que façam com que as metas sejam alcançadas. Fica evidente que a ausência de um funil de vendas eficiente e bem claro é extremamente prejudicial para um negócio, pois pode fazer com que a empresa invista muito dinheiro em ações que não sejam benéficas e até tragam prejuízos à empresa.
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